Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fusos Horários

 

02/10/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Fusos horários (teóricos e práticos). Linha internacional de mudança de datas (LID) e Horário de verão.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.

 ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), apresente a situação problema descrita abaixo para os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

A Fórmula 1 é realizada em vários países ao longo do ano. A última edição da prova no Japão ocorreu na tarde de domingo, mas a transmissão ao vivo do evento foi realizada no Brasil na madrugada de sábado para domingo.
 

  1. Como isso é possível? O que explica isso?

ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
  • Professor(a), abra o recurso indicado abaixo para acessar o texto e as animações a serem utilizados na aula:
     

 
  • A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.

  • Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no mapa para obter informações sobre fusos horários.

  • Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter mais informações sobre o tema.

  • Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechadas no final da leitura.

  • Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.

  • Interrompa a leitura sempre que aparecer um conceito novo no texto, de modo a complementar e reforçar as explicações. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
     

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões abaixo listadas. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:

  1. O que determina a mudança da hora? Quais são os critérios estabelecidos?

  2. Qual a diferença entre fusos teóricos e fusos práticos? Para que serve?

  3. Qual é o marco que determina o fuso zero? Quando foi obtido? Onde fica? Quando foi estabelecido? Para que serve?

  4. Uma vez estabelecido o fuso zero, como é obtido as horas para os demais lugares?

  5. Com base na leitura, conceitue fuso horário. Para que serve?

  6. O que é a linha internacional de mudança de datas? Quando foi estabelecida? Para que serve?

  7. O que foi e o que se realizou na Conferência Internacional do Meridiano?

  8. Reveja a animação que demonstra os fusos horários do Brasil e identfique: quantos são? Quais são? Qual a diferença de hora em relação ao marco zero?


ATIVIDADE 4: RESOLVENDO À CHARADA
  • Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “relógio”.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Capitão Tormenta e Paco em fusos horários Animação/simulação
Recursos Complementares
Data show, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador, globo terrestre e lanterna.
Avaliação
A avaliação poderá ser uma pesquisa na internet sobre os horários de competições internacionais como Copas do Mundo, Olimpíadas e corridas de Fórmula 1, em países de diferentes continentes. Cada aluno ficará responsável por 5 a 10 eventos em diferentes países e deverá descobrir quantas horas está adiantado ou atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e montar uma tabela. Os resultados da pesquisa deverão ser publicados em um fórum virtual de discussão e aplicados para identificar os horários das competições em nível mundial. Esse fórum pode ser construído em sala de aula ou pode ser proposto como atividade para casa.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 10/15 - 66.67%
  • Quatro estrelas 5/15 - 33.33%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gislene Ferreira, EE Papa joão Paulo , São Paulo - disse:
    gisleneferreira94@hotmail.com

    02/11/2014

    Cinco estrelas

    Nossa , exelente, adorei, vou preparar para aplicar para meus alunos


  • Gislene Ferreira, EE Papa joão Paulo , São Paulo - disse:
    gisleneferreira94@hotmail.com

    02/11/2014

    Cinco estrelas

    Nossa , exelente, adorei, vou preparar para aplicar para meus alunos


  • Susete, CPM João Florêncio Gomes , Bahia - disse:
    etresus2000@yahoo.com.br

    23/02/2014

    Cinco estrelas

    Agradeço a sugestão e parabenizo pela criatividade. Será necessário alterar o fuso do Brasil.


  • Eliací, Luiz Santos , Bahia - disse:
    lia.senna@hotmail.com

    01/04/2013

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Kiki, Alemanha - disse:
    Kiki_lala@hotmail.com

    01/03/2013

    Cinco estrelas

    mim ajudou muito


  • Fernanda, Inst. Est. Mathilde Zatar , Rio Grande do Sul - disse:
    fbasiliofernandes@gmail.com

    11/10/2012

    Cinco estrelas

    Olá, gostei muito da aula, quero usá-la em uma revisão com os alunos que já trabalharam o assunto com outro professor e ainda apresentam dificuldade. Gostaria de saber como posso baixar o vídeo.


  • IVONETE TEREZINHA TONETE FINGER, Escola Municipal Professor Joaquim Modesto dda Rosa , Paraná - disse:
    ivonet_tonetfinger@yahoo.com.br

    19/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Parabéns.


  • luani, ejjpj , Santa Catarina - disse:
    lu@luani.com.br

    28/06/2011

    Cinco estrelas

    gostei


  • ALEX DE OLIVEIRA CRUZ, EEEF Ildefonso Gomes , Rio Grande do Sul - disse:
    alexcruzaju@hotmail.com

    12/06/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito legal a ideia proposta da aula, mas fiquei confuso em duas questões: a primeira na atividade 1 - problematização corrida no Japão domingo a tarde e passa no Brasil na madrugada de sabado/domingo, e no video do Capitão Tormenta dá uma outra explicação como questionou o Diego Vargas, pois de terça 1h da madrugada no Brasil são 13 de quarta-feira no Japão? perguntou eu tambem, não seria da Terça-feira? Me ajudem por favor.


  • Fernanda, coerdeiro de melgueiro , Amazonas - disse:
    fernanda_pattinson@hotmail.com

    03/06/2011

    Quatro estrelas

    adorei me ajudou bastante!!!!!


  • Raimundo N. Isidoro de Moraes, CENTRO DE ENSINO MEDIO CASTELO BRANCO , Tocantins - disse:
    isidorogeo@gmail.com

    27/08/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito de sua aula sobre fuso


  • mineya cristina lima de oliveira, ADELIA BRASIL FEIJO EEFM PROFA , Ceará - disse:
    mineya_clo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Cristiane, adorei o seu trabalho, pretendo usar com meus alunos, acheimuito bacana os alunos do 5 ano ainda são bem jovens ,eles vão adorar!!! agora gostaria de saber como posso baixar??Pois naum conseguir. abraço!!


  • Diego Armando Vargas Costa, EEEFM Leopoldino Rocha , Espírito Santo - disse:
    diegovargas@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    No slide que apresenta o mapa-mundi e o desenho de um brasileiro dormindo e uma japonesa se alimentando, o texto descreve: "Quando é 1 hora da madrugada de uma terça-feira (- não seria de uma quarta-feira?) no Rio de Janeiro, significa que são 13 horas de quarta-feira em Tóquio. Por que sendo 1 hora de terça no rio e 13 horas de quarta em Tóquio a diferença seria de 36 horas e não de 12 horas.


  • Lucivângela Luz de Sousa, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    luz.lucivangela@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula de fusos horários é muito interessante, gostei bastante da metodologia com o vídeo de charadas, pois assim os alunos prendem mais a atenção facilitando mais a aprendizagem fazendo com que todas as atividades (questionamentos) sejam resolvidos.


  • tereza virginia alves do nascimento, ESCOLAS ERCINA LAPENDA , Pernambuco - disse:
    terezavirginia@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei encontrar essa aula,pois resume muito bem a minha aula de hoje. Parabéns pela aula maravihosa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.