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Situando a história do município no tempo: a linha do tempo da história do Brasil

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- desenvolver as noções de processo, duração, sequência, ordenação, simultaneidade;

 - localizar, no tempo, a história  do município onde os alunos estudam, para conhecer a relação da história desta cidade com a história do Brasil e seus vários municípios;

- conhecer diversas maneiras criadas pelos historiadores para periodizar a história do Brasil, e as razões de suas diferenças e semelhanças;

 - caracterizar cada um dos períodos da história do Brasil: anos que compreende, governo, relações sociais de produção, organização espacial;

- localizar, na linha do tempo, o período da história do Brasil em que ocorreram diferentes acontecimentos  históricos (nascimento do aluno, formação do município, do estado e da região onde ele estuda);

-  perceber e calcular as distâncias temporais entre cada um dos acontecimentos marcados na linha do tempo;

- perceber as diferenças e semelhanças entre o período da história do Brasil em que o aluno nasceu e o período em que o município em estudo começou a se formar.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento das atividades sugeridas torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas da divisão política dos territórios (países, estados, municípios) e da localização de seu município dentro do mapa mundi e do mapa do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Conhecendo diferentes periodizações da história do Brasil

- Solicitar, aos alunos, que pesquisem, em livros didáticos do 4º e 5º anos e em sites da Internet, linhas do tempo  que representem a divisão dos diferentes períodos da história do Brasil;

Atenção: O professor deve fazer uma triagem das linhas do tempo encontradas pelos alunos, separando as que são diferentes, além de complementar as linhas encontradas com outras que existem, através de pesquisa feita pelo próprio professor em outros materiais didáticos.

Alguns exemplos de linhas do tempo e fontes de pesquisa são:

O professor pode também criar, ele próprio,  uma linha do tempo que considere também o período de nossa história anterior ao da chegada dos portugueses nas terras conhecidas hoje como Brasil, em que os habitantes de nossa terra eram índios de diferentes tribos. Para construir esta linha do tempo o professor pode consultar a aula do Portal intitulada "Criando uma linha do tempo com o auxílio da TICs", do Profº Roberto Flávio Gomes de Lima da Escola Municipal Profa. Francisca de Oliveira (Natal-RN):  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236  

- Instruir os alunos a observarem as diversas linhas do tempo da história do Brasil, anotando como cada uma delas registra  as seguintes informações:

  • nomes dos diferentes períodos da história do Brasil;
  • ano inicial e ano final de cada um dos períodos da história do Brasil;
  • símbolos/imagens utilizados para representar cada período da história do Brasil.

- Analisar, com os alunos, o que há de diferente e semelhante entre cada linha do tempo e a razão das diferenças.

Possibilidades Interpretativas:

O professor pode apontar que:

  •  enquanto algumas periodizações consideram o período pré-colonial (1500-1530) para destacar a época em que os portugueses exploravam o pau-brasil em nossas terras sem se preocupar em ocupar o território, outras inserem este período dentro do colonial (1500-1822) integrando, em uma só fase,  as várias etapas da colonização portuguesa no Brasil; 
  • enquanto algumas periodizações nomeiam o período que engloba os anos de 1808 a 1822 de "independência" para destacar a época em que a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e elevou a colônia brasileira à categoria de Reino Unido de Portugal, outras englobam este período dentro do Brasil Colônia;
  • outras periodizações subdividem os períodos colonial, imperial e republicano em vários subperíodos para destacar as especificidades político-administrativas  de cada período de nossa história;
  •  outras periodizações, diferente das mais encontradas nos livros didáticos e em sites de internet que dividem a história do Brasil em períodos político-administrativos, dividem a história do Brasil conforme os ciclos econômicos: ciclo do pau-brasil, ciclo do açúcar, ciclo do ouro, ciclo do café, e assim por diante. Outras mesclam as duas abordagens. Por exemplo, a linha do tempo apresentada no site http://osianderschaff.blogspot.com/2010/02/vida-maria-youtube.html, divide os períodos conforme a organização política-administrativa do Brasil, mas dentro de cada um destes coloca símbolos que representam os ciclos econômicos do Brasil.
  • outras periodizações, para destacar que mesmo antes da chegada dos portugueses no Brasil, o nosso território tinha outros habitantes que também fizeram muita história, iniciam a linha do tempo com o período que denominam de "período indígena" ou algo semelhante.

- escolher uma das linhas do tempo analisadas para utilizar nos estudos sobre a história do município onde os alunos estudam.

 Atenção: Essa escolha não deve ser aleatória, mas deve pautar-se em questionamentos como:

  • consideramos importante a história construida pelos indígenas antes da chegada do portugueses nas terras que hoje conhecemos como Brasil?
  • para entendermos melhor a história de nosso município é importante colocar em destaque além da organização política-administrativa do Brasil, os seus ciclos econômicos?
  • para entendermos melhor a história de nosso município, é importante destacar o período em que o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido?
  • para entendermos melhor a história de nosso município, é importante destacar as várias fases do Brasil Império e/ou do Brasil República?

Atividade 2 - Construindo um perfil  de cada um dos períodos da história do Brasil

- Solicitar aos alunos que pesquisem com conhecidos que já cursaram todo o ensino fundamental (irmãos, pais, vizinhos, outros professores da escola em que estudam), as características básicas de cada um dos períodos da história do Brasil, conforme a linha do tempo escolhida na atividade 1:

  • ano inicial e ano final do período histórico;
  • como era governado?
  • quais produtos eram mais produzidos?
  • para que eram usados estes produtos? (subsistência ou comércio)
  • que tipo de mão-de-obra era mais utilizada?
  • onde as pessoas mais moravam: no campo ou na cidade?

- Organizar uma apresentação das descobertas feitas pelos alunos;

- Sintetizar, em uma tabela, as características básicas de cada período da história do Brasil,  corrigindo e complementando as descobertas feitas pelos alunos.

Observação:

O professor pode auxiliar na pesquisa dos alunos, utilizando há  alguns vídeos educacionais que abordam as características dos diferentes períodos da história do Brasil:

  •  COLÔNIA   (28 min.): Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864. Apresenta comentários sobre o processo de colonização do Brasil, desde o período das Grandes Navegações até à Independência do Brasil. Aborda pontos relevantes no estudo da história brasileira, como a chegada dos portugueses ao Brasil, o contato com os indígenas, primeiras formas de governo, exploração econômica, escravidão, presença dos holandeses no território, os bandeirante, a miscigenação, a mineração e a busca por metais preciosos, a Inconfidência mineira, fim do tráfico negreiro, chegada da Família Real, abertura dos portos às nações amigas e a Independência do Brasil. (Material de consulta para o professor)
  •   DORES DA COLÔNIA(12 min.):   Episódio do programa Brasil 500 anos: um Novo Mundo na TV, da TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=872. Utiliza o teatro de bonecos para falar dos primeiros anos da colonização portuguesa (1531-1549) no Brasil e seus principais acontecimentos: divisão do litoral em capitanias hereditárias, imposição da cultura européia sobre a indígena e o começo do tráfico de escravos negros.
  •  CANA DE MEL, PREÇO DE FEL   (13 mins.): Episódio do programa 500 anos: O Brasil colônia na TV, exibido pela TV Escola  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1530 . Utiliza o teatro de bonecos para falar sobre o processo de colonização brasileira no século XVI. Apresenta a importância do trabalho escravo na produção da cana-de-açúcar e a comercialização das especiarias. 
  •  IMPÉRIO (27 min.): Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=836 . Discorre sobre o Império brasileiro, desde o Primeiro Reinado com D. Pedro I, passando pela Regência e Segundo Reinado com D. Pedro II até o processo de independência brasileira. (material de consulta para o professor)
  •   O REINO DO CAFÉ I, II, III:     Episódio do programa 500 anos: O Brasil-Império na TV, apresentado pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9866;  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9868; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9871.  Por meio do teatro de bonecos, ensina sobre o ciclo do café brasileiro no século XIX. Aborda o café como grande fonte de riquezas para o Brasil. Além disso, discorre sobre os imigrantes como mão-de-obra na cultura cafeeira .
  •  O PUXA- ENCOLHE DA BORRACHA (13 min.): Episódio do Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1243. Trata sobre uso e extração da borracha no século XIX, relatando fatos como: os seringueiros na Amazônia e o êxodo da mão-de-obra nordestina para trabalhar nos seringais. Discorre sobre o comércio da borracha pelo mundo e o seu declínio no Brasil.  
  • REPÚBLICA VELHA (27 min.): Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=890. Apresenta os principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais, culturais e geográficos do Brasil na época da República Velha (1889-1930).  
  • A ERA VARGAS (20 min.): Episódio do Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, exibido pela TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=875.   Descreve a ascensão e queda do mito Getúlio Dornelles Vargas, do tenentismo ao suicídio.  
  •  NO REGIME DOS MILITARES I, II, III: Episódio do programa Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, exibido pela TV Escola, onde é apresentado o período da Ditadura Militar. Discorre sobre os Atos Institucionais, as políticas adotadas, o milagre econômico, a censura, os aspectos políticos envolvidos no período e o início da nova república. O episódio é apresentado pelo grupo de teatro de bonecos "Mão Molenga" intercalados com alguns apresentadores que explicam os pontos principais do assunto abordado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9993;   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9994;  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9995.        
  • DA NOVA REPÚBLICA AO REAL:  Episódio do programa Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, da TV Escola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=883 . Utiliza o teatro de bonecos para falar sobre a História do Brasil, após a Ditadura Militar. Discorre sobre os processos democráticos, políticos e econômicos da época, como o aumento da inflação no Governo de José Sarney. Trata sobre o processo de impeachment de Fernando Collor e a implementação do Plano Real.  
  • Mas, atenção! Muitos destes recursos têm uma linguagem pouco adequada para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, é importante que o professor faça uma análise prévia ao material, observando se ele se adequa aos nível de seus alunos ou fazendo adaptações no recurso para que suas informações históricas fiquem acessíveis às crianças.             

Atividade 3 - Localizando acontecimentos na linha do tempo da história do Brasil

 - Propor, aos alunos, que realizem atividades que relacionem aspectos de sua história pessoal e da  história do município em que estudam com os diferentes períodos da história do Brasil. Para isto, o professor pode apresentar as seguintes questões:

1)      Pense no ano que você nasceu. Você nasceu em que período da História do Brasil? Quais características desta fase você percebe em seu dia a dia?

 2)      O nosso município começou a se formar como uma pequena vila, aproximadamente, em (inserir o ano aproximado em que o  município começou a se formar). A partir destas informações, responda: em que período da história do Brasil, nosso município começou a se formar? Explique a sua resposta. 

3)       O município onde moramos foi fundado oficialmente no ano de (inserir o ano em que foi assinada a lei de municipalização). A partir destas informações, responda: em que período da história do Brasil, o município onde moramos foi fundado oficialmente? Explique a sua resposta.

4)      O estado (inserir o nome do estado onde se localiza o município onde os alunos estudam), onde (inserir o nome do município onde os alunos estudam) está localizado, começou a se formar no  século (inserir o século em que o estado começou a se formar) , a partir de (inserir o ano aproximado em que o estado começou a se formar) , quando (inserir informações básicas sobre o processo que levou a formação do estado). A partir desta informação, responda: em que período da história do Brasil, nosso estado começou a se formar? Explique a sua resposta.  

5)        Com base nas informações acima, desenhe uma linha do tempo marcando o início de cada período da história do Brasil e o início da formação do município em que você estuda, o ano oficial de sua fundação, e o ano em que  o estado em que ele se localiza começou a se formar.

Atenção: se o professor considerar que seus alunos terão dificuldades de desenhar esta linha do tempo, ele pode entregar uma cópia da linha de tempo em branco e pedir para os alunos inserirem nela os dados acima.

6)        Com base na linha do tempo que você construiu, calcule:

  •  quantos anos depois da fundação oficial de seu município você nasceu?
  • quantos anos depois do início da formação do estado em que moramos, o nosso município foi fundado oficialmente?
  • quantos anos depois do início da formação de nosso município, ele foi fundado oficialmente?

Atividade 4 - Contextualizando o período de nascimento dos alunos e de formação do município em que estudam

- Debater com os alunos, com base na tabela construída na atividade 3 (características básicas de cada período da história do Brasil), as diferenças e semelhanças entre o período da história do Brasil  em que os alunos nasceram e o período da história do Brasil em que o município em que eles estudam começou a se formar.

- Explicar, conforme a história do município e do estado em que os alunos estudam, o processo histórico que ocasionou a distância temporal entre os acontecimentos estudados na atividade 3, procurando responder as seguintes problemáticas:

  •  por que o município em que estudamos/moramos foi fundado  (inserir número de anos encontrados na questão 6 da atividade 3) anos depois que o nosso estado começou a se formar?
  • por que o município em que estudamos/moramos foi oficialmente fundado (inserir número de anos encontrados na questão 6 da atividade 3) anos depois que ele começou a se formar?

 Possibilidades de trabalho interdisciplinar: As atividades sugeridas nesta aula podem ser trabalhadas em conjunto com a disciplina de Matemática, principalmente, no que se refere aos cálculos sugeridos em toda a atividade 3.

Recursos Complementares

http://gephiseseba.blogspot.com   texto " Trabalhando com linhas do tempo: a história de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Minas Gerais na história do Brasil ", postado em 20 de junho de 2010,  referente a roteiro de atividades utilizado para desenvolver esta aula junto aos alunos e alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. 

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o processo apresentado no item "estratégias e recursos", através das atividades que eles desenvolverão individual e/ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguiram perceber as diferentes possibilidades de periodizar a história do Brasil, além de  desenvolver as noções de processo, duração, sequência, ordenação, simultaneidade,   localizar, no tempo,  a história  do município onde eles estudam e compreender  a relação da história deste município com a sua história de vida e com história do Brasil.  

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