Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudo dos Plano: Figuras contidas em planos projetantes

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar com situação espacial figuras contidas em planos projetantes e oblíquos;
Representar, as imagens dos planos e das figuras contidas nos planos;
Resolver questões elaboradas com imagens de figuras contidas em planos.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo dos planos, estudo das retas, imagens dos planos no plano vertical e horizontal de projeção.

Estratégias e recursos da aula

Professor precisará de placas de isopor, bastões de jornal, para construir maquetes, de cada um dos sete planos de projeção. Figura 1

Professor ensine os alunos a fazer bastões de folhas de jornal, onde representarão retas contidas nos planos.
Sugere-se dividir a turma em sete grupos e cada um utilizará os bastões, para criarem figuras contidas e possíveis no plano.

Exemplo:
Grupo 1 – maquete do plano horizontal ou de nível.
No plano horizontal, pergunte aos alunos que retas seriam possíveis estarem contidas no plano? Figura 1

Oriente os alunos que pesquisem e identifiquem quais as retas, que poderão estar totalmente no plano?
E que figura poderão fazer com estas retas? Com ajuda dos alunos do grupo, deverão representar um triângulo. Figura 2

  

Professor oriente os demais grupos da mesma forma que o primeiro grupo.Solicite que cada grupo apresente as retas contidas no seu plano e as figuras representadas com as retas.

Na figura 3, temos o plano vertical onde os alunos deverão ser orientados, quanto à inclinação do plano.

Deverão identificar e representar com os bastões as retas e a figura contida no plano.

Atividade 1:
Promova uma apresentação em grupo na sala de aula, onde cada um deverá identificar as retas e a figura obtida no plano.Professor divida os grupos, cujos planos sejam projetantes, ou seja, perpendiculares em relação ao plano vertical ou ao horizontal de projeção.
A ordem 1- perpendiculares em relação ao plano vertical ou ao horizontal de projeção.     

Agora a apresentação seria dos grupos, cujos planos sejam perpendiculares e ou oblíquos em relação ao plano horizontal ou ao vertical de projeção.    

A ordem 2- perpendiculares e ou oblíquos em relação ao plano horizontal ou ao vertical de projeção.

Atividade 2:
Solicite aos alunos de cada grupo, que apresentem as imagens de cada figura obtida no plano.Exemplo:

Solicicite aos alunos após as apresentações, uma exposição dos trabalhos, para outros professores de disciplinas como a Matemática e Artes Visuais e se possível fotografe cada grupo com seus respectivos planos, divulgando e disponibilizando o material para pesquisa.

Atividade 3:

Professor, a sugestão é organizar um Seminário, onde se possa trazer ao colégio, profissionais que utilizam o estudo das formas tridimensionais em suas profissões.

Exemplos: Um engenheiro, um arquiteto e um Design de projeto produto, de interiores de jóias de games.

Professor, sugere-se orientar os alunos para fazerem perguntas aos profissionais, relacionando o estudo da sala de aula e a prática na vida profissional.

 

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

 

Sugerimos alguns sites para auxílio nas áreas de:

Design: http://www.revistadesign.com.br/2/  

Arquitetura: http://casa.abril.com.br/arquitetura/    

Engenharia: http://www.brasilengenharia.com.br/   

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos identificaram com situação espacial reta contida nos planos de projeção?
Os alunos identificaram com situação espacial figura contida em planos projetantes e planos oblíquos?
Os alunos demonstraram resolver questões com as imagens de figuras contidas em planos?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.