23/06/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar os planos perpendiculares a dois dos três planos de projeção;
Reconhecer os planos perpendiculares a um dos três planos de projeção;
Reconhecer plano oblíquo aos três planos de projeção;
Identificar plano paralelo à Linha de Terra;
Reconhecer plano que contém a Linha de Terra;
Representar as épuras dos planos particulares;
Resolver questões com os planos particulares;
Identificar uma situação espacial com planos particulares.
Estudo das retas, épura das retas, identificação de um plano.
Professor utilizará a participação dos alunos divididos em grupos, plástico para a identificação dos planos, placas de isopor, muro ou paredes e chão, para a representação dos planos de projeção.
Divida a turma em grupos e solicite a participação dos alunos segurando e esticando o plástico nas situações contextualizadas.
Exemplo:
Observe que o plástico azul esticado representa o plano horizontal.
Professor pergunte aos alunos, qual a posição do plano horizontal em relação ao plano vertical e o plano lateral?
Os alunos deverão responder que o plano horizontal é perpendicular a ambos e paralelo ao plano horizontal.
Agora podemos representar os demais planos, solicitando que os alunos se posicionem, em determinadas regiões e estiquem o plástico.
A idéia será permanente, inclusive a solicitação das posições dos planos aos alunos.
Passemos para o próximo plano – plano frontal
Temos o plano frontal.
O plano frontal é perpendicular aos planos lateral e horizontal e paralelo ao plano vertical.
Teremos agora o plano de perfil.
Figura3 – Plano de perfil
O plano de perfil também é perpendicular ao plano vertical e ao plano horizontal e paralelo ao plano lateral.
Próximo plano será o plano de topo.
Figura 4 - Plano de topo
O plano de topo é perpendicular ao plano vertical e inclinado em relação ao plano lateral e ao plano horizontal.
Passemos ao plano vertical.
Figura 5 – Plano vertical
O plano vertical os alunos deverão responder, que o plano é perpendicular ao plano horizontal, inclinados em relação ao plano lateral e vertical.
Temos agora a apresentação de planos com posições especiais: O plano de rampa
Figura 6 – Plano de rampa
Este plano os alunos deverão responder, que a posição dele é paralelo a Linha de Terra, inclinado em relação ao plano horizontal e perpendicular em relação ao plano lateral.
Outro plano diferenciado é o plano que contém a Linha de Terra.
Figura 7 – Plano que contém a L. T.
Este plano é inclinado em relação aos planos vertical e horizontal e perpendicular em relação ao plano lateral.
Para finalizar apresente o plano genérico.
Figura 8. - Plano genérico
Este plano os alunos deverão observar que o plano é inclinado em relação aos três planos de projeção.
Após a apresentação das retas com a participação dos alunos, passemos para as atividades.
Atividade 1:
Solicite a cada grupo de alunos que represente a épura do plano que participaram.
Para isso professor distribua folhas de papel formato A4.
Exemplo:
O plano horizontal apresenta a épura, figura 9.
Peça a atenção dos alunos para observarem como se determina e representa a épura do plano horizontal.
Os alunos devem receber orientação, sobre as projeções em épuras.
O plano horizontal só intercepta o plano vertical, então só possui a projeção vertical.
Professor este momento não precisa exigir dos alunos projeções no plano lateral.
Atividade 2:
Professor vai utilizar blocos de espuma com formas geométricas e solicitar aos alunos, que observem as faces dos blocos coloridos e identifiquem os planos de projeção.
Exemplo.
Atividade 3:
Professor utilizará uma imagem em aula e solicitará aos alunos a identificação dos planos observados.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar, com representações espaciais, os planos perpendiculares a um dos três planos de projeção?
Os alunos identificaram e representaram os planos paralelos a um dos três planos de projeção?
Os alunos souberam identificar os planos inclinados em relação aos planos de projeção?
Os alunos identificaram os planos com posições especiais, como o plano que contém a LT, o plano rampa e o plano genérico?
Os alunos souberam representar as épuras dos planos?
Os alunos demonstraram saber resolver as questões propostas?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!