16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com uma situação espacial a representação de pertinência de reta a plano;
Identificar e representar as imagens dos casos de pertinência de reta a plano;
Resolver questões de pertinência de reta a plano.
Estudo das retas e dos planos e suas imagens em projeções.
Professor a noção de pertinência de reta a plano, sugere-se apresentar uma situação espacial com a uma maquete. Esta maquete conterá três planos de projeção (vertical, horizontal e lateral), sendo representado em cartolina na cor branca. Em cartolina azul marinho representará o Plano de projeção - Horizontal. Figura 1
Figura 1
Sobre o Plano Horizontal, sugere-se colocar três varetas de madeira na cor branca, que serão as retas contidas neste plano.
Com a participação dos alunos, identifique as retas contidas neste plano. São elas: Reta de Topo, Reta Horizontal e Reta Fronto-Horizontal.
Professor, com a maquete utilizada para a representação das retas contidas no plano horizontal, apresente uma Reta Vertical.
Professor, pergunte aos alunos se a Reta Vertical está contida no Plano Horizontal. Os alunos deverão responder que não,porque existe apenas um ponto pertencente da reta no plano.A reta não se encontra totalmente contida no plano.
Professor, oriente-os que é necessário a reta estar contida totalmente no plano de projeção para pertencer ao plano.
Atividade 1:
Dentro da sala de aula, apresente uma imagem do plano frontal e das seguintes retas: reta frontal, reta vertical, reta de topo.
Peça para os alunos identificarem no plano apresentado, as possíveis retas que possuem pertinência neste plano.
Solicite as imagens das projeções verticais e horizontais das retas. Figura 2
Figura 02
Atividade 2:
Professor, sugere-se distribuir as imagens de alguns planos de projeção para os alunos. Apresente alguns canudos que deverão representar algumas retas por exemplo: Reta Horizontal, Reta Vertical e uma reta Genérica. Os alunos deverão observar os planos e a posição destas retas, assim conforme o plano escolhido, poderão reconhecer se a reta ou as retas pertencem ao plano.
Professor, sugere-se trabalhar com os alunos, todas as retas e todos os planos de projeção.
Figura 3
Atividade 3:
Professor , proponha uma atividade no pátio do colégio.Os alunos deverão participar da montagem de uma situação contextualizada de um plano de projeção.
Distribua uma imagem conforme a figura 04, para ser trabalhada com duplas de alunos.As duplas deverão receber material indicado nas imagens para execução das maquetes em tamanhos reais.
Os alunos deverão ser distribuidos em algumas partes do pátio do colégio e receberem pequenas orientações para a execução de montagem das maquetes.
Professor, durante as montagens, solicite aos alunos, nome dos planos, das retas que estão contidas neste plano.
Professor, sugere-se outras aulas externas com os alunos, onde se poderá montar outros planos de projeção e suas respectivas retas contidas nos planos de projeção.
Figura 4
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
As imagens foram criadas pela autora das aulas com o software geogebra
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar com a situação contextualizada a pertinência de reta a plano?
Os alunos souberam representar e identificar as imagens das projeções das retas no plano vertical (muro) e horizontal (chão)?
Os alunos resolver questões de pertinência de reta a plano com suas imagens de projeção?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!