Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A magia dos contos de fada

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns contos de fadas clássicos (a bela e a fera, cinderela, o patinho feio, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos) e familiarizar-se com a linguagem desse tipo de texto;
  • Compreender a leitura e a escrita como prática social;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros.
Duração das atividades
A atividade será dividida em quatro momentos com duração de 10 a 15 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula faça mais sentido para as crianças é interessante que elas estejam estudando os contos de fadas.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Proporcionando o contato com diferentes livros.

O professor deverá iniciar a aula incentivando a prática de leitura pelas crianças mesmo sem que elas consigam ler convencionalmente, neste momento, encorajando-as a fazer leituras de imagens e trocas de idéias entres os colegas.

Fonte: Arquivo pessoal

Para a realização dessa atividade é importante que o professor selecione anteriormente os livros que serão utilizados nesse momento.

2º Momento: Conhecendo histórias

O professor deverá possibilitar as crianças o conhecimento de algumas histórias que constituem o repertório dos contos de fadas a partir de leituras de diversos livros e variadas fontes como caixas de história, CDs, fantoches, etc. Durante esse momento, o professor, poderá incentivar a discussão do grupo questionando:

  • Quais as características comuns observadas nas histórias?
  • Todas as histórias apresentam as estruturas básicas dos contos de fada?

É importante que o professor retome com as crianças quais são as estruturas básicas dos contos de fada como: o tempo indefinido (normalmente marcado pela expressão Era uma vez...), presença de elementos mágicos, personagens protagonistas e antagonistas, cenários geralmente fantásticos, etc.

3º Momento: Assistindo filmes relacionados aos contos de fada. 

Assistir vídeos que contem histórias do universo dos contos de fadas procurando identificar os elementos presentes nesses tipos de textos.

4º Momento: Incentivando a contação de histórias mesmo quando as crianças ainda não leem convencionalmente. 

Ao final da atividade é importante que o professor possibilite as crianças a contação de histórias.

Fonte: Arquivo pessoal

Recursos Complementares

Filmes sugeridos:

O mágico de Oz.

Alice no país das maravilhas

A bela adormecida

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças:

- reconhecem as estruturas básicas dos contos de fada;

- realizaram a leitura dos contos através da leitura de imagens;

- desenvolveram a linguagem oral através da contação de um conto de fadas;

- identificou a estrutura da narrativa (início, meio e fim).  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Amanda Freire Brito Pereira, centro universitário unicarioca , Rio de Janeiro - disse:
    amanda-21brito@hotmail.com

    07/05/2014

    Cinco estrelas

    a aula é ótima, e bem objetiva, dinâmica e lúdica. aborda tema com clareza facilitando a aprendizagem dos alunos. parabéns!


  • Jésica Aline Cavalheiro, Celer Faculdades , Santa Catarina - disse:
    jeacavalheiro@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Acredito que os contos de fadas podem trabalham bastante com o ludico e a imaginaçao da crianca, fazendo criar. Passando para eles, valores cultas e novas informaçoes sobre a realidade.


  • Luciana, Unit , Sergipe - disse:
    Lucilinda0202@hotmail.com

    12/07/2012

    Cinco estrelas

    Amei, seu plano de aula,serviu para mim como um alircerce para meu trabalho na faculdade.


  • gabi , popeye , Bahia - disse:
    gabioliveirafsa@hotmail.com

    08/07/2012

    Cinco estrelas

    muito bom


  • luciana emilia cavalcante chacon, creche maria apararecida ferreira e Antonio Inacio da Rocha , Rio Grande do Norte - disse:
    emilia.arez@hotmail.com

    19/06/2011

    Cinco estrelas

    Parabens pelo marsvilhoso trabalho e principalmente por compartilhar o seu saber,o qual engrandecera a arte de educar.Um forte abraço


  • daniely, Academica de Padagogia , Paraná - disse:
    daniicordeiro@hotmail.com

    30/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom o plano de aula vou tentar fazer um semelhante!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.