Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte - Paz - Copa do Mundo

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a Copa do Mundo como uma possibilidade de aproximação de povos de diferentes idiomas.
  • Discutir situações ocorridas em algumas Copas do Mundo onde a paz foi ameaçada.
  • Expor suas opiniões com clareza.  
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções sobre a Copa do Mundo – quando começou o que representa, quando aconteceu, que países participam, onde aconteceu e etc.
  • Aula do Portal: A Copa do Mundo no tempo.
Estratégias e recursos da aula

       

                                                                                    Fonte da imagem:http://www.recados-online.net/Copa-do-Mundo-2010_12257.htm

         O professor apresenta à turma placas de cartolina com os dizeres:

  1. Quero falar sobre isto. Isto me deixou triste.
  2. O que podemos fazer para isto não acontecer mais?
  3. Quero falar sobre isto.
  4. Quero saber mais sobre isto.
  5. Isto me deixou feliz.
  6. Quero dar uma sugestão.

          E mais duas em branco. A cada placa, de 20 com X 20 cm, apresentada, a turma expõe suas idéias sobre ela.

          O professor explica, então, a atividade à turma, sentada em roda, será pedido que retire de uma caixa um papel. Em cada papel estará escrita uma situação ocorrida durante uma Copa do Mundo. O aluno escolhido para iniciar a atividade, entrará na roda, sorteará um papel da caixa e fará sua leitura para a turma. Os outros alunos farão o sorteio seguindo uma ordem continuada com a turma: sentido horário, o aluno à esquerda do que leu ... Ao lado da caixa, no centro da roda, estarão as placas espalhadas. A turma, ao ouvir o fato, pegará se quiser, placas para se manifestar.

          Há placas para a criança falar:

  1. Quero dar uma sugestão.
  2. Quero falar sobre isto.

          Há placas para a criança ouvir o amigo ou o professor falarem:

  1. O que podemos fazer para isto não acontecer mais?
  2. Quero saber mais sobre isto.  

         Há placas que podem ser usadas sem serem necessárias palavras faladas:

  1. Isto me deixou triste. Isto me deixou feliz.
  2. Gostei do que você falou.

         As duas placas em branco serão preenchidas com as sugestões de placas que surgirem durante as atividades e obtiverem a aprovação da turma.  

        

                          Fonte da imagem:http://vborges.net/vblog/2008/05/21/todas-as-copas-do-mundo/

         Situações que poderão estar na caixa:

 

  • Na Copa de 1962, no Chile, houve um jogo que ficou conhecido como Batalha de Santiago. O jogo começou com um jogador italiano e outro chileno chutando um ao outro. O jogador italiano continuou jogando agressivamente até ser expulso. Demorou 8 minutos para sair de campo, precisando ser escoltado pela polícia. A partida continuou com socos, chutes sem bolas, brigas no chão e nariz quebrado.

 

  •  A forte seleção italiana, 1966, depois de eliminada pela Coréia do Norte, na volta para casa, foi recebida com uma chuva de frutas podres.

 

  • A Copa do Mundo de 1970, no México, mostrou um torneio que aconteceu sem que um jogador se quer fosse expulso. Ao invés disso, os jogos foram marcados por talentos fora do comum.

 

  • O Uruguai boicota a Copa de 1934 em repusália ao pouco comparecimento dos europeus na competição de 1930.

 

  • A Copa de 1938 foi marcada pela proximidade do início da Segunda Guerra. A Aústria tinha sido anexada pela Alemanha e seus jogadores tiveram que jogar pela seleção alemã.  

 

  • Em 1950, Copa no Brasil, acontecimentos inesperados aconteceram nas eliminatórias. Portugal recusou-se a competir em sua ex-colônia e a Índia por seus atletas não poderem jogar descalços.

 

  • Em 1930, no jogo Argentina X Uruguai, as duas seleções não chegavam a um acordo quanto ao uso da bola. Como se estivesse lidando com crianças pequenas, a FIFA interveio decidindo que o primeiro tempo seria jogado com uma bola argentina e o segundo tempo, com uma bola uruguaia.

 

  • Em 1942 e 1946 as Copas do Mundo não foram realizadas por causa da Segunda Guerra Mundial.                                                                                                                                                                          → Os alunos, neste momento, são levados a uma reflexão sobre os grandes momentos da história, onde no mundo não havia paz, e portanto, não aconteceram esses campeonatos, que são um exemplo de união dos povos, pois seria um paradoxo isso ocorrer.

 

  • As 16 seleções africanas, em 1966 retiraram-se do torneio, como forma de protesto, pois a FIFA determinou que Ásia e África disputariam entre si uma única vaga para a Copa.

 

  • Em 1994, duas seleções foram proibidas pela FIFA de participarem das eliminatórias da Copa: Chile e Iugoslávia.

 

  • Alemanha Ocidental e França marcaram um jogo cheio de incidentes e sem tranquilidade, na Copa de 1982. Para parar uma jogada, um jogador alemão acertou um jogador da França com um pontapé na altura do pescoço, deixando-o inconsciente. Ele foi retirado do campo sem os dentes da frente e com a mandíbula e algumas vértebras quebradas. Para surpresa de todos, o jogador alemão não recebeu punição alguma e ainda foi premiado com um tira de meta. O jogo foi decidido nos pênaltis.

 

  • A Copa de 1978 foi acusada de jogos e fraudes combinados. A Argentina teve um golpe militar que depôs da presidência Isabelita Perón. Muitos países ficaram em dúvida quanto a participar ou não da competição, entre elas, a Holanda, que acabou participando, mas sem o craque Cruyff, que se recusou a viajar.

 

  • Em 1982, no jogo da França contra o Kuwait, o time do Oriente Médio ameaçou abandonar o jogo após falharem e a França marca um gol. Alegraram terem ouvido um apito, mas ele tinha vindo da arquibancada, não do árbitro. Os ânimos se exaltaram e até o Príncipe Fahad se envolveu. Por fim, o juiz resolveu anular o gol e os franceses se revoltaram.

 

  • Pela primeira vez, desde 1938, a Alemanha disputava a Copa do Mundo como uma nação unificada e a Rússia comemorava, por outro lado, a queda da União Soviética. Isto aconteceu na Copa de 1994.

 

  • Na Copa de 1990,  a Argentina foi para a final com a Alemanha Ocidental. Este jogo foi marcado por ter sido o primeiro onde houve dois cartões vermelhos numa final. Os jogadores expulsos eram da seleção argentina.

                    

 

Fonte da imagem:http://www.recados-online.net/Copa-do-Mundo-2010_12257.htm

Recursos Complementares
  • Livro: Catapimba - Ruth Rocha.
  • Livro: A história da Copa do Mundo - Jon Stroud - FIFA - Girasol.
  • Livro: Por amor ao futebol - Pelé - Companhia das Letrinhas.
  • Livro: O cachorro que jogava na ponta esquerda - Luís Fernando Verissimo. Ed. Rocco - Coleção de Letras.
Avaliação
  • A avaliação deve sempre estar ligada aos objetivos da aula. Assim sendo, o professor deve avaliar a clareza e a lógica utilizada pelos alunos na exposição de suas idéias.
  • A turma poderá também, ao final da atividade, escrever mensagens de paz para o mundo, para uma seleção escolhida, para os torcedores, para os técnicos... Assim, o professor poderá avaliar melhor a compreensão da turma quanto à relação da Copa do Mundo e aproximação dos povos de diferentes costumes, idiomas, crenças e idéias políticas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.