Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Experiências com a escrita:melhorando a nossa letra

 

01/03/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

        

- Estabelecer uma relação lúdica com a escrita

-Experimentar diferentes possibilidades de tipos escrita (diferentes tamanhos e formas)

 -Levantar e testa hipóteses sobre caligrafia (a historia da caligrafia)

Duração das atividades
Uma aula de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa Informal 

  O professor inicia a aula perguntando aos alunos quais são os museus que eles conhecem ou já ouviram falar. Ele  estimula os alunos a imaginarem quais os tipos de  museus que já existem e quais eles gostariam de inventar (Museu de um time de futebol, de determinado brinquedo, das figurinhas, do chiclete etc...)  

O professor conclui a conversa dizendo que já existem vários tipos de Museu pelo mundo e que eles terão tempo para pesquisar depois num site de busca da Internet.  

 Exemplos de Museus que existem:

 1 – Museu dos esgotos em Paris 2 – Museu das coleiras de cão em Kent (Inglaterra) 3 – Museu da Cadeira (Rio de Janeiro) 4 – Museu da Banana  (Califórnia) 5 – Museu da Mágica (São Paulo).

Museu da Banana : http://obviousmag.org/archives/uploads/2010/09/21/ZZ523AC2AA.jpg

O professor divide a turma em quatro grupos e mostra quatro papéis escritos e pede que cada grupo formule hipóteses sobre eles.  

 

 http://www.letsvamos.com/letsblogar/wp-content/uploads/2009/03/martinez1.jpg

Sugestões de Escritas que podem ser impressas e distribuídas entre os grupos:

 1- http://hgespuny.sites.uol.com.br/goldsquare/HieroFonts1.jpg 1

(hieróglifo egício)

2-http://www.eb1-sto-antonio-n1.rcts.pt/images/imagens-05/arabe.gif

(escrita árabe)

3-http://ekso.tripod.com/hist1/3-pre-col_arquivos/image028.gif  

(escrita maia)

4-http://www.tremendotaller.cl/dgbase/wp-content/uploads/caligrafia_chinesa2.jpg

(caligrafia chinesa)

 

Conclusão da Atividade:  

 Há diferentes formas de escrita, por isso há Museus da Caligrafia.

A direção da escrita é arbitrária e as formas das letras também.

Caligrafia Árabe : http://3.bp.blogspot.com/__FSXbtt4Jv4/TBFlI92EVgI/AAAAAAAAFDw/nMg7a2Pyj8Q/s1600/islm6.jpg

 

Laboratório de Informática

O professor leva os seus alunos ao Laboratório de Informática para pesquisar como são os seu nomes em diferentes tipos de escrita e descobrir curiosidades sobre a caligrafia.

Sugestão de links:

1-Como se escreve o seu nome em chinês ?

 http://www.a-china.info/nomes/pesquisa.html   

2-Como se escreve o seu  nome se escreve em hieróglifos.  

 http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html   

 

Jogo em Sala de Aula : Você conhece a caligrafia dos seus colegas?

   O professor distribui folhas em branco e pede que os alunos escrevam uma frase nela sem assinar.   Recolhe, mistura os papéis e entrega fora de ordem as folhas.  Os alunos deverão reconhecer qual o aluno que escreveu a frase pela caligrafia dele.

  Depois da atividade, concluir com os alunos que a caligrafia se modifica com o tempo e definir o que é caligrafia.   Solicitar que registrem a conclusão.   

Sugestão de Conclusão: 

  O que é caligrafia:   Caligrafia vem de duas palavras gregas: kalli, significando beleza, e grafia, a escrita. Então caligrafia é a arte da escrita bela.   A Caligrafia hoje em dia é considerada como uma expressão de arte em muitas culturas.   A caligrafia vai sendo construída ao longo dos anos e é uma expressão pessoal.   

  Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Caligrafia  

Sugestão de Atividade

Montar com os alunos uma Exposição de Caligrafia, pedindo a várias pessoas que escrevam a mesma frase.

Recursos Complementares

 

 

  1-Algumas regras da escrita em árabe

   http://www.joaoleitao.com/nomes-arabe/aprender-escrever/   

2-Informações sobre os sinais que os maias utilizavam para escrever.  

 http://pt.euronews.net/2010/06/22/escrita-maia/       

  3-Alguns museus interessantes:

http://www.city.fukuyama.hiroshima.jp/shiminsoudan/portuguese/kankou_fukuyama.html

Avaliação

A avaliação será realizada durante toda a aula. Deve ser observado se o aluno cumpre as suas tarefas dentro do tempo combinado, se respeita as regras da sala e do Laboratório de Informática e a sua colaboração na Exposição de Caligrafia.

Ao final das atividades, é necessário observar se o aluno é capaz de definir  por escrito  ou oralmente o que é caligrafia.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.