22/06/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Esta aula fará mais sentido para as crianças se estas estiverem estudando sobre os pingüins.
1º Momento:
A professora deve iniciar esta aula perguntando se as crianças já viram filmes sobre pingüins no cinema. Ouvir as crianças e se alguma já tiver visto, perguntar que filme viu. Depois a professora deve mostrar um filme sobre estes animais e convidar as crianças para assistir.
http://www.wook.pt/ficha/a-marcha-dos-pinguins-dvd-video-/a/id/182262
http://br.cinema.yahoo.com/filme/13573/happyfeetopinguim
2º Momento:
Depois de assistirem ao filme a professora deve desencadear uma discussão sobre o enredo, os personagens, o local onde se passa o filme etc. Depois a professora solicita às crianças que representem com desenho, o filme que acabaram de assistir. Na socialização das produções as crianças expressarão seus entendimentos a respeito do filme que acabaram da assistir.
3º Momento:
De volta a sala, a professora deve propor a escrita de uma lista dos nomes dos personagens do filme. Esta é uma oportunidade para trabalhar a escrita. A professora assume o papel de escriba e coloca desafios para que as crianças avancem em suas hipóteses sobre a escrita.
4º Momento:
A professora deve trabalhar com as crianças na perspectiva de que elas compreendam que o cinema possui uma linguagem própria que associa imagem e texto, ficção e realidade e muitas outras possibilidades para prender a atenção do sujeito. A professora deve, em seguida, pedir que as crianças nomeiem cenas que consideram impossível de acontecer na realidade e discutir os motivos de suas escolhas. Depois deve sugerir que eles representem as cenas escolhidas através de gestos cênicos. A professora deve propor uma avaliação das apresentações das crianças, comparando com a linguagem do cinema, a fim de que as estas percebam que são formas de linguagem e de expressão diferentes.
Sugestão de leitura para o professor trabalhar o cinema na sala de aula:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=3KgUYhbvRKsC&oi=fnd&pg=PA7&dq=linguagem+
cinematografica&ots=inr19FSQSJ&sig=0ZrKpLr7Zq5oe8cnTsVDVCi3clU#v=onepage&q&f=false
Com esta aula a professora pode avaliar: o envolvimento das crianças ao assistirem ao filme sobre pingüins; se conseguem representar de forma plástica e nomear os personagens do filme, se conseguem identificar cenas reais e fictícias e representá-las de forma cênica.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/10/2014
Cinco estrelasmuito bom para trabalhar o poder de interpretação da criança e não só assistir só por assistir o filme