18/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
§ Conceituar a tourada
§ Entender as regras do esporte
§ Ampliar o conhecimento sobre a Espanha
§ Identificar o contexto do surgimento da tourada
§ Comparar a tourada com a vaquejada e o rodeio
- Esportes espanhóis
- Esportes com animais
- A Espanha enquanto país pertencente à Europa
- A vaquejada
- O rodeio
1º MOMENTO:
A partir da mostra de imagens de tourada, como as sugeridas abaixo, o professor iniciará a aula, gerando alguns questionamentos:
a) O que vocês conseguem perceber nessas imagens?
b) Onde é praticado?
c) Que países têm essa prática?
d) A tourada pode ser considerada um esporte? Por quê?
c) Quais as suas regras?
d) O que vocês acham da roupa usada? Por quê?
2º MOMENTO:
Divididos em pequenos grupos, os alunos aprofundarão os conhecimentos sobre a cultura espanhola, especificamente sobre a tourada, por meio de uma pesquisa em livros, revistas e Internet. O professor utilizará as questões anteriores como guia, acrescentando outras curiosidades levantadas pelos alunos. Cada grupo será responsável por responder uma, no encontro seguinte.
3º MOMENTO:
Após a pesquisa, os grupos apresentarão para a turma os seus achados. Enquanto assistem as apresentações dos colegas, os alunos deverão tomar notas, no caderno, das informações que acharem mais relevantes.
Em seguida, cada grupo se reunirá e produzirá um texto coletivo de todas as apresentações.
4º MOMENTO:
Os alunos serão direcionados, no terceiro encontro, ao laboratório de informática da escola, onde farão uma pesquisa de vídeos com touradas, vaquejadas e rodeios. Cada grupo elegerá um exemplar de cada modalidade para assistir, analisar e apresentar no grande grupo, fazendo a comparação e a diferenciação entre os esportes.
Os alunos lerão seus textos coletivos, relacionando-os com os vídeos exibidos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!