16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com situação espacial as posições relativas de duas retas no plano.
Identificar as características no espacial das posições relativas de duas retas.
Identificar e representar as posições relativas de duas retas em épura.
Resolver questões sobre posições relativas de duas retas.
Projeções das retas e suas épuras.
Professor, sugere-se a utilização do tampo de uma mesa e dois pedaços de bastões, que poderão ser de jornal.
O tampo de mesa servirá para representar um plano.
Os bastões de ferro, duas retas.
Exemplo:
A representação conforme a figura1, está representando, uma reta que atravessa o plano e outra que está sobre o plano.
Oriente os alunos que as retas se encontram em diferentes planos.
Professor, pergunte aos alunos se há alguma intersecção entre as retas.
Deverão responder que não. Assim temos a experiência de uma reta pertence ao plano e outra que não.A que não pertence é identificada como uma reta reversa.
Agora utilizará dois planos e quatro bastões de jornal..
Exemplo:
Solicite que um aluno cruze os bastões sobre o plano.
Peça para outro aluno colocar os bastões paralelos entre si.
Oriente os alunos que os bastões cruzados representam retas concorrentes, e que os bastões paralelos representam duas retas paralelas.
Professor, pergunte aos alunos se estas retas apresentadas podem pertencer a um plano.
Estará certo se responderem sim, pois temos a representação de retas coplanares.
Os alunos deverão concluir que as retas coplanares, são retas que se apresentam num mesmo plano e podem ser concorrentes ou paralelas.
Atividade 1:
http://www.nazarenouniao.com.br/imagens/alvo
Professor, apresente a imagem de um alvo com dardos espetados. Peça para os alunos observarem e oriente-os que o alvo representa um plano e os dardos retas.Pergunte se os dardos, que estão apenas espetados,podem representar retas reversas. Justifique. Deverão responder que sim, pois os dardos interceptam o plano, mas não estão contidos.
Atividade 2:
Utilize as experiências das retas concorrentes e das retas paralelas em um plano e peça aos alunos para representarem as imagens dessas retas sobre o plano.
Atividade 3:
Professor,apresente imagens de alguns relógios modernos.
Os ponteiros representam retas o centro da máquina um plano.
Solicite que representem as imagens desses relógios sobre planos.
http://soniaguriaarteira.blogspot.com/2010/02/relogios-de-parede.html
as imagens criadas são da autora das aulas com o software GeoGebra
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos demonstraram saber identificar retas reversas, retas cruzadas e não coplanares?
Os alunos reconheceram as retas coplanares: concorrentes e paralelas?
Os alunos souberam representar as épuras das retas solicitadas?
Os alunos com a participação nas atividades souberam demonstrar que fixaram agradavelmente os conteúdos?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!