07/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Para que esta aula faça mais sentido para as crianças é interessante que elas estejam estudando os contos de fadas.
1° Momento: Proporcionando o contato com diferentes livros.
O professor deverá iniciar a aula incentivando a prática de leitura pelas crianças mesmo sem que elas consigam ler convencionalmente, neste momento, encorajando-as a fazer leituras de imagens e trocas de idéias entres os colegas.
Fonte: Arquivo pessoal
Para a realização dessa atividade é importante que o professor selecione anteriormente os livros que serão utilizados nesse momento.
2º Momento: Conhecendo histórias
O professor deverá possibilitar as crianças o conhecimento de algumas histórias que constituem o repertório dos contos de fadas a partir de leituras de diversos livros e variadas fontes como caixas de história, CDs, fantoches, etc. Durante esse momento, o professor, poderá incentivar a discussão do grupo questionando:
É importante que o professor retome com as crianças quais são as estruturas básicas dos contos de fada como: o tempo indefinido (normalmente marcado pela expressão Era uma vez...), presença de elementos mágicos, personagens protagonistas e antagonistas, cenários geralmente fantásticos, etc.
3º Momento: Assistindo filmes relacionados aos contos de fada.
Assistir vídeos que contem histórias do universo dos contos de fadas procurando identificar os elementos presentes nesses tipos de textos.
4º Momento: Incentivando a contação de histórias mesmo quando as crianças ainda não leem convencionalmente.
Ao final da atividade é importante que o professor possibilite as crianças a contação de histórias.
Fonte: Arquivo pessoal
Filmes sugeridos:
O mágico de Oz.
Alice no país das maravilhas
A bela adormecida
Com esta aula é possível avaliar se as crianças:
- reconhecem as estruturas básicas dos contos de fada;
- realizaram a leitura dos contos através da leitura de imagens;
- desenvolveram a linguagem oral através da contação de um conto de fadas;
- identificou a estrutura da narrativa (início, meio e fim).
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/05/2014
Cinco estrelasa aula é ótima, e bem objetiva, dinâmica e lúdica. aborda tema com clareza facilitando a aprendizagem dos alunos. parabéns!
25/07/2013
Cinco estrelasAcredito que os contos de fadas podem trabalham bastante com o ludico e a imaginaçao da crianca, fazendo criar. Passando para eles, valores cultas e novas informaçoes sobre a realidade.
12/07/2012
Cinco estrelasAmei, seu plano de aula,serviu para mim como um alircerce para meu trabalho na faculdade.
08/07/2012
Cinco estrelasmuito bom
19/06/2011
Cinco estrelasParabens pelo marsvilhoso trabalho e principalmente por compartilhar o seu saber,o qual engrandecera a arte de educar.Um forte abraço
30/04/2011
Cinco estrelasMuito bom o plano de aula vou tentar fazer um semelhante!