14/10/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Circunferência
Professor, inicie a aula definindo polígono regular inscrito na circunferência e a partir daí, polígono estrelado. Mostre alguma imagens.
Comece as construções dos polígonos fazendo alguns questionamentos:
Resp:
Com o auxílio dos instrumentos de Desenho Geométrico para quadro, inscreva um quadrado em uma circunferência e, a partir do quadrado, um octógono regular. Para isso, divida o ângulo raso em duas partes iquais (obtendo o quadrado) e depois cada ângulo reto em duas partes iguais (obtendo o octógono).
No site http://ensinarevt.com/conteudos/geometria/const_geometric/powerpoint/cdiv8.pps você encontra vários traçados de inscrição de polígonos regulares.
Atividade 1
Inserir um pentágono, pelo ângulo central, em uma circunferência de raio igual a 5 cm.
Atividade 2
No laboratório de informática, peça que os alunos acessem o site http://e-profe.net/blogueartes/wp-content/uploads/2009/02/poligonos_estrelados.sw e após explorarem o programa, construindo alguns polígonos estrelados, escolham um deles para ser construído, em sala de aula, com régua e compasso.
http://1.bp.blogspot.com/_HZuEKVNno6Q/SkOmyPgP5uI/AAAAAAAAAPQ/pxd5SYCpd6I/s320/Nova+imagem+(11).png
Atividade 3
Utilizando um pedaço de madeira quadrada, linha e pequenos pregos, construir um polígono estrelado.
Como fazer:
http://blog.educacional.com.br/carlosmath/mostra-cultural/mostra-cultural-de-2007/
Apostila de Desenho Geométrico:
http://www.scribd.com/doc/271620/apostila-de-desenho-geometrico
Avalie a aula e os alunos pelas atividades e pelas respostas dadas aos questionamentos, observando os seguintes aspectos:
Estratégias utilizadas para a resolução de um problema, deduzindo e aplicando procedimentos para construção de polígonos inscritos e estrelados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!