Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre os Dinossauros

 

08/03/2013

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Débora Alfaro S. M. Silva, Alessandra Arce

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer os diversos tipos de dinossauros existentes;

- Ampliar o vocabulário;

- Conhecer as características dos dinossauros;

- Contextualizar o período de existência dos dinossauros;

- Compreender as características dos répteis;

- Comparar as características dos dinossauros com a dos répteis;

- Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;

Duração das atividades
5 dias, com aproximadamente 40 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os Dinossauros...

1.  Para introduzir a temática sobre os Dinossauros é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula com a apresentação de um filme relativo ao tema, ou de alguma animação que demonstre a temática da aula. Para isso, sugere-se:

1.1 - DINOSSAURO

dinossauro

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

- Informações Técnicas:

 

Mídia: DVD

Região: 4

*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul

País de Produção: Estados Unidos

Gênero: INFANTIL

Sistema: NTSC

Formato de Tela: DVD

Idioma Original: PORTUGUÊS

Dublagem: INGLÊS - DOLBY DIGITAL 5.1

Legenda: INGLÊS – PORTUGUÊS

 

**Outros filmes/animações que podem ser utilizados são:

DINOTREM - UM GRANDE DINOSSAURO

Mídia: DVD

Região: 4

*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul

Ano de produção: 2011

País de Produção: Estados Unidos

Gênero: INFANTO-JUVENIS-ANIMAÇÃO/DESENHO

Duração: 90

Sistema: NTSC

Formato de Tela: DVD

Idioma Original: PORTUGUÊS

Dublagem: INGLÊS -

Legenda: PORTUGUÊS

 

- DINOTREM - DINOSSAUROS EM FESTA + OVO SURPRESA

Mídia: DVD

Região: 4

*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul

País de Produção: Estados Unidos

Gênero: INFANTIL

Duração: 110

Sistema: NTSC

Formato de Tela: DVD

Idioma Original: INGLÊS

 

-  DINOTREM

Mídia: DVD

Região: 4

*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul

Ano de produção: 2009

País de Produção: Estados Unidos

Gênero: INFANTO-JUVENIS-ANIMAÇÃO/DESENHO

Duração: 110

Sistema: NTSC

Formato de Tela: DVD

Idioma Original: INGLÊS

Dublagem: PORTUGUÊS 

 

- HARRY E O BALDE DE DINOSSAUROS

Mídia: DVD

Região: 0

*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul

País de Produção: Estados Unidos

Gênero: INFANTIL

Sistema: NTSC

Formato de Tela: DVD

Idioma Original: PORTUGUÊS

 

 

2. Após a apresentação de um ou mais filmes que trabalhem com a temática da aula, divida a classe em duplas, oriente-as a representarem uma das cenas do/s filme/s apresentado/s, utilizando para isto massa de modelar.

 

3. Em seguida, em uma roda de conversa, faça algumas questões sobre a animação apresentada, de modo a despertar ainda mais a curiosidade dos alunos sobre o tema. Para isso, sugerem-se:

- Sobre o que fala o/s filme/s?

- Vocês conhecem esses animais?

- Em que época será que eles viveram?

- Nós podemos encontra-los hoje em dia?

- Alguém tem algum desses animais em casa?

- Quais são suas principais características?

- Onde eles viveram?

- Eles ainda são vivos?

- O que será que aconteceu com eles?

 

4. Procure registrar as hipóteses dos alunos em um cartaz ou na lousa. Em seguida, apresente uma literatura que discuta sobre a época de vivência desses animais. Para isso, sugere-se o livro:

- LAYTON, Neal. A História de Tudo – Do bigue-bangue até hoje em divertidas dobraduras. Editora: Companhia das Letrinhas

historia de tudo

Fonte: Companhia das Letrinhas

 

5. Com isso, em uma nova roda de conversa, liste com as crianças as principais informações do livro. Para elencar as mesmas, sugerem-se algumas questões norteadoras:

- Como o universo apareceu?

- E o nosso Planeta?

- E o sol?

- Quais as primeiras criaturas que apareceram na Terra?

- E quando a Terra se tornou lamacenta? Quem apareceu?

- Quais os dinossauros que surgiram?

- Como eles eram?

- O que aconteceu com eles?

- O que veio depois?

- O que foi acontecendo?

- O que aconteceu com os animais na “Era do Gelo”?

- E depois de 5 milhões de anos, o que aconteceu?

- E qual será o próximo acontecimento da história?

 

6. Com a retomada das principais questões apresentadas por este livro, chame a atenção das crianças um pouco mais para os dinossauros, de modo a comprovar ou a refutar suas hipóteses sobre o tempo de vida destes. Assim, construam um cartaz coletivo, neste destaque como era o mundo no tempo em que viviam os dinossauros. Como sugestão, entregue uma folha de papel sulfite a cada criança, oriente-as a desenharem um dinossauro de sua preferência, depois com o auxílio de papel craft façam um fundo, destacando as principais características do mundo na época dos dinossauros. Por fim, recorte os animais que as crianças desenharam e cole-os no painel pronto.

Exponha este trabalho na escola.

 

* Um recurso que pode ser utilizado nesta atividade é:

 

 

 

** Outras literaturas que podem ajudar nesta atividade são:

- CIRANDA CULTURAL. A era dos Dinossauros.

- CIRANDA CULTURAL. Na era dos Dinossauros.

- DCL. O maravilhoso mundo dos Dinossauros. Editora: DCL

- SCOTT, Peter. FRITH, Alex. Fique por dentro do mundo dos Dinossauros. Editora: Usborne.

 

 

Atividade 2: Quais as características dos Dinossauros? Conhecendo as diferentes espécies de dinossauros...

1. Para dar continuidade à discussão sobre os dinossauros, após contextualizar a época de vida dos mesmos, neste momento, com o intuito de ampliar ainda mais o conhecimento das crianças sobre o tema, sugere-se o estudo sobre as diferentes espécies de dinossauros que existiam. Para isso, introduza essas questões em uma roda de conversa, nesta questione as crianças sobre as diferentes características desses animais. Como sugestão pode-se utilizar as seguintes questões:

- Será que todos os dinossauros que viveram aqui na Terra eram iguais?

- Quais seriam suas diferenças?

- E suas semelhanças?

- Quais eram as características dos Dinossauros?

 

2. A partir da resposta das crianças, seja com o auxílio de massa de modelar, ou de papel sulfite, lápis de cor e hidrocor; oriente-as as representarem diferentes tipos de dinossauros que elas já viram em desenhos, filmes, livros. Pode-se sugerir que elas representem alguns dos dinossauros vistos na atividade anterior.

 

3. Em seguida, proponha aos alunos uma pesquisa sobre as diferentes espécies de Dinossauros. Essa pesquisa pode ser feita na Biblioteca da escola ou mais próxima, bem como com o auxílio dos responsáveis e familiares. Peça para que cada um dos alunos escolha uma espécie de dinossauro que mais lhe agrade e procure saber:

- Seu nome científico;

- Seu tamanho;

- Seu habitat;

- Outras Características;

- Peso;

- Sua alimentação;

- Tempo em que viveu.

Oriente-os também, a trazerem uma figura/imagem deste dinossauro.

 

4. A partir da pesquisa realizada pelas crianças, em uma roda de conversa, peça para que cada aluno socialize com os demais suas descobertas. Se houver pesquisas sobre a mesma espécie, não tem problema, pois pode ser que cada um traga mais informações sobre o referido dinossauro.

 

5. Se possível, leve os alunos para uma exposição sobre os Dinossauros que tiver próximo a escola ou em alguma cidade vizinha.

* Maiores informações podem ser encontradas em:

http://www.mundojurassico.com.br/

 

6. Com a socialização feita utilize uma literatura ou mais, para complementar a explicação feita pelas crianças. Para isso, sugere-se:

- ZASTRAS. Enciclopédia Dos Dinossauros - Um Mundo De Conhecimento Sobre A Pré-história. Editora: Zastras.

enciclopedia

Fonte: Editora Zastras

 

** Outras literaturas que também pode ser utilizadas nesta explicação são:

BARRET, Paul.Dinossauros. Editora: WMF Martins Fontes.

BELLI, Roberto. Os Fantásticos Dinossauros. Editora: Todolivro

CIRANDA CULTURAL. Espiando os Dinossauros.

CONDON, Bill. Fato ou Ficção – Dinossauros. Editora: Girassol.

PRAP, Lila. Você sabe tudo sobre Dinossauros? Editora: Biruta.

REASONER, Charles. Dinossauros. Editora: Ciranda Cultural.

ROLLAND, Claudine. Os Dinossauros. Editora: Salamandra.

 

7. Com o conhecimento e estudo sobre as diferentes espécies de dinossauros, organize com a ajuda dos alunos uma tabela com as principais características de cada espécie, a qual pode ser feita da seguinte maneira:

Nome Científico Tamanho Habitat Alimentação Peso Tempo em que viveu Demais Características
Tiranossauro Rex 5 metros em média Terrestre Carnívoro 5 a 6 toneladas Entre 145 à 65 milhões de anos atrás

Animal muito feroz;

Correndo pode atingir entre 40 e 60 km/h

*Informações retiradas do site: http://www.suapesquisa.com/dinossauros/tiranossauro_rex.htm

 

8. Para frisar ainda mais as características dos dinossauros, pode-se utilizar dinossauros de brinquedo, assim, exponha-os na sala para que os alunos pelas características encontradas possam identifica-los.

 

9.  Após a construção da tabela e reconhecimento dos diferentes animais, com o auxílio de sucata, construa com as crianças as diferentes espécies de dinossauros. Para isso, podem-se consultar os seguintes sites:

http://www.clicfilhos.com.br/ler/525-Lixo_que_vira_brinquedo

http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/2d6ec0a5d13431c261b1b71c3ae6cea6.pdf

- http://maideias.blogspot.com.br/2011/04/como-fazer-um-dinossauro.html

 

10. Para finalizar essa atividade, faça a contação de uma literatura sobre os dinossauros, para isso, sugerem-se:

-ROCHA, Ruth. Meu amigo Dinossauro. Editora: Melhoramentos.

meu amigo

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

- SOUSA, Mauricio de. Horácio e seus amigos Dinossauros. Editora: Globo

horacio

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

* Alguns recursos que podem ser utilizados nesta atividade são:

 

 

 

 

** Outras literaturas sobre os Dinossauros que podem ser trabalhadas são:

- ARDAGH, Philip. Na Casa do Léo- Os Dinossauros. Editora: Companhia das Letrinhas.

- ARDAGH, Philip. Quer conhecer meus dinossauros? Editora: Franco.

- DARGENT, Nathalie. Histórias de Dinossauros. Editora: Companhia das Letrinhas.

- OSBORNE, Mary Pope. Dinossauro antes do anoitecer. Editora: DCL

 

*** Vídeos/ Animações com Dinossauros:

- Família Dinossauro

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WleXZofmtMI&playnext=1&list=PL4E7D596792ADB7D5&feature=results_main

 -Dinotrem

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2gRalDtukTQ&playnext=1&list=PL499A91814BC8E73A&feature=results_main

 - Harry e o Balde de Dinossauros

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=J4Tv7dQM_i8&playnext=1&list=PL922BD7081038C295&feature=results_main

 

 Atividade 3: Será que tem algum animal parecido com os Dinossauros?

1. Ao estudar os dinossauros, suas características e as diferentes espécies, torna-se possível uma aproximação entre esses e os animais que encontramos hoje em dia, no caso os répteis. Por isso, neste momento da aula, direcione o olhar das crianças para essa percepção. Aproveite também, e trabalhe algumas das características dos répteis.

- Em uma roda de conversa, faça o seguinte questionamento às crianças:

- Vocês conhecem algum animal que existe hoje, que se parece com os Dinossauros?

- Quais são eles?

2. Leve algumas gravuras/imagens de diferentes répteis. A partir das respostas das crianças, mostre essas figuras para que elas possam observar as características.

 

3. Em seguida, em uma roda de leitura, apresente para as crianças os répteis e suas características. Para isso, utilize a seguinte literatura:

- MENGOZZI, Federico. Anfíbios e Répteis. Editora: Globo

repteis

Fonte: Editora Globo

 

**Outras literaturas que também podem ser utilizadas nesta explicação são:

- DORLING Kindersley. Répteis – As descobertas começam com uma palavra. Editora: Caramelo.

- GRUDZEIN, Heliana. Adivinhe quem sou? Répteis. Editora: Ave Maria.

- REASONER, Charles. Répteis. Editora: Ciranda Cultural.

 

4. A partir da apresentação da literatura acima, em uma roda de conversa, retome com as crianças as principais características dos répteis. Para isso, organize um quadro na lousa ou em uma cartolina, nele destaque o nome de alguns répteis como: Iguana; lagartos; cobra; etc. e suas características.

 

5. A partir da resposta das crianças, confeccione com a ajuda delas, um painel, neste coloque imagens dos dinossauros seguidas do répteis (procure imagens próximas do real) para que as crianças possam comparar. Assim, para estimular ainda mais a observação questione:

- Em que esses animais são parecidos com os dinossauros?

- Com quais espécies de dinossauros podemos aproximá-los?

Faça uma listagem de tudo que as crianças falarem. Assim, retome o quadro sobre os dinossauros e suas características da atividade 2, e compare-o com o quadro feito sobre as características dos répteis e discuta com as crianças.

 

6. Ao final, construa com as crianças um livro coletivo, o qual pode ser intitulado: “De dinossauros a répteis”. Comece a história, destacando a origem dos dinossauros, suas características, e o que foi acontecendo para que esses sumissem. Depois, apresente a origem dos répteis, suas características e suas semelhanças com os dinossauros. Em cada página coloque uma informação, seguida de uma ilustração de um grupo de crianças, as quais podem ser intercaladas com imagens.

 

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dinossauros - Parte I Áudio
Dinossauros Software Educacional
Dinossauros - Parte II Áudio
Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Organização de uma oficina sobre os Dinossauros. Nela, oriente os alunos a exporem seus trabalhos referentes a esta aula aos demais colegas da escola, e assim, expliquem cada um dos conceitos aprendidos nesta aula.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam a respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciana, Escola Municipalizada Prefeito João Gurito , Rio de Janeiro - disse:
    lu-souza@oi.com.br

    29/03/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia, pode-se também falar sobre a alimentação, dinossauros carnívoros e herbívoros.


  • Nívia de Oliveira Leal, Esscola Coema , Roraima - disse:
    nivea.gals@hotmail.com

    11/03/2013

    Cinco estrelas

    Bastante interessante aula é disso que nossos alunos precisão de intereção, motivação e sobretudo a mediação entre o que ensina e o que aprende.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.