Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poesia : Convite - José Paulo Paes - Criação de uma poesia a partir de outra poesia

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-reconhecer a estrutura textual de uma poesia

-utilizar concordância verbal e nominal

-construir um texto poético

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-identificação de um texto poético

-ordenação de ideias de um texto

-percepção da função dos sinais de pontuação

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Apagar a luz e criar, na sala de aula, um ambiente acolhedor com uma música instrumental ao fundo ou de sons da natureza e objetos como lua, sol, estrelas, caixinha de música, coração de pelúcia, relógio, um livro de poesia, um quadro de Monet ou de um pintor da sua escolha e tudo mais que a sua imaginação mandar. É importante que o ambiente deixe as emoções das crianças fluírem.

Fonte: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet  

http://lizkasper.blogspot.com/2008_12_01_archive.html  

http://unawe.passeiopeloceu.org/estacoes.html  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63220.shtml    

http://reverberaquerida.blogspot.com/2008/10/flower-by-kenzo.html 

http://teresamyblog.blogspot.com/2010_01_01_archive.html 

http://oimpressionismo.wordpress.com/  

Peça que as crianças pensem em todas as emoções que a música traz e o que ela faz lembrar. 

Neste momento, a luz é acesa, o professor senta com a turma em roda e coloca no centro plaquinhas com palavras e desenhos que demonstre algumas emoções.

Sugiro que nas placas tenham as palavras amor, tristeza, alegria,calor e  nos desenhos coração, bomba, carinha sorriso e tudo mais que você imaginar e puder representar a expressão das emoções.

O professor pede que, a criança que desejar, fale sobre o que lembrou ou sentiu ou utilize as plaquinhas para expressar suas emoções.

Depois, lê um poema para a turma. Sugiro “Os poemas” de Mario Quintana:

Os poemas são pássaros que chegam

não se sabe de onde e pousam

no livro que lês.

Quando fechas o livro, eles alçam voo

como de um alçapão.

Eles não têm pouso

nem porto

alimentam-se um instante em cada par de mãos

e partem.

E olhas, então, essas tuas mãos vazias,

no maravilhado espanto de saberes

que o alimento deles já estava em ti...

Os alunos também utilizarão as plaquinhas levantando, no final ou no momento que quiser do poema, para falar de suas emoções. É importante ressaltar que no momento que o aluno levanta a plaquinha, ele expressa a sua emoção dentro do poema, sem interromper a leitura do mesmo.

O professor entrega um óculos de plástico (encontrado nos magazines populares) para as crianças e explica que esse óculos o faz enxergar a grandeza da vida como ninguém. As crianças colocam o óculos e olham o mundo com o olhar de um poeta, onde surgirão imagens indescritíveis.

O professor entrega uma folha de papel para cada criança escrever e desenhar as suas imagens (é um poema!). Esses poemas ficarão expostos na sala de aula no varal de poesias da turma.

2º momento:

Selecione alguns poemas para serem distribuídos pela turma. Apresente os livros de onde foram tirados os poemas e comente sobre os poetas, em uma breve e interessante biografia.

Peça para as crianças, em grupo, escolherem um poema e criar sons para eles (com os pés, com a boca ou com instrumentos musicais trazidos pelo professor ou pelas crianças). Uma outra sugestão é o professor ler uma poesia e as crianças criarem o som ou integrar poesia, som e movimento.

Caçada à Poesia

A turma, já dividida em grupos de 4 ou 5 alunos, receberá uma rede para uma caçada diferente. Cada grupo terá que caçar um “saquinho poético” que estarão escondidos no pátio da escola. No saquinho terá a poesia “Convite” de José Paulo Paes desmembrada, recortada em palavras e pontuações.     

Convite

Poesia

é brincar com as palavras

como se brinca

com bola, papagaio, pião.   

Só que bola, papagaio, pião

de tanto brincar se gastam.   

As palavras não:

quanto mais se brinca

com elas

mais novas ficam.   

Como a água do rio

que é água sempre nova.   

Como cada dia

que é sempre um novo dia.   

Vamos brincar de poesia?

3º momento:

Depois que todos os grupos encontrarem os saquinhos poéticos, o professor reunirá esses grupos no pátio e fará a seguinte proposta:

“Os poemas são pássaros que se alimentam em nós...”`É por isso que precisamos libertar esses poemas! Então, vamos libertá-los?

Cada grupo vai abrir o seu saquinho e libertar as palavras, formando um poema com elas.

O grupo receberá uma folha de cartolina ou papel 40 quilos para colar a poesia “construída” por ele.

Antes da construção da poesia, rever com a turma alguns pontos importantes que serão avaliados no final da produção:

-concordância verbal e nominal

-versos contendo ideias completas

-utilização da pontuação adequada

4º momento:

Cada grupo apresentará a sua poesia para a turma.

O professor também poderá pedir que cada grupo apresente a sua poesia integrando som e movimento.

Os alunos deverão observar a construção do texto poético de cada grupo apresentado através dos pontos destacados anteriormente para a construção do texto.

Então, o professor apresentará a poesia original e as crianças descobrirão que a original é bela, mas as delas também.

Após a construção da poesia, pedir que cada grupo ilustre e, depois toda a turma monte um mural com um título bem criativo.

Recursos Complementares

-Livro “Poemas para Brincar” – Coleção Poesia para Crianças – José Paulo Paes – Editora Ática

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=429 

- Livro Esconderijos do Tempo - Mario Quintana - Editora Globo

http://www.revista.agulha.nom.br/quinta.html 

http://www.paralerepensar.com.br/m_quintana.htm 

Avaliação

Realizada pela turma, após a leitura de cada grupo, que deverá verificar se a construção apresentou concordância verbal e nominal, pontuação adequada e coerência no texto poético.    

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dulce Letícia de Castro, Solar Meninos de Luz , Rio de Janeiro - disse:
    ticia_castro@hotmail.com

    13/03/2014

    Cinco estrelas

    Muito inspiradora sua aula, gostei muito!


  • Conceição, E.M.José Gomes Vieira , Minas Gerais - disse:
    ceissaraujo@hotmail.com

    11/03/2013

    Quatro estrelas

    Aliar o lúdico à leitura e escrita traz, com certeza, traz bons resultados. Parabéns, adorei a ideia.


  • Luciana, EMEFEI , São Paulo - disse:
    lu.galadriel@gmail.com

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    Tenho certeza que esta é uma aula muito prazerosa. Como não gostar de poesia depois de passar por uma experiência dessas?


  • Rosinei, Colégio Expoente , Paraná - disse:
    rosineizagonel@gmail.com

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom! Parabéns! Demonstra sensibilidade, elemento indispensável para apreciação de poesia. Só quem tem essa sensibilidade é capaz de despertá-la em seus alunos. Tenho certeza que atividades como essa marcam e conquistam alunos para a leitura -de poemas, de outros textos e de mundo.


  • gleidiane, IEPMM , Rio de Janeiro - disse:
    gleidiane_bt18@hotmail.com

    11/08/2011

    Cinco estrelas

    amei as lindas poesias e as opinioes de aulas


  • ivanilde brito, Áustria - disse:
    britoivanilde@yahoo.com.br

    15/06/2011

    Cinco estrelas

    adorei este plano de aula.


  • Maria de Fátima Apolinário Albuquerque, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Inácio , Paraíba - disse:
    mdf-albuquerque@bol.com.br

    11/12/2010

    Cinco estrelas

    Olá Sandra Maria Rocha de Arruda, achei bem interassante sua aula, ao deixar os alunos avontade, para que os mesmos expressem suas opiniões, você abre um grande leque de oportunidades para uma aptendizagem bem mais dinâmica e significativa.Parabéns! Beijosss


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.