23/06/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar retas em posições particulares;
Representar as épuras das retas;
Identificar as posições particulares das retas em relação aos planos de projeção;
Representação da reta em épura, planos de projeção
Professor utilizará duas paredes e o chão do pátio do colégio e tiras de tecido barato (morim), com largura de 20 cm.
Organize a turma em grupo e a divida em sete grupos.
Cada grupo vai representar uma reta.
Começaremos com a reta horizontal.
Figura 1
Esta apresentação deverá ser feita com o grupo escolhido.
Cada grupo vai receber orientações, quanto à posição, a identificação e as projeções das retas, conforme o exemplo da figura 1.
Teremos que dividir a turma em sete grupos, sendo que já temos a representação da primeira reta.
Passemos para as outras seis retas:
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Professor estas apresentações das retas pelos grupos de alunos, deverão ser feitas com planejamento para cada etapa.
Ao começar uma nova reta, pelas seqüências as demais ficarão mais fáceis, pois as etapas sempre serão idênticas.
Atividade 1:
Os alunos deverão observar e responder para cada reta, qual a posição da reta em relação ao plano vertical, plano horizontal e o plano lateral?
Exemplo:
A reta Horizontal é paralela em relação ao plano horizontal (chão),é inclinada ao plano vertical(muro) e inclinada em relação ao plano lateral (outra parede).
Atividade 2:
Os alunos representarão as épuras de cada reta, para isso deverão receber folhas de papel formato A4. Lembre-se que os trabalhos serão feitos em grupos.
Exemplo:
Os grupos de alunos deverão representar a épura da sua apresentação com a fita de morim.
Atividade 3:
Utilize uma forma geométrica, feita de bloco de espuma, exemplo:
Solicite aos alunos que identifiquem as retas nas arestas do bloco.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar as retas em posições particulares?
Os alunos participaram das atividades apresentando bons resultados?
Os alunos souberam representar as épuras das retas?
Os alunos reconheceram as posições relativas de cada reta em relação aos planos de projeção?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!