02/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
-reconhecer a estrutura textual de uma poesia
-utilizar concordância verbal e nominal
-construir um texto poético
-identificação de um texto poético
-ordenação de ideias de um texto
-percepção da função dos sinais de pontuação
1º momento:
Apagar a luz e criar, na sala de aula, um ambiente acolhedor com uma música instrumental ao fundo ou de sons da natureza e objetos como lua, sol, estrelas, caixinha de música, coração de pelúcia, relógio, um livro de poesia, um quadro de Monet ou de um pintor da sua escolha e tudo mais que a sua imaginação mandar. É importante que o ambiente deixe as emoções das crianças fluírem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet
http://lizkasper.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
http://unawe.passeiopeloceu.org/estacoes.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63220.shtml
http://reverberaquerida.blogspot.com/2008/10/flower-by-kenzo.html
http://teresamyblog.blogspot.com/2010_01_01_archive.html
http://oimpressionismo.wordpress.com/
Peça que as crianças pensem em todas as emoções que a música traz e o que ela faz lembrar.
Neste momento, a luz é acesa, o professor senta com a turma em roda e coloca no centro plaquinhas com palavras e desenhos que demonstre algumas emoções.
Sugiro que nas placas tenham as palavras amor, tristeza, alegria,calor e nos desenhos coração, bomba, carinha sorriso e tudo mais que você imaginar e puder representar a expressão das emoções.
O professor pede que, a criança que desejar, fale sobre o que lembrou ou sentiu ou utilize as plaquinhas para expressar suas emoções.
Depois, lê um poema para a turma. Sugiro “Os poemas” de Mario Quintana:
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
Os alunos também utilizarão as plaquinhas levantando, no final ou no momento que quiser do poema, para falar de suas emoções. É importante ressaltar que no momento que o aluno levanta a plaquinha, ele expressa a sua emoção dentro do poema, sem interromper a leitura do mesmo.
O professor entrega um óculos de plástico (encontrado nos magazines populares) para as crianças e explica que esse óculos o faz enxergar a grandeza da vida como ninguém. As crianças colocam o óculos e olham o mundo com o olhar de um poeta, onde surgirão imagens indescritíveis.
O professor entrega uma folha de papel para cada criança escrever e desenhar as suas imagens (é um poema!). Esses poemas ficarão expostos na sala de aula no varal de poesias da turma.
2º momento:
Selecione alguns poemas para serem distribuídos pela turma. Apresente os livros de onde foram tirados os poemas e comente sobre os poetas, em uma breve e interessante biografia.
Peça para as crianças, em grupo, escolherem um poema e criar sons para eles (com os pés, com a boca ou com instrumentos musicais trazidos pelo professor ou pelas crianças). Uma outra sugestão é o professor ler uma poesia e as crianças criarem o som ou integrar poesia, som e movimento.
Caçada à Poesia
A turma, já dividida em grupos de 4 ou 5 alunos, receberá uma rede para uma caçada diferente. Cada grupo terá que caçar um “saquinho poético” que estarão escondidos no pátio da escola. No saquinho terá a poesia “Convite” de José Paulo Paes desmembrada, recortada em palavras e pontuações.
Convite
Poesia
é brincar com as palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
3º momento:
Depois que todos os grupos encontrarem os saquinhos poéticos, o professor reunirá esses grupos no pátio e fará a seguinte proposta:
“Os poemas são pássaros que se alimentam em nós...”`É por isso que precisamos libertar esses poemas! Então, vamos libertá-los?
Cada grupo vai abrir o seu saquinho e libertar as palavras, formando um poema com elas.
O grupo receberá uma folha de cartolina ou papel 40 quilos para colar a poesia “construída” por ele.
Antes da construção da poesia, rever com a turma alguns pontos importantes que serão avaliados no final da produção:
-concordância verbal e nominal
-versos contendo ideias completas
-utilização da pontuação adequada
4º momento:
Cada grupo apresentará a sua poesia para a turma.
O professor também poderá pedir que cada grupo apresente a sua poesia integrando som e movimento.
Os alunos deverão observar a construção do texto poético de cada grupo apresentado através dos pontos destacados anteriormente para a construção do texto.
Então, o professor apresentará a poesia original e as crianças descobrirão que a original é bela, mas as delas também.
Após a construção da poesia, pedir que cada grupo ilustre e, depois toda a turma monte um mural com um título bem criativo.
-Livro “Poemas para Brincar” – Coleção Poesia para Crianças – José Paulo Paes – Editora Ática
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=429
- Livro Esconderijos do Tempo - Mario Quintana - Editora Globo
Realizada pela turma, após a leitura de cada grupo, que deverá verificar se a construção apresentou concordância verbal e nominal, pontuação adequada e coerência no texto poético.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/03/2014
Cinco estrelasMuito inspiradora sua aula, gostei muito!
11/03/2013
Quatro estrelasAliar o lúdico à leitura e escrita traz, com certeza, traz bons resultados. Parabéns, adorei a ideia.
28/06/2012
Cinco estrelasTenho certeza que esta é uma aula muito prazerosa. Como não gostar de poesia depois de passar por uma experiência dessas?
16/05/2012
Cinco estrelasMuito bom! Parabéns! Demonstra sensibilidade, elemento indispensável para apreciação de poesia. Só quem tem essa sensibilidade é capaz de despertá-la em seus alunos. Tenho certeza que atividades como essa marcam e conquistam alunos para a leitura -de poemas, de outros textos e de mundo.
11/08/2011
Cinco estrelasamei as lindas poesias e as opinioes de aulas
15/06/2011
Cinco estrelasadorei este plano de aula.
11/12/2010
Cinco estrelasOlá Sandra Maria Rocha de Arruda, achei bem interassante sua aula, ao deixar os alunos avontade, para que os mesmos expressem suas opiniões, você abre um grande leque de oportunidades para uma aptendizagem bem mais dinâmica e significativa.Parabéns! Beijosss