18/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
§ Conceituar o flamenco
§ Conhecer algumas características do país
§ Identificar o contexto do surgimento do flamenco
- A Espanha como um país da Europa
- O flamenco enquanto linguagem e expressão artística.
1º MOMENTO:
Mobilize os alunos para a temática da aula, por meio da exibição do vídeo Flamenco Dance - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xqxJMCQxb_Q>, com acesso em: 20 de julho de 2010.
Em seguida, comente as imagens com os alunos, fazendo alguns questionamentos:
a) Como se chama esse tipo de dança/música?
b) O que vocês sabem sobre ela?
c) Onde surgiu?
d) Onde é dançada?
e) Como é dançada?
f) Por quem é dançada?
g) Que instrumentos são utilizados?
2º MOMENTO:
Os alunos serão divididos em grupos, com quatro ou cinco componentes, para que pesquisem aspectos da cultura espanhola e do flamenco. Para isso, devem recorrer a jornais, revistas, vídeos e Internet, no intuito de coletar informações para a montagem de painéis integrados.
Os grupos devem buscar responder, de forma aprofundada, as questões sugeridas acima, bem como outros aspectos da cultura espanhola, como por exemplo: gastronomia, cidades onde se dança o flamenco, etc. A escolha do aspecto que será abordado por cada grupo poderá ser definido via votação no grande grupo ou mesmo em conversa nos grupos.
3º MOMENTO:
O quadro negro ou lousa será dividido ao meio: de um lado, o professor escreverá o nome España e do outro Flamenco. Cada grupo, a medida que for apresentando a sua parte, colará as tarjetas com as informações referentes ao tópico abordado. Para isso, o professor deverá providenciar, antecipadamente, tarjetas de cartolina, com mais ou menos 4 dedos de largura, e pincel atômico, que serão entregues nos grupos, durante a pesquisa.
4º MOMENTO:
Terminadas as apresentações, os alunos poderão rever o vídeo do 1º momento e experimentar dançar flamenco. Pode-se também convidar um(a) professor(a) de dança para ensinar os passos e, se possível, dançar ao vivo para os alunos assistirem ou mesmo um violonista, que saiba tocar flamenco.
Para a instrumentalização do professor:
O professor retomará as ideias iniciais que os alunos apresentaram no 1º momento, comparando-as com as informações aprendidas por meio do painel integrado e do vídeo.
Se desejar, poderá solicitar a construção de textos sínteses, individual ou coletivo, a partir dessa discussão.
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