Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estudo do Plano: Representação do plano

 

23/06/2010

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e enumerar os elementos que determinam um plano.

Identificar em situação espacial -planos particulares- sua classificação geral.

Identificar e representar em épura os planos perpendiculares a dois dos três planos fundamentais de projeção.

Resolver questões que envolvam planos particulares.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo do ponto, posição de retas num plano.

Estratégias e recursos da aula

Professor utilizará para a representação do plano, quatro placas de isopor, bolinhas de isopor e bastões de folha de jornal.

Figura1



Na figura1, apresente os elementos para os alunos, os pontos contidos em um plano, e anuncie três pontos não alinhados determinam um plano.

Figura 2


Na figura 2, um ponto que não pertença à reta r, determina um plano.

Figura 3   



Apresente que duas retas concorrentes determinam um plano.

E finalmente na figura 4:

Figura 4



Duas retas concorrentes determinam um plano.

Atividade 1:
Peça para os alunos uma pesquisa sobre Determinação do Plano e proponha um seminário na turma.
Apresente algumas idéias com sites de matemática.



Esta proposta é para os alunos terem contato com grupos de estudos e participarem de debates.

Atividade 2
A proposta agora se sugere a criação pelos alunos de painéis que possam ajudar aos colegas identificarem a determinação do plano.
Exemplo:



Os painéis poderão ser em tamanho grande para fácil visualização.

Atividade 3:
Professor solicite aos alunos criarem fichas resumos com este conteúdo.
Peça que elaborem uma caixa para guardar as fichas.
Este material poderá ser utilizado por todos os colegas. 

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam identificar os elementos que determinam um plano?

Os alunos souberam conceituar como determinar um plano?

Os alunos demonstraram saber representar planos?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.