23/06/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com uma situação espacial a representação de pertinência de ponto e reta.
Identificar as características fundamentais de pertinência de ponto e reta.
Reconhecer na situação espacial e em épura a pertinência de ponto e reta.
Reconhecer na situação espacial e em épura a pertinência de ponto e reta em relação .
Resolver questões em épura de pertinência de ponto e reta.
Estudo do ponto, épura do ponto, planos de projeção.
Professor sugere-se levar a turma para o pátio da escola.
Usaremos um muro do colégio e o chão próximo ao muro.
O muro irá representar o plano vertical de projeção e o chão o plano horizontal de projeção.
No muro utilizaremos quatro placas de isopor, colocadas duas a duas e no chão a mesma quantidade e disposição.
Figura 1
Professor irá utilizar um cabo de vassoura, de preferência longo, do tipo que é utilizado para limpeza de tetos.
O cabo de vassoura vai representar uma reta. Solicite a algum aluno voluntário, que intercepte a reta, em um dos seus extremos, o plano representado no muro (plano vertical), e o outro extremo, o plano representado no chão (plano horizontal).
Figura 2
Oriente seus alunos que iremos fixar um ponto na reta.
Este ponto vai ser representado por uma bola de plástico.
Figura 3
Este ponto professor terá projeção no plano vertical (muro) e no plano horizontal (chão).
Figura 4
Poderá ser traçada as projeções da reta (cabo), conforme a figura 4.
Agora distribua folha de papel para a turma, e peça para representarem a épura da reta, com os pontos de projeção.
Junto com os alunos anuncie a propriedade de pertinência de ponto e reta,
“Todo ponto pertencente a uma reta tem projeções sobre as projeções de mesmo nome da reta”.
(B) Î (reta)
{B Î a projeção horizontal da reta}
{B’ Î a projeção vertical da reta}
Apresente a representação da épura da reta:
Atividade 1:
Professor utilize a área do muro e chão, onde representamos os planos de projeção.
Peça para a turma se organizar em grupos e faça uma dinâmica, propondo várias posições de retas e representação das épuras.
Assim os alunos fixarão a pertinência de ponto e reta.
Atividade 2:
Professor agora escolha um aluno, que representará uma reta, pegue uma bola que representará o ponto. O aluno deverá segurar a bola e outro aluno representará as projeções do menino no muro (vertical) e do chão (horizontal) com um bastão de giz.
Atividade 3:
Agora distribua folha formato A4 e solicite que a turma represente a épura (as projeções vertical e horizontal) do menino.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam Identificar com uma situação espacial a representação de pertinência de ponto e reta?
Os alunos souberam Identificar as características fundamentais de pertinência de ponto e reta?
Os alunos souberam reconhecer na situação espacial e em épura a pertinência de ponto e reta?
Os alunos demonstraram com participação reconhecer as projeções no muro (projeção vertical) e chão (projeção horizontal)?
Os alunos souberam resolver as questões em épura de pertinência de ponto e reta?
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