Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudo do Plano: Planos de Projeção Auxiliares

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar com situação espacial a interseção de planos de projeção auxiliares (genérico e frontal), (topo e horizontal e (genérico e genérico);
Identificar e representar as imagens das interseções dos planos de projeção auxiliares;
Resolver questões em épura de interseção de planos de projeção.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo dos planos, imagens dos planos nos planos de projeção (vertical e horizontal).

Estratégias e recursos da aula

Professor, trabalhe a interseção dos planos de projeção auxiliares, no caso, plano vertical, horizontal e lateral.

Utilize peças de encaixes de isopor para simularem os planos.
A idéia é apresentar três encaixes com as placas de isopor, que representarão os planos interceptados.

Professor, será necessário placas de isopor e cola de isopor.
As figuras ilustrarão como poderão ser feitos as interseções dos planos.

A cada dois planos interceptados criaríamos uma escultura. Figura 1

Professor, oriente os alunos que observem que a interseção dos planos, fica localizada e determinada conforme a figura 1. 

Figura 2

Na figura 2, oriente os alunos para que observem a reta de interseção dos planos.

1. Pergunte a eles que posição a reta de interseção possui em relação à imagem do plano genérico assinalado na figura 2.
Agora vamos montar a interseção dos planos de topo e horizontal. Figura 3  

2. Professor, oriente os alunos que observem que a interseção dos planos fica localizada e determinada conforme a figura 3.

3. Pergunte a eles que posição a reta de interseção possui em relação à imagem do plano de topo, no plano horizontal da figura 3.

 

4. Professor, oriente os alunos que observem que a interseção dos planos fica localizada e determinada conforme a figura 4.
5. Pergunte a eles que posição a reta de interseção possui em relação à imagem dos planos genéricos no plano horizontal.

 Atividade 1:
Apresente as imagens das seguintes projeções dos planos de projeção como auxiliares.

Peça para os alunos identificarem, quais são os planos que estão representados em cada caso de interseção e as retas resultantes das interseções.

Atividade 2:
Forneça para os alunos cartolinas coloridas e peça, que idealizem interseções dos planos auxiliares, compondo formas de aspecto escultural.

Atividade 3:
Professor, apresente formas com blocos de espuma e solicite aos alunos identificarem os planos de projeção auxiliares.

                                                   

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos identificaram com situação espacial a interseção de planos de projeção auxiliares (genérico e frontal), (topo e horizontal), (genérico e genérico)?

Os alunos identificaram e representaram as imagens das interseções dos planos de projeção auxiliares?

Os alunos resolveram questões com as imagens dos planos de projeção auxiliares?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.