28/07/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus elementos e segmentos;
- realizar atividades motoras como: saltar com dois pés, rolar, equilibrar, rastejar;
- vivenciar a prática de circuitos motores para descoberta de potencialidades do corpo.
Para realização desta aula a professora deve mobilizar as crianças para que se sintam incentivadas a movimentar seus corpos.
1º Momento: Vivenciando movimentos realizados por animais
O professor iniciará a aula com uma música instrumental para que as crianças realizem um alongamento no qual será dado destaque aos segmentos (partes) do corpo. Em seguida, irá trabalhar as potencialidades do corpo a partir da sugestão de movimentos realizados pelos animais como: arrastar-se como uma cobra, pular como um canguru, saltar como um cavalo, correr como coelho etc. À medida que o professor diz o nome do animal, as crianças realizam seus movimentos.
2º Momento: Construindo uma história
Após as crianças vivenciarem alguns movimentos, o professor, na roda, irá conversar sobre o que é um circuito motor e como ele poderá ser realizado. Nesse momento o professor apresenta alguns elementos que deverão/poderão ser utilizados durante a atividade e, em seguida deve solicitar que as crianças construam uma história que norteará um circuito. É interessante que sejam atribuídos sentidos a esses objetos no decorrer da história, como por exemplo: a corda poderá representar uma ponte que fica sobre um rio cheio de crocodilos; bambolês representando pedras que deverão ser puladas enquanto se atravessa um rio; passar por dentro de mesas como se estas fossem cavernas; rolar sobre um colchonete que poderá representar uma grama/pântano).
Nesse momento o professor assume o papel de escriba para registrar a história narrada pelas crianças.
Fonte: Arquivo pessoal
3º Momento: Construindo um circuito motor
Em seguida, o professor irá organizar, junto com as crianças, o circuito motor de acordo com a história que foi escrita. Poderão ser utilizados diferentes materiais como: cordas, bancos, caixas, pneus, bambolês, mesas, colchonetes etc. As crianças irão, nesse circuito, explorar o espaço de diferentes maneiras: equilibrando-se, pulando, subindo, descendo, agachando-se, arrastando-se, passando por cima, por baixo, rolando etc.
4º Momento: Registro do circuito
O professor solicita que as crianças registrem por meio do desenho o circuito realizado por elas. Nesta atividade a professora deve observar se as crianças conseguem transferir para o desenho, os movimentos desenvolvidos durante o circuito.
Com esta aula é possível avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!