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RELAÇÕES ENTRE ARCOS E ÂNGULOS E SUAS APLICAÇÕES

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
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RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer um arco capaz de um segmento dado.

Construir arcos capazes aplicando as propriedades dos ângulos e arcos de ma circunferência.

Resolver problemas gráficos envolvendo arcos e ângulos.  

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relações entre arcos e ângulos de uma circunferência

Estratégias e recursos da aula

Professor, como motivação, inicie a aula com o seguinte texto e imagem retirados do site http://sat.grupoatribuna.com.br/tvdigital/conteudo.asp?IDdepartamento=4:

"Para que não sejam percebidas as imperfeições da imagem SD, recomenda-se que a distância entre o telespectador e a TV seja de pelo menos 7 vezes a altura da TV, o que permite um ângulo de visão de apenas 10º. Na imagem HD, essa distância é de três vezes a altura da TV, permitindo um ângulo de visão de 30º e proporcionando maior envolvimento do telespectador com a imagem."  

Questione sobre a possibilidade de mudarmos as poltronas de lugar e mantermos o mesmo ângulo de visão.

Faça relação com o lugar geométrico dos pontos do plano que enxergam um segmento de reta sob um ângulo de medida constante - Arco capaz.

Desenhe no quadro a representação gráfica.

Faça uma revisão de ângulo inscrito, central e de segmento para estabelecer quais as propriedades que envolvem a construção de um arco capaz.

http://www.colegioweb.com.br/matematica/Angulos-na-circunferenciam208.htm 

Atividade 1

Construa no quadro, passo a passo os arcos capazes de um ângulo agudo, de um ângulo obtuso e de um ângulo reto. Os alunos devem fazer roteiros de construção, justificando cada um deles com as propriedades envolvidas.

Você encontra um material complementar em: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm 

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/z20840.png 

Atividade 2

Volte com o problema do ângulo de visão da TV e peça que façam a representação gráfica das posições que as poltronas podem ocupar para manterem o mesmo ângulo de visão.

Atividade 3

Proponha a resolução gráfica do seguinte problema:

Obtenha a posição de um barco que avista 3 faróis, representados pelos pontos M, N e R. O ângulo de visão entre os faróis M e N é de 45 graus e o entre os faróis N e R é de 60 graus.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a aula e os alunos por exercícios de construção e pelas atividades, observando os seguintes aspectos:

 • Elaboração de estratégias para a resolução de um problema;

• Resolução gráfica.

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