16/02/2011
Maria de Fátima Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com situação espacial as posições relativas de reta a plano;
Identificar as principais características das posições relativas de reta a plano;
Resolver questões das posições relativas de reta a plano.
Estudo da reta, estudo do plano.
Professor, sugere-se apresentar aos alunos noções de Posições Relativas de reta e plano em sala de aula e com materiais bem simples.
Poderemos:
Utilizar placas de EVA coloridas;
Bastões feitos de jornal.
Divida a turma em três grupos e determine:
Que o primeiro grupo pegue uma placa de EVA e três bastões;
O segundo grupo pegue uma placa e dois bastões e;
O terceiro grupo pegue duas placas e cinco bastões.
O primeiro grupo vai colocar a placa sobre uma mesa, e colocar os três bastões sobre o plano, sendo que os bastões devem cruzar. Figura 1
Pergunte aos alunos se os bastões estão contidos no plano?
Deverão responder que sim e observar, que estão contidos no plano nesta posição, conseqüentemente, os bastões pertencem ao plano.
Pergunte aos alunos se os bastões estão contidos no plano.
Já o segundo grupo deverá colocar sobre a placa, um bastão.
Solicite que um aluno segure um bastão em posição paralela ao que está sobre a placa.
Figura 2.
Pergunte ao grupo se o bastão que está sendo seguro é paralelo ao bastão do plano.
Deverão responder que sim.
Podemos afirmar que uma reta(r) é paralela a um plano (α), quando verificamos que (α),contém uma reta (s) paralela a (r). Figura2
O terceiro grupo deverá colocar um bastão na placa e manter outro bastão interceptando o plano e o bastão contido no plano. Figura 3
O grupo deverá poder afirmar que uma reta (a) intercepta um plano (α), quando verificamos que (α) contém uma reta (b) concorrente com (a).
Atividade 1:
Elabore uma atividade dinâmica com os alunos, sendo que eles terão um tempo em sala de aula para idealizarem painéis de estudos sobre “Posições Relativas de Retas a Planos”.
Oriente-os que os painéis deverão ser ilustrativos e que serão apresentados como um seminário.
Exemplo:
Peça para os alunos representarem as imagens (projeções) das retas nos planos e solicite que justifiquem as representações gráficas.
Atividade 2:
Solicite aos alunos que apresentem um trabalho escrito, sobre as experiências com as placas de EVA e os bastões na sala de aula.
Oriente-os para registrarem todas as observações obtidas, e que este material será utilizado para uma avaliação individual.
Atividade 3:
Para essa atividade será necessário:
Separe a turma em 3 grupos, dê as placas de isopor, os palitos de sorvete e as tintas, solicite que os alunos pintem a placa de isopor e os palitos.
Peça para eles representarem retas contidas nos planos, retas paralelas aos planos e retas que inteceptam ao plano. Peça para eles fazerem uma apresentação explicativa.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
as imagens foram criadas pela autora das aulas com software GeoGebra
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar com situação espacial as posições relativas entre retas a planos;
Os alunos demonstraram saber identificar as características das posições relativas entre retas a planos;
Os alunos souberam resolver questões com as imagens de interseção de planos?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!