Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudo da Reta: Pontos Notáveis de uma reta

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a representação dos pontos notáveis de uma reta, a partir de uma situação espacial.  

Enumerar e identificar as características dos pontos notáveis de uma reta.

Realizar as operações dos traços de uma reta.

Identificar os traços da reta no bissetor ímpar e no bissetor par.

Resolver problemas sobre pontos notáveis da reta.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Projeção do ponto, planos de projeção, pontos notáveis da reta e épura de um ponto.

Estratégias e recursos da aula

Professor oriente a turma para que caminhem para o pátio do colégio.

Utilize o muro do colégio e o chão como planos de projeção.
Pegue cabo de vassoura longo, placas de isopor.
Figura 1   



Coloque o cabo como a figura1, e oriente os alunos, para observarem quando o cabo (reta) intercepta o muro (plano vertical), temos um ponto notável chamado V’ e a projeção V, se encontra logo abaixo, chamado Linha de Terra.

Agora, quando o cabo (reta) intercepta o chão (plano horizontal) temos o ponto notável H e a projeção H’, se encontra na Linha de Terra.   



Professor assim terá apresentado com esta situação espacial contextualizada, os pontos notáveis da reta.

Atividade 1:

Modifique o cabo (reta) demonstrando outros tipos de posições.
Nesta nova posição da figura1, pergunte aos alunos, que traços aparecem?



Modificando logo após o cabo, pergunte novamente, que traços aparecem?   



Solicite que a turma responda e mediante as respostas, confira e perceba, se observaram, que se a reta intercepta um só plano só possui um traço.

Solução:   



Atividade 2:
Peça para os alunos representarem a épura das retas.

Solução:   



Atividade 3:
Solicite que um aluno voluntário represente com o cabo uma reta, que não possua traço.
Peça para explicar o porquê. 

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar com situação espacial e contextualizada os pontos notáveis da reta?
Os alunos reconheceram e representaram os pontos notáveis da reta?
Os alunos resolveram questões e situações com os pontos notáveis?
Os alunos souberam representar as épuras das retas com seus pontos notáveis?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.