Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos de Mãos: resgate, adaptação e composição - aula 23

 

08/07/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.

Compor coletivamente três jogos de mãos para a parlenda “Um, Dois”.

Realizar os jogos propostos em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Gestual pertencente a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentem qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

As atividades abaixo são voltadas para a composição coletiva de três jogos de mãos para a parlenda “Um, Dois”. Durante o processo, estabeleça o perfil do jogo a ser criado em cada momento, levando em conta aspectos relativos à forma, à repetição de gestos, à arrumação dos jogadores, ao objetivo do jogo, à presença de elementos coreográficos, entre outros.

Sugerimos três jogos de mãos compostos especialmente para a parlenda “Um, Dois”, para que sirvam de material para o processo de composição.

Atividade 1   

Organize os alunos em duplas. Quando a música se inicia, a dupla bate palmas quando canta “Um, dois” (marcando a pulsação). Na frase “Feijão com arroz”, os dois integrantes da dupla colocam números com uma das mãos. O que colocar o número maior, puxará o gestual de mãos da frase seguinte (“Três, quatro”), marcando a pulsação, e assim por diante, seguindo a mesma lógica.   

Dica

Após algumas rodadas, você pode sugerir, como desafio, que os gestos não devem ser repetidos. Tomamos como exemplo a primeira frase da música, que começa com palmas – estas não poderão aparecer até o final do jogo.

Atividade 2   

Organize os alunos em duplas. Este jogo tem como característica principal gestos que se repetem. Sugerimos, como ponto de partida, que a dupla bata palmas, marcando a pulsação, na frase “Um, dois”, e bata as mãos nas coxas, simultaneamente, marcando a pulsação, na frase “Feijão com arroz”. Este último gesto – mãos na coxa -será repetido na frase “Três, quatro”, e assim por diante. Colocamos abaixo uma sequência de gestos como exemplo:   

“Um, Dois” – palmas na pulsação.

“Feijão com arroz” – mãos na coxa, na pulsação.

“Três, quatro” – mãos na coxa, na pulsação.

“Feijão no prato” – mãos paralelas que batem de frente, na pulsação.

“Cinco, seis” – mãos paralelas que batem de frente, na pulsação.

“Feijão francês” – um dos pés bate no chão, na pulsação.

“Sete, oito”- um dos pés bate no chão, na pulsação.

“Comer biscoito” – mãos fechadas em forma de soco que batem uma por cima da outra, na pulsação.

“Nove, dez” – mãos fechadas em forma de soco que batem uma por cima da outra, na pulsação.

“Comer pastéis” – mãos que batem nos ombros, de forma cruzada, na pulsação.   

Dica

Você pode estabelecer que o último gesto a ser executado será o primeiro da próxima rodada. No caso acima, o jogo começaria com o gesto de mãos que batem nos ombros, de forma cruzada, na pulsação.

Atividade 3

Organize a turma em uma roda. Todos devem estar com as duas mãos fechadas, em forma de soco, estiradas para frente, na altura da cintura (o cotovelo forma um ângulo de 90º em relação ao braço). Uma pessoa é escolhida para dar “tapinhas” em cada uma das mãos fechadas, seguindo a ordem da roda, quando a música se inicia. Assim, na frase “Um, dois”, quem receber o tapa na palavra “dois”, deverá entoar a frase complementar, no caso, “Feijão com arroz”. Quem errar a frase, ou mesmo uma palavra, deverá tirar uma das mãos. Caso a mesma pessoa erre novamente, tira a única mão restante e sai da roda. O jogo termina quando for estabelecido um único vencedor.

Dica

Após algumas execuções, sugira que a pessoa responsável por dar “tapinhas” nas mãos dos colegas não mais siga a ordem da roda, podendo “pular” pessoas. Para que o jogo fique mais interessante, proponha que, neste momento, rodas menores sejam feitas, para que a pessoa que está no centro possa bater nas mãos dos que estão em posições opostas na roda.

Recursos Complementares

Gravação da parlenda "Um, dois" - clique na faixa 14 "Potpourri de parlendas" e depois clique no player acima: 

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=388126&sid=18960175312520850551498881     

Textos acadêmicos: 

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf    

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf 

SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:

http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf 

Texto sobre Brincadeira de Roda: 

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7582&date=currentDate

Artigo sobre parlendas:

http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&catid=115:artigos-e-teses&id=282:hoje-e-domingo-pede-cachimbo-as-parlendas-e-as-cantigas-na-educacao&Itemid=155 

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos: 

http://www.lengalalenga.com.br/

Avaliação

O(a) professor(a), ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos no processo de composição coletiva foi ativa e se conseguem executar os três jogos criados para a parlenda "Um, Dois".

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.