29/07/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de imitação e percepção rítmica.
Realizar as atividades propostas em aula.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Caro(a) professor (a), a coleção de aulas "Jogos musicais com percussão" tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção da pulsação e de ostinatos rítmicos, utilizando baquetas de madeira (ver imagem abaixo) como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas.
http://www.jet.com.br/Design/guitarmusic/Produto/baquetamaster_med.jpg
Observação:
"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
Atividade 1 – Brincadeira do “Mestre”
Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. Cada aluno deverá ter em mãos duas baquetas de madeira. Um aluno é escolhido para ser o “mestre”, que irá realizar ritmos com as baquetas. Ao som de um estímulo sonoro (um apito, por exemplo), o “mestre” começa a tocar e os demais têm que imitá-lo. A execução é interrompida quando ocorre um novo estímulo sonoro (um agogô, por exemplo) – neste momento, um novo “mestre” é escolhido e uma nova rodada se inicia.
À medida em que os alunos apresentarem suas pequenas “invenções” rítmicas, oriente-os no sentido de explorarem outros sons com as baquetas de madeira. Além de baterem as baquetas no chão, peça aos alunos que sugiram outras possibilidades de produzir som com as baquetas, tais como: bater uma baqueta na outra, bater a ponta mais grossa das baquetas no chão, rolar as baquetas no chão, entre outras.
Atividade 2 – Brincadeira da “Mudança”
Coloque os alunos sentados no chão. Combine com eles duas formas de tocar as baquetas, gerando, portanto, dois sons diferentes: 1) bater as baquetas no chão e 2) bater uma baqueta na outra.
Após um primeiro momento de reconhecimento desses sons, explique a dinâmica da brincadeira: você deverá tocar um acorde no teclado (ou em qualquer outro instrumento harmônico) – por exemplo, um Dó maior. Toque esse acorde por repetidas vezes, marcando a pulsação. Os alunos devem tocar junto com você – neste momento, todos estão batendo as baquetas no chão. Quando você “mudar o som” no teclado (essa é a explicação que você dará à turma), ou seja, quando tocar um Dó# maior, todos deverão mudar a forma de tocar as baquetas, no caso, bater uma baqueta na outra, como estabelecido anteriormente. Após oito tempos/pulsações (tente manter a regularidade na troca dos sons), suba meio tom, e os alunos deverão, novamente, mudar a forma de tocar as baquetas. A brincadeira prossegue, com os acordes subindo de meio em meio tom, e os alunos alternando entre as duas formas de tocar as baquetas citadas acima.
Dica
Proponha algumas variações para a brincadeira:
1) Os alunos devem mudar a maneira de tocar as baquetas aleatoriamente, ao ouvirem mudança no som do teclado.
2) Varie o intervalo de tempo entre a mudança de acordes. Comece com a troca de acordes acontecendo de oito em oito tempos. Posteriormente, faça a troca de acordes de quatro em quatro tempos, o que fará com que a mudança seja mais “rápida”. Finalize com a mudança de acordes de dois em dois tempos e, como desafio maior, de um em um tempo, o que exigirá muita atenção dos alunos quanto à realização dos movimentos.
3) No lugar de acordes que sobem de meio em meio tom, estabeleça que os sons no teclado irão variar entre graves e agudos e, da mesma forma que a brincadeira apresentada acima, os alunos deverão alternar entre bater as baquetas no chão e bater uma baqueta na outra, de acordo com combinação previamente estabelecida.
Atividade 3 – Brincadeira do “Morto-Vivo” com baquetas
Faça com a turma algumas rodadas da brincadeira, da maneira como é realizada tradicionalmente: quando uma pessoa fala a palavra “morto”, todos se abaixam; quando fala a palavra “vivo”, todos se levantam. Aqueles que erram o movimento saem da brincadeira até que todos sejam eliminados e se estabeleça um vencedor.
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-vivooumorto.htm
A brincadeira do “Morto-Vivo” com baquetas segue a mesma lógica. No entanto, no lugar de palavras que determinam as ações, serão tocados ostinatos rítmicos que corresponderão às posições de “vivo” e “morto”. Sugerimos as células rítmicas abaixo que diferem em relação à subdivisão do primeiro tempo:
"Morto"
(imagem de nossa autoria)
"Vivo"
(imagem de nossa autoria)
Após algumas execuções, sugira a cada aluno que, ao comandar os demais, crie seus próprios “ritmos” para os comandos “vivo” e “morto”. Ressalte a importância de serem ritmos bem diferentes para que os demais não se confundam.
Dica
Proponha variação de andamento dentro de uma mesma execução.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (violão, teclado, piano, cavaquinho, acordeon) e de baquetas de madeira para a realização das atividades.
Definição para "Ostinato" - Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
Textos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos conseguem realizar as três atividades propostas. Avalie:
Quatro estrelas 1 classificações
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11/03/2012
Quatro estrelasMuito legal as aulas, adorei!