21/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Não é necessário.
ATIVIDADE 01
Inicialmente a professora deverá mostrar imagens de obras de arte, esculturas. E pedir para os alunos apreciarem.
Fonte: O Pensador. Rodan. Google imagens.
Fonte: Escultura - Os Candangos, de Bruno Giorgi. O Globo.
Durante a apreciação das obras, a professora questiona os alunos, fazendo o levantamento prévio sobre o que elas sabem sobre as esculturas. Questões:
A professora deverá registrar em um painel as respostas, em seguida, listar com as crianças o que o que não sabem, e, o que querem aprender sobre escultura.
Site para pesquisar informações sobre escultura.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
ATIVIDADE 02
A professora deverá selecionar imagens de esculturas de diferentes épocas e estilos para as crianças apreciarem, tipo: do homem primitivo, gregos, egípcios (esfinges) e contemporânea. A medida que for mostrando, seja gravuras ou imagens em DVD, a professora deverá acrescentar informações sobre as mesmas tais como: nome do escultor, época em que foi esculpida, material utilizado, nome da escultura. Ao final a professora solicitará da turma um desenho de duas esculturas que mais gostaram escrevendo abaixo nome da obra, do escultor, e porque gostou .Realizar uma exposição com os desenhos e gravuras que foram desenhados .para apreciação de toda comunidade escolar. Não esquecer de identificar o autor dos desenhos e das esculturas .
ATIVIDADE 03
Aula passeio
A professora deverá se informar antecipadamente em quais os locais de sua cidade há esculturas e se possível esculpidas em diferentes materiais: como mármore, bronze, pedra, madeira, gesso, argila, etc. Sugestões de locais, praças, igrejas, museus. No dia da visita, a professora deverá orientar as crianças destacando 0 que elas deverão observar: estilo da escultura, se contemporâneo ou clássico, (explicar o significado de cada estilo antes) material em que a obra foi esculpida, nome do escultor, e nome da imagem esculpida.
Ao retornar da aula passeio pedir as crianças que escrevam suas impressões em retângulos de papel. Quando as fotos estiverem prontas a professora deverá fazer um mural com as mesmas afixando ao lado as impressões da turma.
Providências: Combinar a data, agendar transporte, confeccionar crachá com nome de cada criança, solicitar autorização aos pais para saída das crianças, providenciar outros adultos da escola para ajudar durante a visita.
ATIVIDADE 04
Brincando de fazer esculturas com areia
Para realizar essa atividade a professora deverá providenciar antecipadamente:
1- Areia molhada, palitos de picolé, pá de plástico, espátulas, reaproveitar copos descartáveis, potes de margarina, etc., selecionar e reservar o espaço onde vai acontecer a atividade.
2- Enviar bilhetes aos pais solicitando que nesse dia as crianças venham com roupa de banho por baixo da farda, comunicando o que ao final da aula haverá um banho de mangueira, para isso, as crianças deverão levar na mochila os seguintes itens: toalha, sabonete, pente e sandália.
3- Organizar o local: próximo a uma calçada, pátio da escola que fique na sombra. A areia deve ser limpa, devendo ser molhada (úmida) junto com as crianças.
4- No dia combinado, com as crianças vestidas com roupa de banho, a professora conversa com as crianças e combina com elas o que cada uma irá esculpir; como irá utilizar palitos, pazinhas e os outros materiais. Em seguida, deverá distribuir uma quantidade igual de areia para as crianças, na calçada deixando um espaço entre uma obra e outra. Quando encerrar atividade solicitar que cada criança coloque a ficha com seu nome ao lado do seu trabalho.
Cada criança deverá escrever seu nome numa ficha, que servirá para identificar seu trabalho. Quando retornarem para sala, com as crianças já trocadas, organizar uma roda para fazer a avaliação. Questionar:
- O que mais gostaram de fazer?
- Qual a dificuldade que encontraram? E o que conseguiram criar?
Sugestão: A professora deverá fotografar alguns momentos do trabalho, inclusive, convidar outra turma da escola para apreciar o trabalho e fazer um painel com as fotos.
http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=9&in=1 http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2008/03/30/escultura-os-candangos-de-bruno
http://www.suapesquisa.com/biografias/rodin.htm
Vídeo
O professor deverá considerar a participação e envolvimento do aluno na aula;
Observar se o aluno contextualizar a história da escultura.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2011
Três estrelasPor favor, se possível retifique o termo Rodan que aparece sob a foto de O Pensador. "Rodan" é como se pronuncia o nome do escultor (Rodin).