01/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com situação espacial a interseção de planos de projeção auxiliares (genérico e frontal), (topo e horizontal e (genérico e genérico);
Identificar e representar as imagens das interseções dos planos de projeção auxiliares;
Resolver questões em épura de interseção de planos de projeção.
Estudo dos planos, imagens dos planos nos planos de projeção (vertical e horizontal).
Professor, trabalhe a interseção dos planos de projeção auxiliares, no caso, plano vertical, horizontal e lateral.
Utilize peças de encaixes de isopor para simularem os planos.
A idéia é apresentar três encaixes com as placas de isopor, que representarão os planos interceptados.
Professor, será necessário placas de isopor e cola de isopor.
As figuras ilustrarão como poderão ser feitos as interseções dos planos.
A cada dois planos interceptados criaríamos uma escultura. Figura 1
Professor, oriente os alunos que observem que a interseção dos planos, fica localizada e determinada conforme a figura 1.
Figura 2
Na figura 2, oriente os alunos para que observem a reta de interseção dos planos.
1. Pergunte a eles que posição a reta de interseção possui em relação à imagem do plano genérico assinalado na figura 2.
Agora vamos montar a interseção dos planos de topo e horizontal. Figura 3
2. Professor, oriente os alunos que observem que a interseção dos planos fica localizada e determinada conforme a figura 3.
3. Pergunte a eles que posição a reta de interseção possui em relação à imagem do plano de topo, no plano horizontal da figura 3.
4. Professor, oriente os alunos que observem que a interseção dos planos fica localizada e determinada conforme a figura 4.
5. Pergunte a eles que posição a reta de interseção possui em relação à imagem dos planos genéricos no plano horizontal.
Atividade 1:
Apresente as imagens das seguintes projeções dos planos de projeção como auxiliares.
Peça para os alunos identificarem, quais são os planos que estão representados em cada caso de interseção e as retas resultantes das interseções.
Atividade 2:
Forneça para os alunos cartolinas coloridas e peça, que idealizem interseções dos planos auxiliares, compondo formas de aspecto escultural.
Atividade 3:
Professor, apresente formas com blocos de espuma e solicite aos alunos identificarem os planos de projeção auxiliares.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Sugestões de sites de estudo de planos para servir de orientação, base ou reciclagem para o professor :
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos identificaram com situação espacial a interseção de planos de projeção auxiliares (genérico e frontal), (topo e horizontal), (genérico e genérico)?
Os alunos identificaram e representaram as imagens das interseções dos planos de projeção auxiliares?
Os alunos resolveram questões com as imagens dos planos de projeção auxiliares?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!