Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Planos Particulares – Classificação Geral

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os planos perpendiculares a dois dos três planos de projeção;
Reconhecer os planos perpendiculares a um dos três planos de projeção;
Reconhecer plano oblíquo aos três planos de projeção;
Identificar plano paralelo à Linha de Terra;
Reconhecer plano que contém a Linha de Terra;
Representar as épuras dos planos particulares;
Resolver questões com os planos particulares;
Identificar uma situação espacial com planos particulares.  

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo das retas, épura das retas, identificação de um plano.

Estratégias e recursos da aula

Professor utilizará a participação dos alunos divididos em grupos, plástico para a identificação dos planos, placas de isopor, muro ou paredes e chão, para a representação dos planos de projeção.  

Divida a turma em grupos e solicite a participação dos alunos segurando e esticando o plástico nas situações contextualizadas.

Exemplo:


Figura 01

Observe que o plástico azul esticado representa o plano horizontal.

Professor pergunte aos alunos, qual a posição do plano horizontal em relação ao plano vertical e o plano lateral?

Os alunos deverão responder que o plano horizontal é perpendicular a ambos e paralelo ao plano horizontal.

Agora podemos representar os demais planos, solicitando que os alunos se posicionem, em determinadas regiões e estiquem o plástico.

A idéia será permanente, inclusive a solicitação das posições dos planos aos alunos.

Passemos para o próximo plano – plano frontal


Figura 2

Temos o plano frontal.
O plano frontal é perpendicular aos planos lateral e horizontal e paralelo ao plano vertical.
Teremos agora o plano de perfil.


Figura3  – Plano de perfil

O plano de perfil também é perpendicular ao plano vertical e ao plano horizontal e paralelo ao plano lateral.

Próximo plano será o plano de topo.


Figura 4 - Plano de topo 

O plano de topo é perpendicular ao plano vertical e inclinado em relação ao plano lateral e ao plano horizontal.

Passemos ao plano vertical.


Figura 5 – Plano vertical 

O plano vertical os alunos deverão responder, que o plano é perpendicular ao plano horizontal, inclinados em relação ao plano lateral e vertical.
Temos agora a apresentação de planos com posições especiais: O plano de rampa


Figura 6 – Plano de rampa

Este plano os alunos deverão responder, que a posição dele é paralelo a Linha de Terra, inclinado em relação ao plano horizontal e perpendicular em relação ao plano lateral.

Outro plano diferenciado é o plano que contém a Linha de Terra.


Figura 7 – Plano que contém a L. T. 

Este plano é inclinado em relação aos planos vertical e horizontal e perpendicular em relação ao plano lateral.

Para finalizar apresente o plano genérico.


Figura 8. - Plano genérico

Este plano os alunos deverão observar que o plano é inclinado em relação aos três planos de projeção.
Após a apresentação das retas com a participação dos alunos, passemos para as atividades.

Atividade 1:
Solicite a cada grupo de alunos que represente a épura do plano que participaram.
Para isso professor distribua folhas de papel formato A4.

Exemplo:

O plano horizontal apresenta a épura, figura 9.   



Peça a atenção dos alunos para observarem como se determina e representa a épura do plano horizontal.
Os alunos devem receber orientação, sobre as projeções em épuras.
O plano horizontal só intercepta o plano vertical, então só possui a projeção vertical.

Professor este momento não precisa exigir dos alunos projeções no plano lateral.

Atividade 2:
Professor vai utilizar blocos de espuma com formas geométricas e solicitar aos alunos, que observem as faces dos blocos coloridos e identifiquem os planos de projeção.
Exemplo.


Atividade 3:
Professor utilizará uma imagem em aula e solicitará aos alunos a identificação dos planos observados.  

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam identificar, com representações espaciais, os planos perpendiculares a um dos três planos de projeção?

Os alunos identificaram e representaram os planos paralelos a um dos três planos de projeção?  

Os alunos souberam identificar os planos inclinados em relação aos planos de projeção?

Os alunos identificaram os planos com posições especiais, como o plano que contém a LT, o plano rampa e o plano genérico?

Os alunos souberam representar as épuras dos planos?

Os alunos demonstraram saber resolver as questões propostas?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.