02/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com situação espacial as retas principais dos planos frontais e horizontais;
Identificar e representar as imagens de projeção das retas principais dos planos frontais e horizontais;
Identificar com situação espacial as retas de Máximo Declive e Máxima Inclinação de um plano;
Identificar e representar as imagens de projeção das retas Máxima Declive e Máxima Inclinação de um plano;
Resolver questões de reta principais de plano, reta de Máximo Declive e Máxima Inclinação de um plano.
Estudo das retas e dos planos e suas imagens em projeções e pertinência de reta e dos planos.
Professor sugere-se trabalhar este conteúdo usando o pátio da escola, onde utilizaremos o muro como plano vertical de projeção e o chão como plano horizontal de projeção.
Vamos utilizar plástico para representar o plano genérico de projeção.
Os alunos deverão participar na execução das tarefas ajudando a esticarem o plástico e segurando retas, que serão representadas com bastão de jornal.
Oriente os alunos para que eles possam construir retas num plano, dê maior importância para as retas do plano que são paralelas a qualquer dos planos de projeção, tais retas denominam-se principais do plano. Figura 1
Peça aos alunos para representarem as imagens do plano no muro e no chão e faça com que observem as projeções das retas, conforme as definições e observações das retas principais do plano.
As imagens de projeções do plano no muro e no chão, deverão ser apresentadas assim:
Solicite aos alunos para colocarem um bastão de jornal perpendicular a imagem de projeção do plano no chão, ou seja, a projeção horizontal do plano. Figura 2
A reta é identificada como reta de máximo declive, ou seja, a reta que faz 90° com a projeção horizontal do plano.
Pergunte aos alunos se colocarmos agora uma reta perpendicular com a projeção vertical do plano, como poderia ser? Figura 3
Esta reta é identificada como a reta de máxima inclinação, ou seja, a reta que faz 90° com a projeção vertical do plano.
Atividade 1:
Em um plano de topo como os alunos representariam uma reta principal desse plano? Leve os alunos para o pátio para participarem e observarem a experiência com o plano de topo.Figura 4
Solicite: As imagens do plano no muro e no chão; A reta no plano e suas imagens de projeção.
Atividade 2:
Peça para os alunos em sala de aula, representar as imagens de projeção do plano genérico e do plano de topo contendo as retas principais do plano.
Atividade 3:
Forneça para os alunos a imagem de dois planos genéricos e solicite que representem as retas de máximo declive e máxima inclinação.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar com situação espacial as retas principais frontais e horizontais nos planos genéricos e topo?
Os alunos souberam representar as imagens das retas principais?
Os alunos identificaram com situação espacial retas de Máximo declive e Máxima inclinação?
Os alunos souberam representar as imagens das projeções verticais e horizontais das retas de máximo declive e máxima inclinação?
Os alunos souberam resolver questões de retas principais de um plano?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!