14/09/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Expressão oral e corporal.
Leitura da poesia Ou isto ou aquilo ( Cecília Meireles)
1º momento - Professor faça um Jogral com a turma, é uma estratégia interessante para despertar o interesse por poesia. Para isso você precisa formar 2 grupos na turma, um ler o primeiro verso e o outro ler o segundo.
1 Ou se tem chuva e não se tem sol |
2 ou se tem sol e não se tem chuva! |
3 Ou se calça a luva e não se põe o anel, |
4 ou se põe o anel e não se calça a l |
5 Quem sobe nos ares não fica no chão, |
6 quem fica no chão não sobe nos ares |
7 É uma grande pena que não se possa estar |
8 ao mesmo tempo nos dois lugares! |
9 Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, |
10 ou compro o doce e gasto o dinheiro. |
11 Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo... |
12 e vivo escolhendo o dia inteiro! |
13 Não sei se brinque, não sei se estudo, |
14 se saio correndo ou fico tranqüilo. |
15 Mas não consegui entender ainda |
16 qual é melhor: se é isto ou aquilo. |
ATIVIDADE 2- interpretação do poema
Professor realize um trabalho de interpretação do texto fazendo a seguinte problematização:
- Quem é Cecília Meireles?
- Alguém conhece esta autora e seus poemas?
-Do que trata a poesia?
-Tem rimas? vamos localizar as rimas!
Ao final das falas dos alunos, o professor pode sintetizar este momento, lendo a biografia da escritora. Em seguida procura localizar as rimas e estrofes com a turma. Ainda pode mostrar a foto de Cecilia Meireles.
ATIVIDADE 3- DRAMATIZAÇÃO
É um momento voltado para a dramatização, trabalhando a linguagem corporal. Pedir que todos fiquem em pé, de preferência em círculo. Lê pausadamente o texto poético. Em seguida solicita aos alunos que com o corpo representem as idéias da autora: que som faz este objeto? que movimento representa este ser? que expressão facial representa esta idéia? Pedir que a turma imite, represente os movimentos, sons dos seres presentes no texto.
O professor avaliará os seguintes aspectos:
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/11/2011
Cinco estrelasEXCELENTE ATIVIDADES IREI REALIZAR COM OS MEUS ALUNOS.
22/09/2010
Duas estrelasAlguns dados não ficaram claros. Exdmplo: a série, o tempo adequado, etc.
17/09/2010
Cinco estrelasGostei muito da dinâmica do trabalho em grupo e atividade de memorização