17/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Para realização desta aula as crianças devem estar muito motivadas a explorar as possibilidades de movimentos do corpo.
1º Momento: Conversando sobre dança
O professor deve iniciar esta aula com o diagnóstico dos conhecimentos iniciais das crianças sobre as possibilidades de movimento do corpo, como também conversando sobre quais serão as possibilidades experimentadas a partir da oficina de dança.
Nesse momento o professor também irá realizar alguns questionamentos como:
É importante que o professor deixe claro para as crianças que em cada dança há um conjunto de movimentos que as caracterizam, destacando um ritmo, uma cultura de movimento e uma musicalidade que lhe é própria.
2º Momento: Apreciando diferentes ritmos musicais
O professor deverá assistir junto com as crianças diferentes vídeos nos quais possam ser observados diferentes ritmos em diferentes culturas (vê recursos complementares). Nesse momento também poderá questionar sobre o que as crianças observam como roupas, passos, organização espacial etc.
É importante também que as crianças tenham a possibilidade de experimentar esses ritmos livremente.
3º Momento: Vivenciar estilos de dança
O professor irá distribuir um balão para cada criança encher e, a medida que as crianças enchem os balões também poderão ser trabalhados os conceitos de inspiração e expiração. Quando os balões já estiverem cheios, o professor solicitará que as crianças desloquem o balão pelas partes do corpo designadas por ele, ao ritmo da música.
O professor irá então colocar uma música através da qual as crianças tenham a possibilidade de criar movimentos. Em roda, cada criança, irá criar um movimento que será repetido pelos demais colegas. Após essa vivência coletiva as crianças irão se organizar em duplas para trabalharem com a brincadeira do espelho; seguindo o ritmo da música uma das crianças cria um movimento que será reproduzido no espelho (colega), depois elas trocam de papeis.
O professor poderá ditribuir fitas ou rolinhos de papel crepom para cada criança e colocar uma música com ritmo mais lento. Elas, então, irão girá-los ao longo do seu corpo deslocando-se pelo espaço livremente.
4º Momento: Registro da atividade
Cada criança irá escolher um dos momentos vivenciados e registrá-lo através do desenho e da escrita. Após o registro escrito individual, as crianças sentam em roda e nesse momento cada uma apresenta para o grupo o que registrou, como também comenta as sensações em cada ritmo explorado.
Video de forró:
http://www.youtube.com/watch?v=iPOoPKUQ48c
Dança do pau de fitas:
http://www.youtube.com/watch?v=JKUIm-2cN7o
Dança carimbó.
http://www.youtube.com/watch?v=ArCNY4YMncc&feature=related
Samba:
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/02/2014
Cinco estrelasmuito bom as dicas.... tava precisando,ja fiz varias dinamicas com minhas crianças mais.... estava precisando de outras :)
20/10/2013
Cinco estrelasAula muito interativa e com boa explicação
12/08/2012
Cinco estrelasAdorei as sugestões, gostaria de mais dicas, pra aprimorar as minhas oficinas de dança.
02/05/2011
Cinco estrelasGostaria de saber onde mais encontro sugestões como esta para minhas aulas de dança. Abraços