30/07/2010
Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
- desenvolver as noções de processo, duração, sequência, ordenação, simultaneidade;
- localizar, no tempo, a história do município onde os alunos estudam, para conhecer a relação da história desta cidade com a história do Brasil e seus vários municípios;
- conhecer diversas maneiras criadas pelos historiadores para periodizar a história do Brasil, e as razões de suas diferenças e semelhanças;
- caracterizar cada um dos períodos da história do Brasil: anos que compreende, governo, relações sociais de produção, organização espacial;
- localizar, na linha do tempo, o período da história do Brasil em que ocorreram diferentes acontecimentos históricos (nascimento do aluno, formação do município, do estado e da região onde ele estuda);
- perceber e calcular as distâncias temporais entre cada um dos acontecimentos marcados na linha do tempo;
- perceber as diferenças e semelhanças entre o período da história do Brasil em que o aluno nasceu e o período em que o município em estudo começou a se formar.
O encaminhamento das atividades sugeridas torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas da divisão política dos territórios (países, estados, municípios) e da localização de seu município dentro do mapa mundi e do mapa do Brasil.
Atividade 1 - Conhecendo diferentes periodizações da história do Brasil
- Solicitar, aos alunos, que pesquisem, em livros didáticos do 4º e 5º anos e em sites da Internet, linhas do tempo que representem a divisão dos diferentes períodos da história do Brasil;
Atenção: O professor deve fazer uma triagem das linhas do tempo encontradas pelos alunos, separando as que são diferentes, além de complementar as linhas encontradas com outras que existem, através de pesquisa feita pelo próprio professor em outros materiais didáticos.
Alguns exemplos de linhas do tempo e fontes de pesquisa são:
O professor pode também criar, ele próprio, uma linha do tempo que considere também o período de nossa história anterior ao da chegada dos portugueses nas terras conhecidas hoje como Brasil, em que os habitantes de nossa terra eram índios de diferentes tribos. Para construir esta linha do tempo o professor pode consultar a aula do Portal intitulada "Criando uma linha do tempo com o auxílio da TICs", do Profº Roberto Flávio Gomes de Lima da Escola Municipal Profa. Francisca de Oliveira (Natal-RN): http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236
- Instruir os alunos a observarem as diversas linhas do tempo da história do Brasil, anotando como cada uma delas registra as seguintes informações:
- Analisar, com os alunos, o que há de diferente e semelhante entre cada linha do tempo e a razão das diferenças.
Possibilidades Interpretativas:
O professor pode apontar que:
- escolher uma das linhas do tempo analisadas para utilizar nos estudos sobre a história do município onde os alunos estudam.
Atenção: Essa escolha não deve ser aleatória, mas deve pautar-se em questionamentos como:
Atividade 2 - Construindo um perfil de cada um dos períodos da história do Brasil
- Solicitar aos alunos que pesquisem com conhecidos que já cursaram todo o ensino fundamental (irmãos, pais, vizinhos, outros professores da escola em que estudam), as características básicas de cada um dos períodos da história do Brasil, conforme a linha do tempo escolhida na atividade 1:
- Organizar uma apresentação das descobertas feitas pelos alunos;
- Sintetizar, em uma tabela, as características básicas de cada período da história do Brasil, corrigindo e complementando as descobertas feitas pelos alunos.
Observação:
O professor pode auxiliar na pesquisa dos alunos, utilizando há alguns vídeos educacionais que abordam as características dos diferentes períodos da história do Brasil:
Atividade 3 - Localizando acontecimentos na linha do tempo da história do Brasil
- Propor, aos alunos, que realizem atividades que relacionem aspectos de sua história pessoal e da história do município em que estudam com os diferentes períodos da história do Brasil. Para isto, o professor pode apresentar as seguintes questões:
1) Pense no ano que você nasceu. Você nasceu em que período da História do Brasil? Quais características desta fase você percebe em seu dia a dia?
2) O nosso município começou a se formar como uma pequena vila, aproximadamente, em (inserir o ano aproximado em que o município começou a se formar). A partir destas informações, responda: em que período da história do Brasil, nosso município começou a se formar? Explique a sua resposta.
3) O município onde moramos foi fundado oficialmente no ano de (inserir o ano em que foi assinada a lei de municipalização). A partir destas informações, responda: em que período da história do Brasil, o município onde moramos foi fundado oficialmente? Explique a sua resposta.
4) O estado (inserir o nome do estado onde se localiza o município onde os alunos estudam), onde (inserir o nome do município onde os alunos estudam) está localizado, começou a se formar no século (inserir o século em que o estado começou a se formar) , a partir de (inserir o ano aproximado em que o estado começou a se formar) , quando (inserir informações básicas sobre o processo que levou a formação do estado). A partir desta informação, responda: em que período da história do Brasil, nosso estado começou a se formar? Explique a sua resposta.
5) Com base nas informações acima, desenhe uma linha do tempo marcando o início de cada período da história do Brasil e o início da formação do município em que você estuda, o ano oficial de sua fundação, e o ano em que o estado em que ele se localiza começou a se formar.
Atenção: se o professor considerar que seus alunos terão dificuldades de desenhar esta linha do tempo, ele pode entregar uma cópia da linha de tempo em branco e pedir para os alunos inserirem nela os dados acima.
6) Com base na linha do tempo que você construiu, calcule:
Atividade 4 - Contextualizando o período de nascimento dos alunos e de formação do município em que estudam
- Debater com os alunos, com base na tabela construída na atividade 3 (características básicas de cada período da história do Brasil), as diferenças e semelhanças entre o período da história do Brasil em que os alunos nasceram e o período da história do Brasil em que o município em que eles estudam começou a se formar.
- Explicar, conforme a história do município e do estado em que os alunos estudam, o processo histórico que ocasionou a distância temporal entre os acontecimentos estudados na atividade 3, procurando responder as seguintes problemáticas:
Possibilidades de trabalho interdisciplinar: As atividades sugeridas nesta aula podem ser trabalhadas em conjunto com a disciplina de Matemática, principalmente, no que se refere aos cálculos sugeridos em toda a atividade 3.
http://gephiseseba.blogspot.com texto " Trabalhando com linhas do tempo: a história de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Minas Gerais na história do Brasil ", postado em 20 de junho de 2010, referente a roteiro de atividades utilizado para desenvolver esta aula junto aos alunos e alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.
A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o processo apresentado no item "estratégias e recursos", através das atividades que eles desenvolverão individual e/ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguiram perceber as diferentes possibilidades de periodizar a história do Brasil, além de desenvolver as noções de processo, duração, sequência, ordenação, simultaneidade, localizar, no tempo, a história do município onde eles estudam e compreender a relação da história deste município com a sua história de vida e com história do Brasil.
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