08/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal.
Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.
Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais.
Compor coletivamente três jogos de mãos para a parlenda “Um, Dois”.
Realizar os jogos propostos em aula.
O hábito do canto nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Gestual pertencente a jogos de mãos.
Introdução
Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural. Ver:
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
http://www.violetadegainza.com.ar/
Caro(a) professor(a), chegamos ao terceiro momento da coleção de aulas “Jogos de Mãos” e partiremos para a composição de gestual de mãos para brincadeiras cantadas que não apresentem qualquer dinâmica espacial ou regras preestabelecidas. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.
As atividades abaixo são voltadas para a composição coletiva de três jogos de mãos para a parlenda “Um, Dois”. Durante o processo, estabeleça o perfil do jogo a ser criado em cada momento, levando em conta aspectos relativos à forma, à repetição de gestos, à arrumação dos jogadores, ao objetivo do jogo, à presença de elementos coreográficos, entre outros.
Sugerimos três jogos de mãos compostos especialmente para a parlenda “Um, Dois”, para que sirvam de material para o processo de composição.
Atividade 1
Organize os alunos em duplas. Quando a música se inicia, a dupla bate palmas quando canta “Um, dois” (marcando a pulsação). Na frase “Feijão com arroz”, os dois integrantes da dupla colocam números com uma das mãos. O que colocar o número maior, puxará o gestual de mãos da frase seguinte (“Três, quatro”), marcando a pulsação, e assim por diante, seguindo a mesma lógica.
Dica
Após algumas rodadas, você pode sugerir, como desafio, que os gestos não devem ser repetidos. Tomamos como exemplo a primeira frase da música, que começa com palmas – estas não poderão aparecer até o final do jogo.
Atividade 2
Organize os alunos em duplas. Este jogo tem como característica principal gestos que se repetem. Sugerimos, como ponto de partida, que a dupla bata palmas, marcando a pulsação, na frase “Um, dois”, e bata as mãos nas coxas, simultaneamente, marcando a pulsação, na frase “Feijão com arroz”. Este último gesto – mãos na coxa -será repetido na frase “Três, quatro”, e assim por diante. Colocamos abaixo uma sequência de gestos como exemplo:
“Um, Dois” – palmas na pulsação.
“Feijão com arroz” – mãos na coxa, na pulsação.
“Três, quatro” – mãos na coxa, na pulsação.
“Feijão no prato” – mãos paralelas que batem de frente, na pulsação.
“Cinco, seis” – mãos paralelas que batem de frente, na pulsação.
“Feijão francês” – um dos pés bate no chão, na pulsação.
“Sete, oito”- um dos pés bate no chão, na pulsação.
“Comer biscoito” – mãos fechadas em forma de soco que batem uma por cima da outra, na pulsação.
“Nove, dez” – mãos fechadas em forma de soco que batem uma por cima da outra, na pulsação.
“Comer pastéis” – mãos que batem nos ombros, de forma cruzada, na pulsação.
Dica
Você pode estabelecer que o último gesto a ser executado será o primeiro da próxima rodada. No caso acima, o jogo começaria com o gesto de mãos que batem nos ombros, de forma cruzada, na pulsação.
Atividade 3
Organize a turma em uma roda. Todos devem estar com as duas mãos fechadas, em forma de soco, estiradas para frente, na altura da cintura (o cotovelo forma um ângulo de 90º em relação ao braço). Uma pessoa é escolhida para dar “tapinhas” em cada uma das mãos fechadas, seguindo a ordem da roda, quando a música se inicia. Assim, na frase “Um, dois”, quem receber o tapa na palavra “dois”, deverá entoar a frase complementar, no caso, “Feijão com arroz”. Quem errar a frase, ou mesmo uma palavra, deverá tirar uma das mãos. Caso a mesma pessoa erre novamente, tira a única mão restante e sai da roda. O jogo termina quando for estabelecido um único vencedor.
Dica
Após algumas execuções, sugira que a pessoa responsável por dar “tapinhas” nas mãos dos colegas não mais siga a ordem da roda, podendo “pular” pessoas. Para que o jogo fique mais interessante, proponha que, neste momento, rodas menores sejam feitas, para que a pessoa que está no centro possa bater nas mãos dos que estão em posições opostas na roda.
Gravação da parlenda "Um, dois" - clique na faixa 14 "Potpourri de parlendas" e depois clique no player acima:
Textos acadêmicos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:
http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf
Texto sobre Brincadeira de Roda:
Artigo sobre parlendas:
Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos:
O(a) professor(a), ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos no processo de composição coletiva foi ativa e se conseguem executar os três jogos criados para a parlenda "Um, Dois".
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