18/08/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
1) Compreender o significado da palavra justiça.
2) Perceber como as pessoas, de uma maneira geral, têm agido nas relações com os outros na sociedade.
3) Identificar situações na comunidade em que se observam atos de justiça.
4) Reconhecer a importância do valor justiça na formação do cidadão.
Comentários introdutórios ao/a professor/a:
Professor/a trabalhar o tema "justiça" na escola é essencial para auxiliar os/as alunos/as a refletirem sobre seus comportamentos e a se colocar no lugar do outro antes de agir, ou tomar uma atitude que ultrapasse os direitos do outro. O tema justiça passa por uma questão legal, mas também por uma questão ética. Nesse sentido, caso sinta necessidade, sugere-se que o tema ética seja abordado no início da aula. Pergunte aos/as alunos/as o que entendem por ética, dê e solicite exemplos de atitudes éticas presentes na escola.
Professor/a, sugere-se que essa aula seja realizada com alunos a partir de 9 anos em virtude do tema e dos recursos utilizados. Para iniciar e/ou complementar sua aula, você poderá utilizar as aulas publicadas no Portal do Professor e intituladas:
"A JUSTIÇA NA SALA DE AULA", disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21799
"INJUSTIÇA: TÔ FORA!", disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21806
Atividade 1:
1º Momento: Explorar com os/as alunos/as o significado da palavra JUSTIÇA. Perguntar inicialmente o que lhes vem à mente quando escutam essa palavra. Esclarecer aos/as alunos/as que falar de justiça pressupõe falar de direitos e deveres do cidadão e que é muito importante que as crianças tenham consciência dos mesmos, tanto para exercê-los, quanto para reivindicá-los, caso se sintam desrespeitadas ou injustiçadas.
2º Momento: Assistir ao vídeo: “Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente com Renatinha”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE&feature=related
3º Momento: Dividir o grupo em trios para que respondam às seguintes questões:
1) Para que serve o Estatuto da Criança e do Adolescente?
2) O que prevê tal Estatuto?
3) Na sua percepção, em que circunstâncias o ECA é desrespeitado? Cite algum exemplo.
4) Que medidas devem ser tomadas para que o ECA seja cumprido em nossa sociedade?
4º Momento: Socializar as respostas dos/as alunos e ressaltar a importância de se conhecer os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, para se fazer cumprir o ECA em prol de uma sociedade mais justa e solidária.
Atividade 2:
1º Momento: Convidar os/as alunos/as a se sentarem em círculo para ouvirem a história: “Robin Hood”. Professor/a você poderá utilizar qualquer versão do clássico. Caso não o encontre disponível em sua escola, você poderá acessá-la através do portal do Domínio Público:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16604
Outra opção é disponibilizar aos alunos a sinopse da obra.
Sinopse: “O Rei Ricardo desaparece em uma batalha, e o trono da Inglaterra é tomado pelo perverso príncipe João, que passa a perseguir e explorar os pobres. Disposto a lutar por justiça Robert Lockesley segue para a Floresta de Sherwood e lá torna-se Robin Hood, agindo sempre em defesa dos fracos e oprimidos e lutando para reaver o trono de Ricardo, que estava vivo. A obra expõe a desigualdade social e as revoltas em busca da justiça no tempo do histórico monarca Ricardo Coração de Leão”.
Imagem e sinopse disponíveis em:
2º Momento: Dividir o grupo em duplas e propor a reflexão sobre o vídeo a partir das seguintes questões:
1) Em termos legais, você considera correta a atitude de Robin Hood ? Por quê?
2) Na sua percepção, o herói agiu de forma justa? Com quem? Por quê?
3) Para você, quem deve lutar pelos fracos e oprimidos? Justifique sua resposta.
3º Momento: Ainda em duplas, os/as alunos/as deverão propor ações para os responsáveis pela comunidade de forma a garantir os direitos das pessoas carentes, e que sofrem com as desigualdades sociais.
Atividade 3:
1º Momento: Assistir ao vídeo: “Os direitos do cidadão e o promotor de justiça” , disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=LzwEzHNbUZE&feature=related
2º Momento: Refletir com os/as alunos/as a partir das seguintes questões: O que o vídeo retrata? Quais são os direitos do cidadão? Qual o papel do promotor de justiça?
3º Momento: Individualmente, cada aluno/a deverá escrever uma carta direcionada a um promotor de justiça de sua cidade solicitando que os direitos dos cidadãos sejam respeitados.
Artigo eletrônico: Injustiça na escola: representações sociais de alunos do ensino fundamental e médio, disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a04.pdf
Artigo eletrônico: “Prática de valores na escola”, disponível em:
Vídeo Youtube: "É preciso ser justo para se fazer justiça", disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=_-AgIqGgqUI&NR=1
Vídeo Youtube: “Defensoria Pública ensina ética nas escolas de Ribeirão Preto (SP)”, disponível em:
Professor/a, a avaliação deverá ser contínua. Procure observar se os/as alunos/as se sensibilizaram com as discussões sobre a justiça. Identifique o envolvimento dos/das alunos/as nas atividades propostas e a compreensão dos/das mesmos/as sobre a importância do valor justiça para se viver em harmonia na comunidade, com base nas propostas elaboradas e no texto destinado ao promotor de justiça.
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