11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Poesias exigem que a criança faça uma leitura e interpretação diferenciadas de textos. Muitas crianças não têm por hábito fazer este tipo de leitura, por isso é importante que o professor(a) incentive este tipo de leitura de forma prazerosa, lúdica e tranquila para que a criança se habitue e tenha prazer em ler e produzir poesias.
ATIVIDADE 1 – OUVINDO POESIAS
Sugestões de livros:
Poesia e Brincar com Palavras - Leitura de Poema Infantil na Sala de Aula - LIMA, Roberto Sarmento; MAIA, Ângela Maria dos Santos.
SOLTANDO OS BICHOS / AZUL, Paulinho Pedra - ISBN.
Poemas para Brincar – PAES, José Paulo. Ed. Ática 1990.
Site de poesias: http://sitedepoesias.com.br/poesias/15060 http://sitedepoesias.com.br/poesias/28088
Para sistematizar, as crianças deverão realizar a atividade abaixo.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
(1) QUAL FOI A POESIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU? ______________________________________________________________________________
(2) A ESCRITA DA POESIA É DIFERENTE DE OUTROS TEXTOS QUE ENCONTRAMOS NOS LIVROS DE HISTÓRIAS? POR QUÊ?
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2- OFICINA DE POESIAS
No site abaixo, existe um link para um programa divertido chamado “Oficina de poesia”.
Acesse-o com as crianças. http://www.divertudo.com.br/ebook/poesia.html
Depois de realizar a atividade do site, as crianças deverão realizar a atividade abaixo:
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
DEPOIS DE TANTAS POESIAS LIDAS E DE REALIZARMOS UMA ATIVIDADE DE OFICINA DE POESIA, AGORA É O MOMENTO QUE VOCÊ DEVERÁ ESCREVER SUA POESIA. ESCOLHA UM TEMA PARA SUA POESIA. ESCREVA PRESTANDO ATENÇÃO NA ESTRUTURA DAS LINHAS, NAS RIMAS. RELEIA O SEU TEXTO E FAÇA REVISÃO PARA QUE FIQUE UMA POESIA BEM BONITA!
_______________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
ATIVIDADE 3 – LEITURA E ENTONAÇÃO
Sites de poesias infantis:
http://sitedepoesias.com/poesias/28088
http://www.fabiorocha.com.br/cecilia.htm
http://sitedepoesias.com/poesias/46784
Para formação do professor:
Durante a realização das atividades, observe se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/03/2011
Cinco estrelasAchei super criativo e incentivador. amei!