17/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Para vivenciar esta aula é interessante que os alunos já tenham presenciado discussões iniciais sobre contos de fada. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal intitulada "No mundo dos contos de fada: elementos estruturantes dos contos de fada".
ATIVIDADE: Criando uma caixa de história
1° Momento: Escolhendo um texto para ser trabalhado
Com o objetivo de motivar a turma, o professor iniciará a aula realizando a contação oralmente utilizando-se de uma caixa de história como recurso. Após a contação, ele poderá realizar alguns questionamentos como:
Em seguida, o professor irá propor as crianças que elas também produzam uma caixa de história a partir do uso de um texto escolhido por elas. À medida que elas respondem o professor, assumindo o papel de escriba, irá listando os títulos e, em seguida, realiza uma votação entre as crianças. O professor deverá conduzir o trabalho para que as crianças escolham contos de fadas conhecidos, como: Chapeuzinho vermelho, Branca de neve, Cinderela etc.
Chapeuzinho Vermelho, disponível em:
http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html
Branca de neve, disponível em:
Cinderela, disponível em:
http://www.contandohistoria.com/cinderela.htm
2° Momento: Conhecendo várias versões do texto escolhido.
Após a escolha do texto o professor irá pesquisar junto com as crianças, em uma biblioteca ou sites, as diferentes versões do texto escolhido. O professor irá então narrá-los para que as crianças percebam as semelhanças e diferenças entre eles. Também é importate que o professor chame a atenção das crianças para a ilustração do texto.
3° Momento: Escolhendo materias e montando a caixa de história
Quando as crianças já estiverem familiarizadas com o texto, o professor irá então propor a confecção da caixa de história. Nesse momento é importante que sejam disponibilizados diferentes tipos de materiais como papeis variados, coleções, tesoura sem ponta, fitas, retalhos, cola, palitos etc, para que as crianças produzam os elementos que irão compor essa caixa. O grupo poderá tomar como referência, os modelos de caixas de histórias que sugerimos abaixo.
http://3.bp.blogspot.com/_6g3wARb5cdA/Ry4fJXtRh4I/AAAAAAAAAEA/eB6KQCo9aWA/s1600-h/DSC00152.JPG
4° Momento: A contação de histórias
Com a caixa já montada com personagens e diferentes elementos do cenário, o professor irá trabalhar a oralidade das crianças incentivando-as a realizarem a contação da história umas para as outras. Depois, a turma pode ensinar a confecção da caixa de história para uma outra turma da escola, ensinando passo passo como confeccioná-la e depois podem trocar as caixas para que ambas as turmas tenham acesso a pelo menos duas caixas de histórias.
Com esta aula é possível avaliar:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2015
Três estrelasAtravés da invenção de histórias e criação de materiais para que ela aconteça, trabalhado na criança sua capacidade de criatividade, imaginação, de criar historias e oralidade na hora da apresentação. Também ajuda na coordenação motora fina, através de recortes de papéis diversos materiais. Desperta na criança um sentimento de solidariedade, ao ajudar o colega tanto na confecção dos materiais como na hora de apresentar. Ótimo, porém algumas crianças podem ficar tímidas com essa atividade.
25/07/2011
Cinco estrelasAdorei essa aula, pois mostra um jeito diferente de contar historinhas para os pequenos. E o que a torna ainda mais interessante é o envolvimento dos alunos na contação e confecção da caixa de histórias. Isso faz com que eles se envolvam e participem mais da aula. Pois sabemos o quanto difícil fazer eles prestarem atenção quando só lemos.