01/03/2011
Célia Brito
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
- Estabelecer uma relação lúdica com a escrita
-Experimentar diferentes possibilidades de tipos escrita (diferentes tamanhos e formas)
-Levantar e testa hipóteses sobre caligrafia (a historia da caligrafia)
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Conversa Informal
O professor inicia a aula perguntando aos alunos quais são os museus que eles conhecem ou já ouviram falar. Ele estimula os alunos a imaginarem quais os tipos de museus que já existem e quais eles gostariam de inventar (Museu de um time de futebol, de determinado brinquedo, das figurinhas, do chiclete etc...)
O professor conclui a conversa dizendo que já existem vários tipos de Museu pelo mundo e que eles terão tempo para pesquisar depois num site de busca da Internet.
Exemplos de Museus que existem:
1 – Museu dos esgotos em Paris 2 – Museu das coleiras de cão em Kent (Inglaterra) 3 – Museu da Cadeira (Rio de Janeiro) 4 – Museu da Banana (Califórnia) 5 – Museu da Mágica (São Paulo).
Museu da Banana : http://obviousmag.org/archives/uploads/2010/09/21/ZZ523AC2AA.jpg
O professor divide a turma em quatro grupos e mostra quatro papéis escritos e pede que cada grupo formule hipóteses sobre eles.
http://www.letsvamos.com/letsblogar/wp-content/uploads/2009/03/martinez1.jpg
Sugestões de Escritas que podem ser impressas e distribuídas entre os grupos:
1- http://hgespuny.sites.uol.com.br/goldsquare/HieroFonts1.jpg 1
(hieróglifo egício)
2-http://www.eb1-sto-antonio-n1.rcts.pt/images/imagens-05/arabe.gif
(escrita árabe)
3-http://ekso.tripod.com/hist1/3-pre-col_arquivos/image028.gif
(escrita maia)
4-http://www.tremendotaller.cl/dgbase/wp-content/uploads/caligrafia_chinesa2.jpg
(caligrafia chinesa)
Conclusão da Atividade:
Há diferentes formas de escrita, por isso há Museus da Caligrafia.
A direção da escrita é arbitrária e as formas das letras também.
Caligrafia Árabe : http://3.bp.blogspot.com/__FSXbtt4Jv4/TBFlI92EVgI/AAAAAAAAFDw/nMg7a2Pyj8Q/s1600/islm6.jpg
Laboratório de Informática
O professor leva os seus alunos ao Laboratório de Informática para pesquisar como são os seu nomes em diferentes tipos de escrita e descobrir curiosidades sobre a caligrafia.
Sugestão de links:
1-Como se escreve o seu nome em chinês ?
http://www.a-china.info/nomes/pesquisa.html
2-Como se escreve o seu nome se escreve em hieróglifos.
http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html
Jogo em Sala de Aula : Você conhece a caligrafia dos seus colegas?
O professor distribui folhas em branco e pede que os alunos escrevam uma frase nela sem assinar. Recolhe, mistura os papéis e entrega fora de ordem as folhas. Os alunos deverão reconhecer qual o aluno que escreveu a frase pela caligrafia dele.
Depois da atividade, concluir com os alunos que a caligrafia se modifica com o tempo e definir o que é caligrafia. Solicitar que registrem a conclusão.
Sugestão de Conclusão:
O que é caligrafia: Caligrafia vem de duas palavras gregas: kalli, significando beleza, e grafia, a escrita. Então caligrafia é a arte da escrita bela. A Caligrafia hoje em dia é considerada como uma expressão de arte em muitas culturas. A caligrafia vai sendo construída ao longo dos anos e é uma expressão pessoal.
Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Caligrafia
Sugestão de Atividade
Montar com os alunos uma Exposição de Caligrafia, pedindo a várias pessoas que escrevam a mesma frase.
1-Algumas regras da escrita em árabe
http://www.joaoleitao.com/nomes-arabe/aprender-escrever/
2-Informações sobre os sinais que os maias utilizavam para escrever.
http://pt.euronews.net/2010/06/22/escrita-maia/
3-Alguns museus interessantes:
http://www.city.fukuyama.hiroshima.jp/shiminsoudan/portuguese/kankou_fukuyama.html
A avaliação será realizada durante toda a aula. Deve ser observado se o aluno cumpre as suas tarefas dentro do tempo combinado, se respeita as regras da sala e do Laboratório de Informática e a sua colaboração na Exposição de Caligrafia.
Ao final das atividades, é necessário observar se o aluno é capaz de definir por escrito ou oralmente o que é caligrafia.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!