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Música - Jogos musicais com percussão (baquetas): percepção de ritmo – aula 1

 

29/07/2010

Autor e Coautor(es)
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Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

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Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação e percepção rítmica.

Realizar as atividades propostas em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor (a), a coleção de aulas "Jogos musicais com percussão"  tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção da pulsação e de ostinatos rítmicos, utilizando baquetas de madeira (ver imagem abaixo) como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas.     

http://www.jet.com.br/Design/guitarmusic/Produto/baquetamaster_med.jpg 

Observação:

"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).

Atividade 1 – Brincadeira do “Mestre”   

Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. Cada aluno deverá ter em mãos duas baquetas de madeira. Um aluno é escolhido para ser o “mestre”, que irá realizar ritmos com as baquetas. Ao som de um estímulo sonoro (um apito, por exemplo), o “mestre” começa a tocar e os demais têm que imitá-lo. A execução é interrompida quando ocorre um novo estímulo sonoro (um agogô, por exemplo) – neste momento, um novo “mestre” é escolhido e uma nova rodada se inicia.   

À medida em que os alunos apresentarem suas pequenas “invenções” rítmicas, oriente-os no sentido de explorarem outros sons com as baquetas de madeira. Além de baterem as baquetas no chão, peça aos alunos que sugiram outras possibilidades de produzir som com as baquetas, tais como: bater uma baqueta na outra, bater a ponta mais grossa das baquetas no chão, rolar as baquetas no chão, entre outras.

Atividade 2 – Brincadeira da “Mudança”   

Coloque os alunos sentados no chão. Combine com eles duas formas de tocar as baquetas, gerando, portanto, dois sons diferentes: 1) bater as baquetas no chão e 2) bater uma baqueta na outra.   

Após um primeiro momento de reconhecimento desses sons, explique a dinâmica da brincadeira: você deverá tocar um acorde no teclado (ou em qualquer outro instrumento harmônico) – por exemplo, um Dó maior. Toque esse acorde por repetidas vezes, marcando a pulsação. Os alunos devem tocar junto com você – neste momento, todos estão batendo as baquetas no chão. Quando você “mudar o som” no teclado (essa é a explicação que você dará à turma), ou seja, quando tocar um Dó# maior, todos deverão mudar a forma de tocar as baquetas, no caso, bater uma baqueta na outra, como estabelecido anteriormente. Após oito tempos/pulsações (tente manter a regularidade na troca dos sons), suba meio tom, e os alunos deverão, novamente, mudar a forma de tocar as baquetas. A brincadeira prossegue, com os acordes subindo de meio em meio tom, e os alunos alternando entre as duas formas de tocar as baquetas citadas acima.   

Dica   

Proponha algumas variações para a brincadeira:   

1) Os alunos devem mudar a maneira de tocar as baquetas aleatoriamente, ao ouvirem mudança no som do teclado.

2) Varie o intervalo de tempo entre a mudança de acordes. Comece com a troca de acordes acontecendo de oito em oito tempos. Posteriormente, faça a troca de acordes de quatro em quatro tempos, o que fará com que a mudança seja mais “rápida”. Finalize com a mudança de acordes de dois em dois tempos e, como desafio maior, de um em um tempo, o que exigirá muita atenção dos alunos quanto à realização dos movimentos.

3) No lugar de acordes que sobem de meio em meio tom, estabeleça que os sons no teclado irão variar entre graves e agudos e, da mesma forma que a brincadeira apresentada acima, os alunos deverão alternar entre bater as baquetas no chão e bater uma baqueta na outra, de acordo com combinação previamente estabelecida.

Atividade 3 –  Brincadeira do “Morto-Vivo” com baquetas 

Faça com a turma algumas rodadas da brincadeira, da maneira como é realizada tradicionalmente: quando uma pessoa fala a palavra “morto”, todos se abaixam; quando fala a palavra “vivo”, todos se levantam. Aqueles que erram o movimento saem da brincadeira até que todos sejam eliminados e se estabeleça um vencedor.

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-vivooumorto.htm 

A brincadeira do “Morto-Vivo” com baquetas segue a mesma lógica. No entanto, no lugar de palavras que determinam as ações, serão tocados ostinatos rítmicos que corresponderão às posições de “vivo” e “morto”. Sugerimos as células rítmicas abaixo que diferem em relação à subdivisão do primeiro tempo:   

"Morto"

(imagem de nossa autoria)

"Vivo"

(imagem de nossa autoria)

Após algumas execuções, sugira a cada aluno que, ao comandar os demais, crie seus próprios “ritmos” para os comandos “vivo” e “morto”. Ressalte a importância de serem ritmos bem diferentes para que os demais não se confundam.

Dica

Proponha variação de andamento dentro de uma mesma execução.

Recursos da aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (violão, teclado, piano, cavaquinho, acordeon) e de baquetas de madeira para a realização das atividades.

Recursos Complementares

Definição para "Ostinato" - Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato  

Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382 

Textos:

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf    

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf 

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se os alunos conseguem realizar as três atividades propostas. Avalie:

  1. Os alunos foram capazes de imitar os ritmos propostos pelos colegas na Atividade 1?
  2. Os alunos associaram o estímulo sonoro ao gesto, modificando a maneira de tocar as baquetas a cada mudança sonora na Atividade 2 e respondendo corporalmente ao ritmo tocado no jogo "Morto-Vivo"?
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