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Do que precisa a semente? - Temperatura

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os meios necessários e que interferem no desenvolvimento das sementes;

Compreender como a temperatura pode interferir no crescimento de uma planta.

Duração das atividades
1semana com 20 minutos diários para observação.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o que é uma semente, sua função e os diversos tipos que existem.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1. Em uma "roda de conversa", o professor relembrará com os alunos as características e funções da semente, podendo fazer as seguintes questões:

- O que é uma semente?

- Quais são suas características?

- Como podemos identificar uma semente?

2. Após esta discussão inicial, o professor poderá fazer a seguinte brincadeira:

a- Em uma caixa de sapato toda enfeitada, o professor colocará diversos objetos como:

- Flor;

- Lápis;

- Semente de abacate;

- Semente de feijão;

- Giz de cera;

- Bola de gude;

- Livro pequeno;

- Semente de Girassol;

(e mais  objetos que achar interessante)

b- Após a montagem da caixa, ainda na "roda de conversa", o professor deverá dizer que dentro de sua caixa existem algumas sementes, mas que ele precisa de ajuda para descobrir quais são. Assim, tirando um objeto por vez o professor deverá fazer a seguinte questão:

- É uma semente? Por quê?

Desta forma, o professor irá anotando na lousa ou em um cartaz, as características que os alunos deem para as sementes.

3. Em seguida, ao separarem todas as sementes da caixa, os alunos em duplas, receberão uma folha na qual haverá diversos desenhos, como: carro, boneca, telefone, bicicleta, semente de feijão, semente de girassol, entre outros.  Na qual deverão colorir apenas os desenhos que forem de sementes.

 

Atividade 2:

1. O professor deverá levar vasinhos com plantas já crescidas (podem-se utilizar as plantadas nas aulas anteriores e/ou levar as crianças para passear pela escola e observar as plantas).  A partir da observação feita pelas crianças, o professor deverá questionar:

- Como se formou essa plantinha?

- Como que a semente conseguiu crescer e se transformar em uma planta deste tamanho?

- Ela precisou de algo? Do que?   

2. Com esses questionamentos, pedir para que os alunos, em grupos de 3, com massinha de modelar elaborem os elementos que eles acreditam que ajudaram a semente a crescer.

3. Após a construção dos alunos, o professor pedirá para que cada grupo exponha para os demais colegas o que eles modelaram e "por que" acreditam que esses elementos que fizeram, ajuda. Desta forma, após a apresentação, deverão construir um texto coletivo, no qual o professor servirá de escriba, registrando os fatores e elementos que os alunos elencaram como importantes para o desenvolvimento da semente.

4. Em uma "roda de leitura", com o auxílio de um flanelógrafo o professor poderá contar a seguinte história às crianças: "DE LA BEDOYERE, Camilla. De semente a Girassol. São Paulo: Zastras, 2010."

De semente a girassol

Fonte: Editora Zastras

 

Para confeccionar um flanelógrafo, pode-se consultar o link abaixo:

"Como se faz: Flanelógrafo" - http://www.youtube.com/watch?v=mCq2cS0v7c8

5. Ao final, a partir das informações contidas na história, os alunos deverão ilustrar a mesma, de forma a contemplar os elementos que foram importantes para o crescimento do Girassol.

 

Atividade 3

1. O professor deverá questionar as crianças sobre a temperatura, de forma bem simples, apenas em relação ao quente e ao frio:

- O que acontece quando está quente? Como nos sentimos?

- E quando está frio? Como nos sentimos?

 

2. Após esses questionamento e diante das respostas dos alunos, o professor relembrará tudo que eles disseram que ajuda a planta a crescer, e trazer novas questões, como:

- E a temperatura interfere?

- Quando está muito, muito quente será que a plantinha cresce mais rápido? Ou será que ela não cresce?

- E quando está muito, muito frio? O que acontece?

 

3. Após esses questionamentos registrar as hipóteses dos alunos em um cartaz.

 

4. Em seguida, o professor poderá realizar o seguinte experimento:

 

Materiais necessários:

- 3 semente de um tipo (feijão, milho ou girassol);

- 3 Vasos com terra (que podem ser feitos com garrafa pet);

- Uma lanterna ou uma manta;

- Geladeira (que pode ser a da escola, apenas tomar cuidado com os demais produtos contidos nesta);

- 1 Pote com água;

 

Procedimentos:

- Em cada um dos vasos com terra plante uma semente, não se esqueça de colocar um pouco de água em cada vasinho;

- Após o plantio, com a ajuda dos alunos, coloque cada um dos vasos nos três lugares diferentes: um dentro da geladeira; outro sob a lanterna ligada (apenas atente-se para que a luz seja forte e  vá direto ao vaso e que a mesma não seja desligada) ou sob a manta; e deixe uma no jardim da escola.

4. Após a separação dos vasos, o professor entregará uma folha que contenha o desenho de três vasos escritos: Quente, Frio e Ambiente; em cada um o aluno deverá desenhar o acredita que acontecerá com a respectiva planta.

5. O professor deverá deixar uma tabela no canto da sala e durante uma ou duas semanas, junto com os alunos deverá observar o que está ocorrendo com as plantas e registrar nesta tabela, o que pode ser feito por meio de gravuras ou escrita.    

Tabela 1: QUENTE

DATA OBSERVAÇÃO

15/07/2012

Primeiro Dia

Planta permanece igual
 

 

Tabela 2: FRIO

DATA OBSERVAÇÃO

15/07/2012

Primeiro Dia

Planta permanece igual
 

 

 

Tabela 3: AMBIENTE

DATA OBSERVAÇÃO

15/07/2012

Primeiro dia

Planta permanece igual
 

 

 

6. Ao final do tempo previsto (uma ou duas semanas) o professor, em uma "roda de conversa", deverá discutir com os alunos, as seguintes questões:

- O que aconteceu em cada um dos vasos?

- A temperatura interferiu no desenvolvimento da semente?

7. Ao final entregar a mesma folha com os vasos em branco para que os alunos desenhem o que realmente aconteceu, e comparem com o desenho anterior.

8. O professor deve sistematizar o conhecimento em forma de um texto coletivo, no qual os alunos podem ser os ilustradores do mesmo. E ao final, se achar necessário transformar o texto em um livro coletivo da turma.

 

* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos para Educação Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/

http://nautilus.fis.uc.pt/cab/

http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm

http://www.ufv.br/crp/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=d9bb0c3d&tema=d85a0c66&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=28&y=8&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Os alunos, com a ajuda do professor, poderão inventar uma história sobre três sementes que foram parar em lugares diferentes, destacando o que foi observado durante o experimento da atividade 3. Desta forma, poderão ser construídas diversas personagens, com diferentes materiais, conforme a história necessite, podendo utilizar-se do flanelógrafo construído pelo professor para contar a mesma. A qual pode ser socializada com todos os colegas da escola. 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

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