02/08/2012
![]() |
![]() |
![]() |
Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
- Conhecer as funções da fruta numa planta;
- Identificar as diferentes frutas que existem;
- Compreender as características de cada fruta e sua importância para as plantas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios. No entanto, considera-se importante que se propicie uma discussão do tema com as crianças, antes de aplicar a aula.
Atividade 1: O que é uma fruta?
1. Em roda de conversa, desperte a curiosidade das crianças em relação ao fruto, podendo fazer as seguintes questões:
- O que é uma fruta?
- Como a reconhecemos?
- Onde podemos encontrar frutas na natureza?
- De onde elas veem?
- Para que servem as frutas?
2. Registre as hipóteses das crianças na lousa ou em um cartaz.
3. A partir das hipóteses sugeridas pelas crianças, proponha um passeio pela escola ou pelo arredor da mesma, pedindo para que as crianças recolham tudo aquilo que elas acreditam ser uma fruta.
Atividade 2: Descobrindo as frutas
1. Após a coleta dos materiais que as crianças acreditam ser uma fruta, espalhe-os em uma mesa e deixe que elas os observem e manuseiem.
2. Traga novas questões às crianças:
- Será que todos os materiais que recolhemos são frutas?
- Como podemos descobrir isso?
3. A partir das hipóteses sugeridas pelos alunos, conte a seguinte história:
BRAIDO, Eunice. A Semente e o Fruto. São Paulo: FTD, 2009.
Fonte: Editora FTD
4. Ao contar a história procure utilizar-se de instrumentos que ajudem as crianças a visualizá-la. O que pode ser feito tanto com o auxílio de figuras, uso de fantoches ou pela demonstração do livro aos alunos.
5. Ao final da história, faça a sistematização com os alunos sobre as características que uma fruta possui e sobre sua importância. Não se esqueça de enfatizar sua função de proteção e disseminação das sementes, garantindo, assim que a espécie se perpetue e reproduza. Para melhor explicar, utilize-se de uma fruta (pode ser maçã; pera; abacate; uva; laranja), corte-a ao meio e demonstre para os alunos, as sementes em seu interior.
6. Destaque também, os diferentes tipos de frutas que existem e peça para que as crianças tragam, na aula seguinte, a fruta que mais gostam.
Para ilustrar os diversos tipos de frutas, pode ser apresentado às crianças a seguinte música: "Rock das frutas", da Turma do Seu Lobato. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50
ROCK DAS FRUTASTurma do Seu Lobato |
Eô, eôôôô!!! ôôô, eô, eôôôô!!! ôôô Esse é o rock das frutas Vem comigo aprender a cantar Vou te dar uma dica gostosa, se liga Nessa lista que eu vou te mostrar Aqui tem manga, banana, laranja, ameixa, goiaba, pera e abacaxi Aqui tem uva, caju, melancia, tem fruta-do-conde, maçã, kiwi De noite ou de dia Uma fruta sempre cai beeeem Vamos dançar saboreando as frutas Se misturar nessa salada de frutas Rock das frutas é a maior sensação Eô, eôôôô!!! ôôô, eô, eôôôô!!! ôôô Esse é o rock das frutas Vem comigo aprender a dançar Vou te dar uma dica gostosa, se liga Nessa lista que eu vou te mostrar Aqui tem jambo, acerola, morango Tem jabuticaba, tem jaca e caqui Limão, melão, carambola, mamão, graviola, tomate, Abacate, açaí E pra quem não sabia o tomate é fruta tambéeeem Então prepara uma salada ou um suco E vem comigo agitar o salão Rock das frutas em qualquer estação Eô, eôôôô!!! ôôô, eô, eôôôô!!! ôôô |
Fonte: http://letras.mus.br/a-turma-do-seu-lobato/1972281/
Atividade 3: As frutas que mais gostamos.
1. Imprima em uma folha sulfite, diversos contornos de frutas, de modo que fique um em cada folha.
2. A partir das frutas trazidas pelas crianças, em uma roda de conversa, peça para que cada uma destaque as características de sua fruta, como por exemplo: a cor; textura; sabor; formato, etc.
3. Após essa discussão, entregue a folha com a fruta impressa para cada criança, de forma que o desenho que ela receba seja o da fruta que trouxe para a discussão. E assim, estimule-as a montar um mosaico. Para isso, serão necessários:
- Diversos pedaços de EVA coloridos;
- Cola;
- Tesoura;
4. Peça para que as crianças cortem os EVA's em "quadradinhos", e assim, colem na figura até deixá-la bem colorida. Depois ajude cada criança a escrever o nome da fruta no desenho correspondente.
5. Depois da confecção dos mosaicos faça uma exposição na escola, demonstrando o trabalho das crianças.
6. Ao final, com as frutas trazidas pelas crianças, faça uma deliciosa salada de frutas.
* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
a) Bibliografia de apoio:
GUTO, Lins. Salada de Frutas. Editora Prumo, 2009.
JOSÉ, Elias. Poesia e Fruta doce e gostosa. Editora FTD, 2006.
GUILLAIN, Charlotte. Frutos. Editora: Heinemann, 2008. (idioma: espanhol).
b) Livros de Ciências para Educação Infantil:
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
c) Sites de experimentos para Educação Infantil:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade:
1. Em grupos de 5 alunos, proponha a confecção, com o auxílio de diversos materiais, como: recortes de jornais; recortes de revistas; papel crepom; EVA; papel cartão; algodão; etc; de um cartaz que contenha os diversos tipos de frutas e sua função para as plantas.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/10/2014
Cinco estrelasparabéns pelo colocado, com recurso de indicação, a serem usados de grande valia.