14/10/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Objetivos:
Conceituar Rotação;
Identificar os elementos da Rotação;
Desenhar e transformar figuras através da Rotação.
Figuras semelhantes.
Professor, sugere-se orientar os alunos com noções básicas da Transformação Pontual: Rotação.
Rotação
Apresente a imagem de um polígono e um ponto.
E oriente-os que por este ponto a figura vai girar sobre um ângulo 45°.
Pergunte aos alunos o que observaram.
Deverão observar que a figura mantém a mesma forma e apresenta-se com deslocamento devido ao ângulo estabelecido.
Para que ocorra a rotação de uma figura, é necessário uma figura e um ângulo de rotação constante.
Atividade 01
Proponha para a turma representarem as rotações das figuras com ângulos diferenciados.
Atividade 02:
Professor, solicite que a turma, crie um desenho de um símbolo, para as comemorações do aniversário do colégio, usando a construção gráfica da transformação pontual rotação.
Peça que caprichem, pois haverá uma eleição para determinar os melhores trabalhos.
Atividade 03:
Os alunos deverão determinar os ângulos das figuras nas rotações apresentadas:
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam conceituar rotação?
Os alunos identificaram os elementos da rotação?
Os alunos souberam desenhar e transformar figuras através da rotação?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!