01/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com uma situação espacial a representação do terceiro plano de projeção;
Identificar as características fundamentais do terceiro plano de projeção em situação espacial e em épura;
Representar a operação em épura do ponto nos diedros no terceiro plano;
Resolver questões em épura do terceiro plano.
Estudo do ponto, épura do ponto, planos de projeção.
Professor, peça a participação de quatro alunos.
Será necessário um bastão de madeira, plástico para a identificação do plano, placas de isopor, muro ou paredes e chão do pátio do colégio.
Os alunos deverão segurar e esticar o plástico na situação contextualizada. Figura 1
Professor, os alunos deverão observar que este plano, identificado como perfil, é um plano lateral de projeção.
Pergunte aos alunos qual a utilidade de um plano lateral. Poderemos solicitar que dois alunos segurem o bastão de madeira na posição representada na figura 2 e que mais dois alunos estiquem um fio até o muro, representandor a imagem vertical do bastão.
Figura 2
Teremos a representação no chão à projeção horizontal do bastão.
Peça para dois alunos esticarem fios até o plástico, ou seja, o plano lateral e determinarem a projeção lateral do bastão.
E no plano de perfil teremos a imagem da projeção lateral do bastão. Figura 3
Os alunos deverão perceber a utilidade do plano de perfil como plano lateral de projeção. Atividade 1: Solicite que os alunos representem as imagens do bastão no plano vertical, plano horizontal e no plano lateral, para isso distribua folhas de papel de formato A4. Exemplo:
Solicite aos alunos que representem no local do colégio utilizado, as imagens de alguns colegas nos planos solicitados, conforme as representações do bastão.
Atividade 2:
Em sala de aula coloque a mesa do professor encostada no quadro de giz e coloque um espelho apoiado. Figura 4
A idéia é colocar objetos encima da mesa e os alunos representarem a imagem do objeto no plano vertical – quadro de giz, horizontal – tampo de mesa e plano lateral – o espelho. Os objetos utilizados poderão ser:
Uma bola, uma caixa de bombom, uma régua, um estojo.
Com as imagens representadas dos objetos nos planos (quadro de giz, tampo de mesa e espelho) solicite que os alunos as apresentem em folhas de papel em formato A4.
Atividade 3:
Professor, separe a turma em grupos e distribua algumas imagens e solicite que cada grupo faça uma apresentação que inclua:
1. Representação no quadro negro das imagens projetadas nos planos lateral, horizontal e vertical;
2. Solicite que o grupo escolha uma imagem de outro grupo. Em seguida, peça para que imaginem os objetos das figuras um ao lado do outro.
Para finalizar, solicite que eles representem os objetos projetadas nos planos lateral, horizontal e vertical.
Sugestões de imagens:
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar com uma situação espacial a representação do plano de perfil?
Os alunos souberam identificar as características fundamentais do plano de perfil?
Os alunos souberam representar as imagens do objeto no plano de perfil como plano de projeção lateral?
Os alunos demonstraram saber resolver questões de representação de imagens nos três planos de projeção?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!