23/06/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar a representação dos pontos notáveis de uma reta, a partir de uma situação espacial.
Enumerar e identificar as características dos pontos notáveis de uma reta.
Realizar as operações dos traços de uma reta.
Identificar os traços da reta no bissetor ímpar e no bissetor par.
Resolver problemas sobre pontos notáveis da reta.
Projeção do ponto, planos de projeção, pontos notáveis da reta e épura de um ponto.
Professor oriente a turma para que caminhem para o pátio do colégio.
Utilize o muro do colégio e o chão como planos de projeção.
Pegue cabo de vassoura longo, placas de isopor.
Figura 1
Coloque o cabo como a figura1, e oriente os alunos, para observarem quando o cabo (reta) intercepta o muro (plano vertical), temos um ponto notável chamado V’ e a projeção V, se encontra logo abaixo, chamado Linha de Terra.
Agora, quando o cabo (reta) intercepta o chão (plano horizontal) temos o ponto notável H e a projeção H’, se encontra na Linha de Terra.
Professor assim terá apresentado com esta situação espacial contextualizada, os pontos notáveis da reta.
Atividade 1:
Modifique o cabo (reta) demonstrando outros tipos de posições.
Nesta nova posição da figura1, pergunte aos alunos, que traços aparecem?
Modificando logo após o cabo, pergunte novamente, que traços aparecem?
Solicite que a turma responda e mediante as respostas, confira e perceba, se observaram, que se a reta intercepta um só plano só possui um traço.
Solução:
Atividade 2:
Peça para os alunos representarem a épura das retas.
Solução:
Atividade 3:
Solicite que um aluno voluntário represente com o cabo uma reta, que não possua traço.
Peça para explicar o porquê.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar com situação espacial e contextualizada os pontos notáveis da reta?
Os alunos reconheceram e representaram os pontos notáveis da reta?
Os alunos resolveram questões e situações com os pontos notáveis?
Os alunos souberam representar as épuras das retas com seus pontos notáveis?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!