Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estudo da Reta: Posições relativas de duas retas

 

16/02/2011

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar com situação espacial as posições relativas de duas retas no plano.
Identificar as características no espacial das posições relativas de duas retas.
Identificar e representar as posições relativas de duas retas em épura.
Resolver questões sobre posições relativas de duas retas.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Projeções das retas e suas épuras.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se a utilização do tampo de uma mesa e dois pedaços de bastões, que poderão ser de jornal.
O tampo de mesa servirá para representar um plano.
Os bastões de ferro, duas retas.

Exemplo:
       


A representação conforme a figura1, está representando, uma reta que atravessa o plano e outra que está sobre o plano.
Oriente os alunos que as retas se encontram em diferentes planos.

Professor, pergunte aos alunos se há alguma intersecção entre as retas.
Deverão responder que não. Assim temos a experiência de uma reta pertence ao plano e outra que não.A que não pertence é  identificada como uma reta reversa.

Agora utilizará dois planos e quatro bastões de jornal..

Exemplo:



Solicite que um aluno cruze os bastões sobre o plano.



Peça para outro aluno colocar os bastões paralelos entre si.
Oriente os alunos que os bastões cruzados representam retas concorrentes, e que os bastões paralelos representam duas retas paralelas.
Professor, pergunte aos alunos se estas retas apresentadas podem pertencer a um plano.
Estará certo se responderem sim, pois temos a representação de retas coplanares.
Os alunos deverão concluir que as retas coplanares, são retas que se apresentam num mesmo plano e podem ser concorrentes ou paralelas.

Atividade 1:  

http://www.nazarenouniao.com.br/imagens/alvo



Professor, apresente a imagem de um alvo com dardos espetados. Peça para os alunos observarem e oriente-os que o alvo representa um plano e os dardos retas.Pergunte se os dardos, que estão apenas espetados,podem representar retas reversas. Justifique. Deverão responder que sim, pois os dardos interceptam o plano, mas não estão contidos.

Atividade 2:

Utilize as experiências das retas concorrentes e das retas paralelas em um plano e peça aos alunos para representarem as imagens dessas retas sobre o plano.
 


Atividade 3: 

Professor,apresente imagens de alguns relógios modernos.

Os ponteiros representam retas o centro da máquina um plano.

Solicite que representem as imagens desses relógios sobre planos.
 
http://soniaguriaarteira.blogspot.com/2010/02/relogios-de-parede.html

as imagens criadas são da autora das aulas com o software GeoGebra


 

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos demonstraram saber identificar retas reversas, retas cruzadas e não coplanares?

Os alunos reconheceram as retas coplanares: concorrentes e paralelas?

Os alunos souberam representar as épuras das retas solicitadas?

Os alunos com a participação nas atividades souberam demonstrar que fixaram agradavelmente os conteúdos?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.