Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando e treinando com o malabares bola

 

05/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Bruno Bisaggio, Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A utilizar os malabares “bola”.

A estimular e desenvolver a coordenação óculo-manual e o ritmo.

A trabalhar com materiais alternativos e recicláveis para o lazer.

Trabalhar em equipe, duplas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a) em um mundo que a cada dia se torna mais dependente da tecnologia e dos equipamentos a volta ao passado certamente estimulará que nossos alunos vivenciem uma realidade que pode até mesmo ser desconhecida de alguns, qual seja a possibilidade de se criar e trabalhar com  materiais alternativos.

Na aula anterior "Confecção de Malabares Bola", cujo link encontra-se abaixo, confeccionamos, para cada aluno três malabares bola e na de hoje vamos, inicialmente, estimular os alunos para que manipulem os malabares bola. Deixe que os alunos descubram o brinquedo livremente.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21326  

Progressivamente sugira novos desafios, como por exemplo, solicite que os alunos usem apenas duas bolas e peça que guardem a 3ª para mais tarde

Crie novos estímulos, por exemplo, peça que eles tentem manter sempre uma bola no ar e a outra na mão.

Proponha que eles manuseiem 2 bolas com apenas uma das mãos, de modo que uma bola fique na mão por vez.

Peça que eles joguem uma bola de cada vez para o alto e quando as duas bolas estiverem no ar, que eles batam com uma das mãos na perna. Peça que eles façam isso de forma contínua.

Aumente o grau de dificuldade introduza a 3ª bola na brincadeira. Lembre-os que o tempo em que estavam batendo a mão na perna, é o tempo da 3ª bola.

Peça que eles não tirem os olhos da bola.

Estimule que os alunos trabalhem em duplas, cada um com 2 bolas, peça que eles joguem as bolas um para o outro, de forma que sempre uma delas esteja no ar. Gradativamente, aumente a exigência de bolas no ar até chegar a 3.

No final da atividade abra a aula proponha que os alunos apresentem uma série de movimentos criados por eles próprios esse trabalho poderá serfeito individualmente, em dupla ou em grupo.

Recursos Complementares

O link abaixo nos remete a uma reflexão interessante sobre malabares.

http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=18&sub=87&idtexto=4213&keys=Malabarismo+Anti-stress    

Avaliação

A avaliação será direcionada através de perguntas, o mais importante será o envolvimento do aluno com a aula, muito mais do que a execução dos movimentos em si.  

O (A) Professor(a) apresentará questões como o tempo de prática para o refinamento da habilidade, dedicação.

Perguntará ainda quais dificuldades foram encontradas.

Indagará sobre outras formas de construir com materiais alternativos (recicláveis) materiais que possam ser utilizados para atividades de lazer.

Saberá se os alunos já tinham visto estes malabares e no caso da resposta ser positiva pedirá para que indiquem onde encontramos a prática destes malabares (sinais de transitos, festas, circo, etc.)

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.