18/08/2010
Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Contar piadas ou anedotas aos colegas de turma.
- Perceber que o significado das palavras depende do contexto.
- Criar textos de humor com personagens conhecidos da turma.(Ex: Menino Maluquinho, Chico Bento, etc)
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1ª atividade:
Caixa da risada
Espalhe pela sala de aula diferentes caixas e dentro de cada uma coloque piadas ou anedotas. Cada grupo irá escolher uma caixa e ler os textos que estiverem lá dentro.
Proponha aos grupos que escolham uma piada para ser apresentada ao restante da turma. Mas, antes deverão decidir quem irá contar e ensaiar sua apresentação.
Ao final, converse com a turma sobre as apresentações e o que observaram. Registre no quadro para todos irem copiando.
Ex: Quando a piada é contada com dramatização, mudança de vozes, expressões faciais e corporais ficam mais engraçadas e fácil de entender.
2ª atividade:
Escolha uma piada para ler e trabalhar o uso de metáforas que são muito freqüentes neste tipo de texto. Havia três amigos que se chamavam Tonto, Ninguém e Nenhum.
Tonto vai e diz à polícia:
Ninguém caiu no poço e Nenhum o está ajudando.
Então a polícia lhe responde:
- Você é tonto?
- Sim, muito prazer!
http://br.guiainfantil.com/piadas-infantis.html
Peça aos alunos que leiam individualmente e depois faça a leitura em voz alta.
Lance perguntas como:
· Como se chamavam os três amigos?
· Quem pediu ajuda à polícia?
. O que aconteceu com os outros dois amigos?
· Por que a polícia não acreditou no Tonto?
A turma perceberá que o significado das palavras (tonto, ninguém e nenhum) depende do contexto da história.
Aproveite para trabalhar a escrita de textos de humor utilizando histórias em quadrinhos. Mas, antes explore a leitura das imagens e o significado dos balões presentes nas histórias.
Divida a turma, em duplas ou trios, para criarem os balões com a fala de cada personagem ou escreverem um texto em prosa. Depois cada grupo fará a leitura de sua história e os demais alunos opinarão dando sugestões para enriquecer o texto dos colegas.
http://www.meninomaluquinho.com.br/
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadas.aspx
Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças, de Paulo Tadeu, editora Matrix
Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões - Ricardo Azevedo, Porto Alegre, Editora Projeto
Avalie durante a realização das atividades, se cada aluna ou aluno:
- Leu e compreendeu o texto de humor.
- Memorizou a piada e contou para os colegas interpretando-a.
- Percebeu a diferença de significado das palavras no texto de humor.
- Colaborou com idéias e sugestões na escrita da história em quadrinhos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!