14/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar com situação espacial figuras contidas em planos projetantes e oblíquos;
Representar, as imagens dos planos e das figuras contidas nos planos;
Resolver questões elaboradas com imagens de figuras contidas em planos.
Estudo dos planos, estudo das retas, imagens dos planos no plano vertical e horizontal de projeção.
Professor precisará de placas de isopor, bastões de jornal, para construir maquetes, de cada um dos sete planos de projeção. Figura 1
Professor ensine os alunos a fazer bastões de folhas de jornal, onde representarão retas contidas nos planos.
Sugere-se dividir a turma em sete grupos e cada um utilizará os bastões, para criarem figuras contidas e possíveis no plano.
Exemplo:
Grupo 1 – maquete do plano horizontal ou de nível.
No plano horizontal, pergunte aos alunos que retas seriam possíveis estarem contidas no plano? Figura 1
Oriente os alunos que pesquisem e identifiquem quais as retas, que poderão estar totalmente no plano?
E que figura poderão fazer com estas retas? Com ajuda dos alunos do grupo, deverão representar um triângulo. Figura 2
Professor oriente os demais grupos da mesma forma que o primeiro grupo.Solicite que cada grupo apresente as retas contidas no seu plano e as figuras representadas com as retas.
Na figura 3, temos o plano vertical onde os alunos deverão ser orientados, quanto à inclinação do plano.
Deverão identificar e representar com os bastões as retas e a figura contida no plano.
Atividade 1:
Promova uma apresentação em grupo na sala de aula, onde cada um deverá identificar as retas e a figura obtida no plano.Professor divida os grupos, cujos planos sejam projetantes, ou seja, perpendiculares em relação ao plano vertical ou ao horizontal de projeção.
A ordem 1- perpendiculares em relação ao plano vertical ou ao horizontal de projeção.
Agora a apresentação seria dos grupos, cujos planos sejam perpendiculares e ou oblíquos em relação ao plano horizontal ou ao vertical de projeção.
A ordem 2- perpendiculares e ou oblíquos em relação ao plano horizontal ou ao vertical de projeção.
Atividade 2:
Solicite aos alunos de cada grupo, que apresentem as imagens de cada figura obtida no plano.Exemplo:
Solicicite aos alunos após as apresentações, uma exposição dos trabalhos, para outros professores de disciplinas como a Matemática e Artes Visuais e se possível fotografe cada grupo com seus respectivos planos, divulgando e disponibilizando o material para pesquisa.
Atividade 3:
Professor, a sugestão é organizar um Seminário, onde se possa trazer ao colégio, profissionais que utilizam o estudo das formas tridimensionais em suas profissões.
Exemplos: Um engenheiro, um arquiteto e um Design de projeto produto, de interiores de jóias de games.
Professor, sugere-se orientar os alunos para fazerem perguntas aos profissionais, relacionando o estudo da sala de aula e a prática na vida profissional.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Sugerimos alguns sites para auxílio nas áreas de:
Design: http://www.revistadesign.com.br/2/
Arquitetura: http://casa.abril.com.br/arquitetura/
Engenharia: http://www.brasilengenharia.com.br/
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos identificaram com situação espacial reta contida nos planos de projeção?
Os alunos identificaram com situação espacial figura contida em planos projetantes e planos oblíquos?
Os alunos demonstraram resolver questões com as imagens de figuras contidas em planos?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!