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Plantas: A Beleza das Flores

 

22/08/2012

Autor e Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a função das flores;

Conhecer as diferentes flores que existem;

Despertar a consciência sobre o cuidado com a natureza;

Aguçar os sentidos e expressões por meio do contato com as flores.

Duração das atividades
5 dias, com aproximadamente 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo as flores...

1.  Para introduzi a temática sobre as flores é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula em uma roda de conversa, nela faça alguns questionamentos às crianças, de modo a provocar a socialização de seus conhecimentos sobre as flores. Sugerem-se as seguintes questões:

- Como são as flores?

- Onde podemos encontra-las?

- Como podemos reconhecê-las?

- Para que será que a flor serve?

 

2.  Com base nesta primeira discussão, peça para que cada criança, com o auxílio de massa de modelar,  construa uma flor. Ao final coloque as flores para secar, tome cuidado para identificar a flor feita por cada aluno, para isso pegue um palito de dente, coloque uma etiqueta com o nome da criança e espete na modelagem respectiva.

 

3. Faça um passeio com as crianças pela escola, caso nesta não tenha nenhum tipo paisagem natural, vá até a praça mais próxima ou algum jardim. É importante que neste local tenha diversas flores para que as crianças possam visualiza-las.

 

4. Durante o passeio, oriente às crianças a recolherem tudo que acreditam ser uma flor.  Fique atento para que as crianças não se machuquem com espinhos, e também indique para que peguem apenas os materiais que estejam no chão, evitando assim, que estraguem as plantas. Outro instrumento que pode ser utilizado nesta atividade é a máquina fotográfica; para isso, indique aos pais o tipo de passeio realizado e a importância do instrumento para a realização desta atividade, assim, peça para que cada um mande uma para seu filho, caso tenha. Desta forma, divida as crianças em grupos mediante ao número de máquinas fotográficas conseguidas, e oriente-as para fotografarem tudo que acreditam ser uma flor.

 

5. Após o passeio, retornando a sala de aula, em uma roda de conversa, peça para que cada criança exponha o material que recolheu ou as fotos tiradas e explique, com suas palavras, os motivos que acredita que este seja uma flor.

 

6. Entregue uma folha de papel para que cada criança cole o objeto/foto recolhido e escreva seu nome, para que possa ser comparado com o que irá descobrir no decorrer dessa aula.

 

7. Em uma nova roda de leitura, com a ajuda de fantoches, conte às crianças a seguinte história: SPILSBURY, Louise. Por que las plantas tienen flores? Editora Heinemann.

Porque as plantas tem flores

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

8. Após a leitura desta história, em uma roda de conversa, discuta com as crianças qual a função das flores. Para isso, sugere-se as seguintes questões:

 

- Por que as plantas têm flores?

- Pelo que estas são responsáveis?

 

9. Ao final, faça uma sistematização dos principais conceitos sobre as funções das flores, de modo a contemplar sua importância para a reprodução das plantas, por isso, são tão bonitas e cheirosas. Pode-se utilizar do desenho de uma flor de modo a melhor ilustrar a discussão, apresentando as crianças suas partes e suas funções.

 

Atividade 2: Todas as flores são iguais?

1. Continuando a discussão da atividade anterior, a partir do registro das hipóteses das crianças, em uma roda de leitura conte a seguinte história: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. São Paulo: Salamandra, 2011.

Romeu e Julieta

Fonte: Editora Salamandra

 

* Para dinamizar a história, procure ia apresentando as páginas do livro para as crianças. Sugere-se também, que após a contação, as crianças manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a compõem.

2. Em uma roda de conversa, após a leitura do livro, discuta com os alunos alguns aspectos da história, procurando estimular e relacionar suas observações com o tema abordado. Desta forma, pode-se utilizar os seguintes questionamentos:

- Do que fala a história?

- Quais são as personagens principais?

- Onde elas moram?

- Como é o lugar que elas vivem?

- Por que elas não podem se misturar?

 - O que acontece com elas?

* E mais questões que considere necessário.

 

3. A partir dessas questões, ainda na roda de conversa, traga novas indagações sobre os elementos da história:

- Romeu e Julieta voavam em que lugar?

- Vocês já viram algumas das flores da história?

- Quais são, então,  as características das flores?

- Todas são iguais?

 

4. Com isso, entregue uma folha de papel para cada criança, e com a ajuda de diferentes materiais como: lápis de cor, giz de cera; hidrocor; guache; peça para que cada criança desenhe uma flor que conhece ou que gosta.

 

5. Construa um varal na sala de aula e com o auxílio de prendedores, exponha os desenhos das flores feitas pelas crianças.

 

6. De modo a visualizar e aprofundar ainda mais o conhecimento sobre as diferentes flores que existem, sugere-se a apresentação de um vídeo com a imagem de diversas flores.

* Vídeos que apresentam essa temática e que poderão ser utilizados, encontram-se nos seguintes links:

 

 

 

 

 

 

 

http://- http://www.youtube.com/watch?v=wfKTq8TL4e8

- http://www.youtube.com/watch?v=PB0QNlOrMYI

 

7. Em seguida, será realizada uma nova roda de conversa com a classe, em que serão debatidas as imagens apresentadas. Para isso, direcione a discussão, de modo que os alunos percebam as diferentes flores que podemos encontrar. Abaixo, encontram-se algumas sugestões de perguntas:

- Todas as flores que vimos são iguais?

- O que mudou nelas?

- Vocês conheciam todas?

- Quais flores vocês conhecem?

- Quais flores vocês acharam mais bonitas?

 

8. Em diferentes folhas de papel faça contornos de flores diferentes, assim, peça para que cada criança escolha o contorno que mais lhe agrade. Forneça às crianças pedaços de papel crepom de diferentes cores, com esses pedacinhos e escolhendo as cores que desejarem, ensine as crianças a fazer “bolinhas” com esses pequenos pedaços e colocar em suas flores, de modo a preencher todo o contorno. Para isso, além de folhas de papel crepom de diversas cores, serão necessários os seguintes materiais: cola; tesoura e palito de sorvete.

* Um exemplo desta atividade pode ser encontrado no link abaixo:

http://turminhadosinal.blogspot.com.br/2010/09/flor-de-bolinhas-de-papel-crepom-em-10.html

 

9. Após as flores estarem prontas, construa coletivamente um painel com as crianças, no qual contenha de um lado o desenho enfeitado pelas crianças e de outro o nome da respectiva flor. Para a construção desse, serão necessários os seguintes materiais:

- Em torno de 1 metro de Papel Craft;

- Cola;

- Tesoura;

- Hidrocor;

- Giz de cera;

- Guache;

- Fita Adesiva (de preferência colorida);

Procedimentos:

- Inicie escolhendo com a turma um nome para o painel. Em seguida, escreva em cima do papel o título escolhida pela classe. Divida o painel da seguinte maneira:

 

FLOR

NOME

(colagem do desenho da criança)

Rosa

(colagem do desenho da criança)

Hortênsia

(colagem do desenho da criança)

Orquídea

(colagem do desenho da criança)

Violeta

 

- E assim por diante até completarem todas as flores da turma.

 

10. Peça para que cada criança traga na aula seguinte uma flor natural que tenha em sua casa, ou de seus familiares e amigos.

 

Atividade 3: O lindo mundo das flores

1. A partir das flores trazidas pelas crianças que foram solicitadas na atividade anterior, faça uma nova roda de conversa para que cada criança conte aos colegas:

- Qual o nome desta flor?

- Onde você a encontrou?

- Quais são suas características?

 

2. Após a apresentação das flores trazidas pelas crianças, peça para que cada uma coloque-a sobre a mesa, de preferência dentro de um copo com água para que essa não murche, e observando a mesma procure reproduzi-la em seu formato. A reprodução, mediante a observação da flor, pode ser feita em tela, para isso serão necessários os seguintes materiais:

 

- Folhas de papel vegetal;

- Tela pequena (uma para cada criança ou por dupla);

- Tinta a óleo de diferentes cores;

- Lápis ou giz preto;

- Pincéis de diferentes tamanhos;

- Recipientes com água;

- Retalhos de tecido para limpar os pincéis;

- Cavaletes (um para cada tela, para apoia-las);

 

Procedimentos:

- Antes de iniciar o trabalho com a tela em uma folha de papel vegetal, peça para que cada criança reproduza os contornos da flor observada por ela. Depois com o papel em cima da tela peça para que a criança risque novamente em cima dos contornos de modo a estes ficarem na tela, depois passando o lápis preto diretamente nos contornos para reforçar.

- Em seguida, apoia-se a tela no cavalete, escolhem-se as cores e os pincéis. Com isso, deixe que cada criança pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.

 

Resultados:

Ao final exponha os quadros na escola.

 

*Enquanto as crianças estiverem criando suas obras, é interessante deixar músicas de fundo para que elas possam ir se concentrando em seu trabalho, uma sugestão é a música clássica, por isso indicamos a música: Primavera de Vivaldi, a qual pode ser encontrada no seguinte link:  http://www.youtube.com/watch?v=MJ40QQ78Wjs

 

** Caso não seja possível fazer a pintura em tela, pode-se improvisar um quadro com uma folha de papel grande (pode ser sulfite, craft ou uma cartolina), cole um papelão atrás do mesmo para dar estabilidade, e na ausência de cavaletes, cole-os com o auxílio de fita crepe na parede, se possível forre a mesma com jornal. Ao invés de tinta a óleo, também pode-se utilizar guache.

 

3. Passeie com as crianças pela escola e as estimule a encontrar um local para que possam plantar flores. Caso não tenha na escola nenhum local adequado, o plantio poderá ser feito em vasos.

 

4. Em seguida, peça para que as crianças, com o auxílio de seus familiares, realizem uma pesquisa sobre como pode e deve ser o plantio das flores. Oriente-as a também, a trazer mudas ou sementes de flores que tenham em casa ou em um local próximo.

 

5. Antes de realizar o plantio, é interessante a visita de um jardineiro na escola, o qual poderá dar dicas e ajudar as crianças em suas possíveis dúvidas. Assim, após todas as indagações serem sanadas, leve as crianças até o local escolhido (ou entregue os vasos) e realize com o auxílio do jardineiro o plantio das flores.

 

6. Após o plantio, reserve um horário para que diariamente as crianças possam ir cuidar do jardim: limpando dos matos; aguando as flores; e principalmente, observando o desenvolvimento das mesmas.

 

 

** Algumas literaturas que também poderão ser utilizadas nesta aula são:

 

RODOPOULOS, Stella Alexandra. As flores cantantes. Editora: LGE

 

As Flores cantantes

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

 

ZIRALDO. As flores da primavera. Editora: Melhoramentos.

Flores da primavera

Fonte: Editora Melhoramentos

 

 

SILVA, Celia Cris. O menino e a flor. Editora: Vida e Consciência.

Flores de todas as cores

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

**Em sequência, para aprofundar ainda mais a temática aqui apresentada, pode-se consultar ou desenvolver as seguintes aulas:

 - Os Moradores do Jardim, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28799

- Plantas: Polinização, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28572

 

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Flor - Iris Imagem
Flor - Bracatinga Imagem
Flor - Esponjinha vermelha Imagem
Flor - Cambará Imagem
Flor - Astrapéia Imagem
Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte:http:// http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma exposição sobre os principais conceitos dessa aula, podendo utilizar dos diversos trabalhos realizados, como: quadros; desenhos; painel. Peça para que os alunos expliquem essas questões e ao final, levem os demais colegas para conhecer o jardim construído.

 

Outra sugestão: é a confecção de uma maquete, na qual os alunos, com o auxílio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; pedaços de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc. construam um jardim com as diferentes flores que eles conheceram.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Thaynara , EMEF , Rio Grande do Sul - disse:
    thaynara14a@hotmail.com

    15/05/2016

    Cinco estrelas

    Varias ideias boas para quem como eu estava sem criatividade para abordar o tema! adorei o repertório e sugestões de atividades e leituras!


  • Ana Maria do Espírito Santo Oliveira, Fundação Helena Antipoff , Minas Gerais - disse:
    ameso@ig.com.br

    22/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom! Material não falta e a aula pode ser agradabilíssima, trabalhando visão, olfato e tato. Dependendo da flor podemos trabalhar até o paladar. Como professora de Artes, eu amei!!


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