07/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Sequência numérica; representação gráfica do número ordinal.
1º Momento – O professor cria situações-problema para verificar se as crianças aprenderam a função do número ordinal.
Exemplo:
Fernanda pegue os lápis que estão na terceira estante;
Laura você será a quinta criança depois de Felipe.
A partir dessas situações são feitas as seguintes perguntas: qual a função dos números ordinais? Em quais casos usamos os números ordinais?
Obs.: Essa discussão oral possibilita que as crianças expressem o seu conhecimento; a habilidade de argumentar e de aprender a respeitar a opinião do outro e vivenciar os diversos pontos de vista para chegar a uma conclusão sobre as questões abordadas.
2 º momento O professor ajuda as crianças a formular situações vinculadas ao cotidiano, que apareçam à função do número ordinal. Dessa forma, elas seguem algumas orientações:
3º momento – As crianças apresentam a situação que elaboraram para a turma a estratégia é a seguinte: cada grupo escolhe outro para responder a situação-problema, criada por ele. O jogo termina quando todos os grupos apresentarem e responderem as situações-problema.
1º momento - O professor abre uma discussão para verificar em quais situações o número ordinal apareceu e qual a sua função nos problemas. Em seguida, escreve na lousa e verifica quando e onde foram utilizados os números ordinais.
SITUAÇÃO PROBLRMA |
FUNÇÃO DO NÚMERO ORDINAL |
Situação 1 |
|
Situação 2 |
|
Situação 3 |
|
Situação 4 |
|
Situação 5 |
|
Observação - O professor avalia se as crianças compreenderam a função dos números ordinais e se sabem aplicar ao planejar uma situação problema e dependendo do resultado, é o ponto de partida para uma nova construção.
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.
Analisar se os alunos conseguiram representar situações com o número ordinal;
verificar se perceberam as diversas formas de representação do número ordinal.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/05/2013
Quatro estrelasGostei muito da sua aula, além de dinâmica, ajuda as crianças a entenderem com mais facilidade o assunto em questão.