Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O corpo e suas possibilidades: alongar, correr e relaxar

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber sensações, limites, sinais vitais e integridade do próprio corpo e do outro;
  • Conhecer o alongamento e relaxamento como atividades corporais em que o corpo se movimenta;
  • Destacar as diferenças entre a atividade de alongar, correr e relaxar no que se refere aos esforços que o corpo precisa produzir em cada uma;
  • Vivenciar uma aula de educação física em que inicie com alongamento, siga com duas atividades em que o correr seja o foco e encerre com um relaxamento
Duração das atividades
A atividade será dividida em diferentes momentos com duração de 10 a 15 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que o professor motive as crianças para realização de movimentos variados.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Sensibilização e problematização do tema

O professor deverá iniciar a aula com alguns questionamentos como:

  • como podemos movimentar nosso corpo?
  • O que é alongar o corpo? O que é relaxar o corpo?

À medida que as crianças forem dando suas respostas o professor irá registrando por escrito as ideias iniciais. Em seguida dá algumas orientações em relação as atividades seguintes, como o que irão fazer e ouvir.

2º Momento: Alongamento com música instrumental

O professor irá iniciar a atividade utilizando uma música instrumental para que as crianças relaxem. À medida que a música vai sendo tocada, o professor irá nomear os movimentos a serem realizados durante a atividade para que as crianças reconheçam os segmentos do próprio corpo e explorem as possibilidades de movimento.

3º Momento: Possibilidades de movimento e expressão

O professor poderá, nesse momento, utilizar cartões com as imagens que apresentem posturas corporais diversas e solicitar que  as crianças experimentem algumas possibilidades de movimento e expressão do seu corpo.

4º Momento: Relaxamento com música instrumental

Propor que as crianças relaxem o corpo para o encerramento da atividade de movimento/ação do corpo. Para o relaxamento as crianças deverão ser convidadas a deitar no chão ou sobre colchonetes e o professor vai conduzindo as atividades de respiração (inspiração e espiração) e propondo movimentos suaves com os corpo, a fim de que este fique em repouso e completamente relaxado. Ao término da atividade, o professor solicita que, lentamente, as crianças sentem e propõe uma roda de avaliação da atividade realizada pelas crianças.

Recursos Complementares

AYOUB, Eliana. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte.  Campinas, v. 26, n. 3. p. 143-158, maio 2005.  

 BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília : MEC/SEF, 1998. (volume 3).   

CAPISTRANO, Naire Jane. A Educação Física na Escola Infantil: saberes e fazeres de professores. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.   

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.  (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).

Avaliação

Avaliação da aula com a apresentação e comentário argumentativo do registro destacando o que mais gostou/chamou atenção, o que foi mais fácil e o que foi mais difícil de realizar. Retomar as ideias iniciais das crianças estabelecendo relações entre a vivência e os conceitos

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.