Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plantas: Frutas

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as funções da fruta numa planta;

- Identificar as diferentes frutas que existem;

- Compreender as características de cada fruta e sua importância para as plantas.

Duração das atividades
2 dias, com 1 hora aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios. No entanto, considera-se importante que se propicie uma discussão do tema com as crianças, antes de aplicar a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O que é uma fruta?

1. Em roda de conversa, desperte a curiosidade das crianças em relação ao fruto, podendo fazer as seguintes questões:

- O que é uma fruta?

- Como a reconhecemos?

- Onde podemos encontrar frutas na natureza?

- De onde elas veem?

- Para que servem as frutas?

2. Registre as hipóteses das crianças na lousa ou em um cartaz.

3. A partir das hipóteses sugeridas pelas crianças, proponha um passeio pela escola ou pelo arredor da mesma, pedindo para que as crianças recolham tudo aquilo que elas acreditam ser uma fruta.

 

Atividade 2: Descobrindo as frutas

1. Após a coleta dos materiais que as crianças acreditam ser uma fruta, espalhe-os em uma mesa e deixe que elas os observem e manuseiem.

2. Traga novas questões às crianças:

- Será que todos os materiais que recolhemos são frutas?

- Como podemos descobrir isso?

3. A partir das hipóteses sugeridas pelos alunos, conte a seguinte história:

BRAIDO, Eunice. A Semente e o Fruto. São Paulo: FTD, 2009.

A semente e o fruto

Fonte: Editora FTD

4. Ao contar a história procure utilizar-se de instrumentos que ajudem as crianças a visualizá-la. O que pode ser feito tanto com o auxílio de figuras, uso de fantoches ou pela demonstração do livro aos alunos.

5. Ao final da história, faça a sistematização com os alunos sobre as características que uma fruta possui e sobre sua importância. Não se esqueça de enfatizar sua função de proteção e disseminação das sementes, garantindo, assim que a espécie se perpetue e reproduza. Para melhor explicar, utilize-se de uma fruta (pode ser maçã; pera; abacate; uva; laranja), corte-a ao meio e demonstre  para os alunos, as sementes em seu interior.

6. Destaque também, os diferentes tipos de frutas que existem e peça para que as crianças tragam, na aula seguinte, a fruta que mais gostam.

Para ilustrar os diversos tipos de frutas, pode ser apresentado às crianças a seguinte música: "Rock das frutas", da Turma do Seu Lobato. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50

ROCK DAS FRUTAS

Turma do Seu Lobato

Eô, eôôôô!!! ôôô, eô, eôôôô!!! ôôô
Esse é o rock das frutas
Vem comigo aprender a cantar
Vou te dar uma dica gostosa, se liga
Nessa lista que eu vou te mostrar
Aqui tem manga, banana, laranja, ameixa, goiaba, pera e abacaxi
Aqui tem uva, caju, melancia, tem fruta-do-conde, maçã, kiwi
De noite ou de dia
Uma fruta sempre cai beeeem
Vamos dançar saboreando as frutas
Se misturar nessa salada de frutas
Rock das frutas é a maior sensação
Eô, eôôôô!!! ôôô, eô, eôôôô!!! ôôô
Esse é o rock das frutas
Vem comigo aprender a dançar
Vou te dar uma dica gostosa, se liga
Nessa lista que eu vou te mostrar
Aqui tem jambo, acerola, morango
Tem jabuticaba, tem jaca e caqui
Limão, melão, carambola, mamão, graviola, tomate,
Abacate, açaí
E pra quem não sabia o tomate é fruta tambéeeem
Então prepara uma salada ou um suco
E vem comigo agitar o salão
Rock das frutas em qualquer estação
Eô, eôôôô!!! ôôô, eô, eôôôô!!! ôôô

Fonte: http://letras.mus.br/a-turma-do-seu-lobato/1972281/

 

Atividade 3: As frutas que mais gostamos.

1. Imprima em uma folha sulfite, diversos contornos de frutas, de modo que fique um em cada folha. 

2. A partir das frutas trazidas pelas crianças, em uma roda de conversa, peça para que cada uma destaque as características de sua fruta, como por exemplo: a cor; textura; sabor; formato, etc.

3. Após essa discussão, entregue a folha com a fruta impressa para cada criança, de forma que o desenho que ela receba seja o da fruta que trouxe para a discussão. E assim, estimule-as a montar um mosaico. Para isso, serão necessários:

- Diversos pedaços de EVA coloridos;

- Cola;

- Tesoura;

4. Peça para que as crianças cortem os EVA's em "quadradinhos", e assim, colem na figura até deixá-la bem colorida. Depois ajude cada criança a escrever o nome da fruta no desenho correspondente.

5. Depois da confecção dos mosaicos faça uma exposição na escola, demonstrando o trabalho das crianças.

6. Ao final, com as frutas trazidas pelas crianças, faça uma deliciosa salada de frutas.

 

* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) Bibliografia de apoio:

GUTO, Lins. Salada de Frutas. Editora Prumo, 2009.

JOSÉ, Elias. Poesia e Fruta doce e gostosa. Editora FTD, 2006.

GUILLAIN, Charlotte. Frutos. Editora: Heinemann, 2008. (idioma: espanhol).

 

b) Livros de Ciências para Educação Infantil:

 

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:  http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

c) Sites de experimentos para Educação Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www.ufv.br/crp/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=45&y=5&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade:

1. Em grupos de 5 alunos, proponha a confecção, com o auxílio de diversos materiais, como: recortes de jornais; recortes de revistas; papel crepom; EVA; papel cartão; algodão; etc; de um cartaz que contenha os diversos tipos de frutas e sua função para as plantas.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.